domingo, 23 de julho de 2017

SÉRIE | ’Além de Alice’ é a websérie que você precisa assistir

Em meio aos conteúdos de vídeos na internet um formato vem se destacando cada vez mais: são as webséries. ‘Além de Alice’, a mais recente produção brasileira, que  acaba de ser lançada no YouTube, já cativou milhares de web-espectadores e já tem até fã-clube na Rede.

A websérie 'Além de Alice' trata da história de Alice Goulard (Melissa Jack) e Luíza Velasques (Marcela Casolari), duas jovens cariocas que se conhecem na praia por meio de um amigo em comum. (Foto/Thaiane Soares)

por Clóvis Assis  
 >Atores & Mídias

Em tempos de plataformas digitais – como o YouTube e a Netflix –, é difícil encontrar alguém que não assista a nenhuma série sequer nos dias de hoje. O ato de ver episódio atrás de episódio, comentar o que aconteceu e esperar uma semana para saber o que ainda vai acontecer já virou hábito de milhões de pessoas em todo o mundo.

Em meio aos bilhões de conteúdos na internet um formato de vídeo vem se destacando cada vez mais: são as webséries. Com inúmeros espectadores interativos e fiéis, as produções brasileiras ganham força no YouTube, vêm se popularizando e são a coqueluche do momento entre os internautas.

A mais recente aposta brasileira acaba de ser lançada no YouTube. É a websérie Além de Alice (Linha Produções/2017), cuja primeira temporada estreou na terça-feira (11/07) e já é considerada entre os internautas a grande novidade deste semestre na plataforma.

Logo no primeiro episódio a série cativou o publico, dando indícios de que poderá ser um fenômeno, e que prenderá a curiosidade dos espectadores pelas próximas semanas, até o dia 29 de agosto, quando vai ao ar o último capítulo.

(Foto/Reprodução)
A primeira temporada de Além de Alice é seriada em 08 episódios, com duração de 07 a 15 minutos cada. Os capítulos são lançados no Youtube toda terça-feira ás 19h, e aos domingos são exibidos os teasers de chamadas do próximo episódio. Também são exibidos vídeos extras com curiosidades e making-of com cenas dos bastidores. 

A série trata da história de Alice Goulard (interpretada pela atriz Melissa Jack) e Luíza Velasques (Marcela Casolari), duas jovens cariocas que se conhecem na praia por meio de um amigo em comum. A partir desse encontro elas tendem a viver uma história de amor, porém encontrarão muitos obstáculos pelo caminho, que poderão impedi-las de serem felizes.

Paixão avassaladora, amor, desejo, sexo, traição e o valor da amizade são alguns dos elementos que vão provocar encontros e desencontros, numa trama instigante e envolvente, permeada por segredos e mistérios, com cenas verossímeis vividas por jovens atores, com idade entre 19 e 26 anos.
(Foto/Linha Produções)
Escrita pela cineasta carioca Thaiane Soares, Além de Alice é direcionada ao publico jovem com idade a partir de 16 anos. A história é ambientada no Rio de Janeiro em meio ao cotidiano dos moradores. 

Tendo como pano de fundo alguns cartões postais do Centro Histórico da cidade, a ação se desenrola a partir da relação homoafetiva das protagonistas, desencadeando conflitos emocionais que espelham a realidade de muitos adolescentes.

Os medos, a insegurança, a rejeição, os anseios, os sonhos, o romantismo, a indiferença social e a necessidade de sentirem-se aceitos num mundo repleto de preconceitos e rótulos, são os argumentos da vida real, valorizados na trama. Segundo Thaiane Soares, que também assina a direção da obra, são um emaranhado de dúvidas e incertezas que refletem os mesmos questionamentos dos jovens da geração de hoje.

“Tento passar com a websérie a diferença das realidades culturais que vivemos, que o sistema cultural está sempre em mudança e que é importante entender esta dinâmica para atenuar o choque entre gerações, e assim tentar evitar comportamentos preconceituosos. Até por que nenhum indivíduo participa de todos os aspectos de uma cultura", ressalta Thaiane.

