sexta-feira, 7 de julho de 2017

ARTES | Araguaí Garcia volta à cena com obra de arte tridimensional em instalação inédita, no Iguatemi

A obra ‘Zuzulândia’, em formato diorama, apresenta uma mini-cidade em 3D muito realista, com cenas cotidianas da cidade e do campo;
A exposição permanece em cartaz até 23 de julho, no Iguatemi Rio Preto/SP. 
Araguaí Garcia busca inspiração fazendo arte pelo mundo: em recente visita à Espanha, um registro da torre La Giralda, em Sevilha. (Foto|Reprodução/Facebook)
Por Clóvis Assi
Da Redação
Atores & Mídias

Depois de quase dois anos sem expor em São José do Rio Preto/SP, Araguaí Garcia, o renomado artista plástico da cidade de Rio Claro, radicado em Rio Preto, apresenta uma nova vertente de sua arte, a de colecionador de miniaturas, e promove, de 5 a 23 de julho, uma exposição inédita, no Shopping Center Iguatemi Rio Preto, denominada Zuzulândia.
(Foto/Divulgação) 
Desde muito jovem, Araguai começou a colecionar miniaturas em escala G, com objetos em proporção de 1:20 a 1:25. Há pouco mais de um ano, o artista tem dedicado, parte do seu tempo, a organizar em módulos os milhares objetos da sua coleção, criando assim diversos ambientes ou dioramas*. Surgia assim, o que hoje se tornou a exposição ‘Zuzulândia’.
Diorama é um modo de apresentação artística tridimensional, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição
A mostra apresenta, literalmente, uma pequenina cidade, que toma espaço em 70 metros quadrados. ‘Zuzulândia’, como é denominada, tem cerca de 300 “habitantes” em miniaturas, quase 90 carros, duas igrejas, três postos de gasolinas, duas escolas, um cinema, um hotel, túneis, outdoors, uma área rural, com plantações e animais da fazenda, entre outros itens, que trazem à cena as peculiaridades de vida na cidade e no campo.

O nome da exposição e da cidade, em alusão ao seu animal de estimação, a poodle Zuzu, de 15 anos de idade, revela também a grande paixão do artista, além da arte, que é o mundo pet.

“Este projeto nasceu, principalmente, do amor aos pets, da minha paixão por automóveis antigos e pelas pessoas. Juntando tudo, criei este mundo muito particular, atemporal e arrebatador", conceitua Araguaí.
(Foto/Divulgação)
Com cenas do cotidiano e da rotina de uma cidade, que visa chamar atenção das pessoas para suas próprias ações, valorizar o ser humano e defender os animais, retratando a interação entre eles”, explica o artista.

Leia logo abaixo | “A arte de Araguaí Garcia: de Rio Claro a New York”


Em Rio Preto, sua última exposição foi Splash, realizada em setembro de 2014, no mesmo Iguatemi. As obras eram recortes feitos de fibra, em vários tamanhos e formatos, que receberam textura e pintura trabalhadas com diferentes materiais.

Dessa exposição, a obra mais simbólica é uma escultura em aço, composta de seis recortes, com cinco metros de altura, instalada em frente ao Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

>>SERVIÇO
Exposição | Artes Plásticas
‘Zuzulândia’, Por Araguaí Garcia

>Data: de 5 a 23 de julho,
Dom. a sex. das 14h às 20h;
Sáb, das 14h às 22h.
>Local: Iguatemi Rio Preto–Piso Superior
Visitação gratuita

MAIS
www.iguatemiriopreto.com.br 

(Foto/Arte|Reprodução/lnternet)
A arte de Araguaí Garcia: de Rio Claro a New York 

O artista plástico Araguaí Garcia nasceu em Rio Claro/SP, em 1957. Desde os cinco anos de idade estudou em vários ateliers de artistas, onde teve seus primeiros contatos com as artes plásticas de estilo acadêmico.

Estudou arquitetura e urbanismo na UMC até o 3º ano. Então decidiu-se pelas artes e iniciou seus primeiros voos pela arte abstrata. Por dois anos dedicou-se aos estudos de alquimia e metafísica e trabalhou em São Paulo como vitrinista.

Formou-se em Educação Artística com licenciatura plena em Artes Plásticas na FAFICLE. Graduou-se em Pedagogia e fez pós graduação em psicopedagogia. Foi arte-educador no SESI e Projeto Cidadão. Este ultimo com crianças carentes.

Desenvolveu trabalhos cenográficos e gráficos para teatro em Rio Preto/SP. Por três anos consecutivos criou e executou todo o carnaval de Analandia/SP.

Cursou ‘Procedência e Propriedade’ no atelier Charles Watson - RJ; Historia da Arte e Arte Islâmica – Metropolitan Musium, New York, no projeto NY 99. 

Incluem-se aulas com Irvin Sandler no Whitney Musium, palestras nos Guggenheim Musium e MOMA, e exposições em galerias de New York.

Fonte:
www.araguai.art.br/