(Foto/Linha Produções)
Na série, a autora aborda temas delicados de forma sutil, como por exemplo, o relacionamento abusivo entre o casal homoafetivo. "Tem muitas pessoas que acham que não existe, porém nessa primeira temporada é abordado de uma forma mais sutil", expõe ela, afirmando que não pretende levantar nenhuma bandeira, mas sim mostrar que não existe distinção entre relações hétero ou homossexuais. 

"Todos somos seres humanos, e muitas vezes sofremos pelas mesmas coisas e passamos por situações muito parecidas", explica. "O juízo de valores morais e culturais depende do olhar, através de qual lente cada indivíduo vê o mundo". 

Para segurar o interesse do espectador Thaiane não se ateve a nenhum segredo. "O que eu faço é balancear o episódio em pontos fortes e fracos. Finais impactantes instigam o espectador ao decorrer do episódio inteiro", revela a roteirista.

Para acompanhar a websérie Além de Alice basta entrar na plataforma do YouTube e acessar o canal Linha Produções (clique aqui). Os primeiros episódios já exibidos estão disponíveis, para quem quiser rever ou para quem começar a acompanhar a série a partir de hoje. 

E para não perder nenhum vídeo dos próximos episódios basta se inscrever no canal Linha Produções e clicar no sininho, que será avisado quando um novo capítulo já está no ar. A inscrição é gratuita.

O internauta também pode curtir, compartilhar nas redes sociais e interagir tanto com os colegas espectadores, quanto com os atores e equipe de produção, por meio dos comentários. (Confira a grade com datas da exibição dos episódios ao final da matéria).

(Foto/Reprodução)
Internautas demonstram entusiasmo e comentam sobre a websérie

Além de Alice, lançada há apenas duas semanas no YouTube, cativou centenas de web-espectadores, já tem grupos de seguidores no WhatsApp e até fã-clube na Rede. E é neste público de jovens internautas – que predominam nas redes sociais –, que Thaiane Soares aposta no sucesso da série.

"O YouTube apresenta um potencial enorme de exposição e de feedback dos espectadores. Optei fazer uma websérie, porque na questão de divulgação e visibilidade é mais viável para uma produção independente", ressalta.

A produção de webséries para o YouTube tende a aumentar, já que o público tem se tornado cada vez mais fiel. 

Para Bruna Lírio, assessora de mídias sociais da Linha Produções, se algo é forte e interessante o suficiente, pode ser rapidamente difundido pelas redes sociais e atingir grande visibilidade, viabilizando desdobramentos ou novos trabalhos para realizadores. "É um ótimo meio para distribuir obras de ficção", afirma ela.

Na próxima terça-feira (25/07/2017) vai ao ar o terceiro episódio da websérie Além de Alice –Revelações -, com aproximadamente 7 minutos de duração. Os dois primeiros capítulos exibidos (dias 11 e 18 de julho) já somam, junto aos teasers e aos making of’s, mais de quinze mil visualizações.  

Um número bastante expressivo, considerando ser este o primeiro projeto da Linha Produções, que acaba de chegar com toda a garra ao mercado de webséries. [Confira no gráfico  acima, a estatística do Canal, número de seguidores e visualizações,  atualizada  em 17/4/2018].
(Foto/Reprodução)
Os seguidores da série esperam ansiosos pela próxima terça-feira, pelas primeiras revelações e reviravoltas da trama.
“Tinha que acabar assim com gostinho de quero mais?”, comentou uma espectadora.
“Ai meu coração!”, suspirou outra.
“Muito legal esse final pelo amor...Posta o próximo! ”, escreveu mais uma internauta entusiasmada.
“Quero o próximo episódio pra ONTEM!”, implorou outra.

E não faltaram elogios à trama:
“Ai gente, tá incrível. Mais por favor, amei, amei”, declarou a seguidora.
“A vida sempre nos surpreende, que rumo Alice irá escolher?!”, interrogou mais uma.
“Muito F**! Descobri agora e já virei fã! ”, confessou outro.
“Eu queria que tivesse 2 horas de duração! Realmente gostei muito”, disse outra.
“Elenco maravilhoso! Amei o primeiro episódio”, entusiasmou-se mais uma fã.
(Foto/Reprodução)
A série cativou tanto o público que já até ganhou grupo de fãs nas mídias sociais: "Oi galera! Você que gostou do primeiro episódio Além de Alice, fiz um grupo no WhatsApp para interagirmos e ficar sabendo de tudo que está por vir nos próximos episódios", convocou uma das seguidoras, divulgando o link do grupo nos comentários do YouTube.

Para acompanhar a websérie Além de Alice basta entrar na plataforma do YouTube e acessar o canal Linha Produções (clique aqui). "E, ao assisti-la, você contribui para que nossa cultura cinematográfica se expanda cada vez mais", comemora Thaiane Soares.

.LINHA PRODUÇÕES

O diferencial da websérie Além de Alice é que, além de ser sobre um romance entre duas garotas, é também uma produção nacional totalmente idealizada por mulheres, com realização da Linha Produções em parceria com jovens profissionais, atores e técnicos audiovisual, que abraçaram o projeto e não mediram esforços para a realização da obra.

"É uma produção independente feita sem recursos financeiros de nenhuma das leis culturais de incentivos fiscais do Governo", conta Thaiane Soares. Contudo, a cineasta não se vitimiza por falta de incentivos do Estado, pois para ela, realizar esta obra não foi questão de optar em ser ou fazer uma produção independente.

"É pela vontade de criar, mostrar seu ponto de vista ao mundo, entreter as pessoas, ser visto... E quando se tem garra e força de vontade, não seria a falta de dinheiro que impediria que isso acontecesse", esclarece ela, que se inspirou em produções independentes como a websérie Red. "Assim como eles conseguiram produzir sem dinheiro, eu consegui, todos conseguem", afirma ela otimista.

Linha Produções é uma produtora independente que surgiu com a ideia de formar uma equipe de produção coletiva. "Atualmente é formada por três mulheres, e conta com a colaboração de amigos do mercado de audiovisual, conta Thaiane, diretora geral da produtora, que comanda em sociedade com as microempreendedoras Anna Diniz e Maria Clara Rolim.

Equipe durante as gravações (Foto/Linha Produções)
"Optei em não fazer um curta ou um longa-metragem por que gosto dessa ideia de continuidade, da sensação de inquietude que traz para as pessoas que gostaram do trabalho e esperam ansiosas pelo próximo episódio. É como se você estivesse lendo um capítulo de um livro, mas que você tivesse que esperar uma semana para ler o próximo", compara a diretora.

Thaiane revela que em Além de Alice utilizou recursos cinematográficos como o uso do flashback, por exemplo, confundindo referências e quebrando a estabilidade da narração que vem dos estilos de cinema Noir e Nouvelle Vague. "Mostrar a realidade, as diferenças e dificuldades, com filmagem em cenários reais e cinema de baixo orçamento, vem do estilo de cinema Neorrealismo Italiano", ressalta.

A produção da websérie teve início em novembro de 2016, com o processo de roteirização. As gravações começaram em fevereiro de 2017 e a edição dos capítulos terminaram praticamente no dia da estreia do primeiro episódio, em 11 de julho.

(Foto/Arte: Thaiane Soares)
O ELENCO 

Segundo a diretora a seleção dos atores foi feita através de comunicados postados no Facebook, em grupos relacionados a área de atuação e indicações de atores já na produção.

Dezenas de jovens atores foram previamente escolhidos para o processo de seleção. "A escolha foi rigorosa, porque tínhamos que encontrar atores jovens e com alguma experiência em potencial", relembra Thaiane, que fez uma pesquisa por vários pólos, em páginas do Facebook – desde escolas de teatro a grupos de casting’s.  

O elenco escalado para a série Além de Alice passou por uma intensa preparação: foram meses que incluíram apreciação de portfólio, entrevistas, leituras de textos e testes no Rio de Janeiro. "Juntamos as pessoas que achamos que poderiam compor o grande quebra-cabeça da trama e começamos a prepará-las efetivamente para os personagens", conta.

A preparação corporal dos atores coube à coach Simonne Alves. “O processo foi muito colaborativo e criativo não tivemos muito tempo para criar e propor ideias, mas cada um do elenco tem algo muito forte e especial para estar nesta websérie”, ressalta Thaiane.
Atriz Melissa Jack (foto/Linha Produções)
A atriz escolhida para viver a personagem título da série é a carioca Melissa Jack, de 22 anos, que se destacou na websérie Presside. Atualmente cursando Artes Cênicas no NU Espaço de TV e Cinema profissionalizante ela teve a experiência em espetáculos musicais como A Pequena Sereia e Meu Malvado Favorito. Ela também esteve em filmes de media-metragem como O Fotógrafo, O Vampiro, dentre outros.

Para compor a personagem Luíza Velasques, que faz par romântico com Alice, foi escalada a atriz Marcela Casolari. A carioca de 24 anos é formada em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/RJ; em Ballet Clássico pela Academia de Dança Teresa Petsold e em Artes Cênicas pela Cia de Teatro Contemporâneo. Ela esteve na websérie Estranha Mente e estrelou dezenas de peças teatrais, entre elas: Seis Personagens à Procura de um Autor e A Divina Comédia.

O terceiro nome feminino do elenco é a atriz Nátaly Scar, carioca de 19 anos, dançarina no Grupo In Black Crew. Na série ela é Anna Ferretto, que forma o triângulo amoroso com Alice e Luíza.

Fechando o quarteto de protagonistas está Adriano Errêr, no papel de Heitor Dantas, o melhor amigo. O ator é lembrado por sua participação no quadro “Dando Crédito” do Caldeirão do Huck (Rede Globo) e pelas atuações em peças como: O Abajur Lilás, de Plínio Marcos; e O Sonho de Alice, de Glenda Klein; dentre tantos espetáculos.

Fazendo participações especiais na websérie fecham o elenco de Além de Alice nomes como Martha Rapozzo, Ruan Henrique, Thiago dos Santos, Anna Diniz e Marcos Alcântara.

"Reunimos uma equipe jovem e talentosa que começou a trabalhar na produção. Filmamos durante semanas intensas. Levamos alguns meses para finalizar os episódios. Tudo se encaixou perfeitamente, pois trabalhamos com a equipe certa, que acreditou no projeto e entendeu o espírito da websérie", celebra Thaiane.

Thaiane Soares é Diretora, Roteirista e uma das donas da Linha Produções (Foto/Arquivo)
PERFlL | Thaiane Soares 

Thaiane Soares é Diretora, Roteirista e uma das donas da Linha Produções. A cineasta nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira na música, no teatro e na dança aos 12 anos. Mais tarde ingressou em uma companhia de artes chamada Galpão Aplauso.

Após sua saída da companhia, em 2011 ingressou na Spectaculu – Escola Fábrica de Espetáculos no curso de Fotografia. Com o término do curso começou a fazer curso de Eletricista cênico e Contrarregra na Escola das Artes Técnicas Luís Carlos Ripper (FAETEC). 

Paralelamente ela cursou Câmera na escola 5 visões – Formação técnica em Audiovisual (Arcos Digital). De 2015 – 2016 cursou Web Designer no Senac. Também em 2015 iniciou na faculdade de Jornalismo na qual está atualmente no 5° período.

Com esse conhecimento Thaiane já foi assistente de fotografia do “Gringo Cardia”; Assistente de Elétrica/Iluminação de Jorginho de Carvalho, “Sonho de um sedutor” e “Nadistas e Tudistas” Teatro Ipanema; Contrarregra no Ballet LA BAYADERE, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Cinegrafista no AUDITIONS BRASIL Recombinações e Assistente de produção no show da cantora JESUTON, no Teatro Net Rio. 

>>SERVIÇO:
Alem de Alice – Primeira Temporada
(Linha Produções/2017-RJ)
Websérie em 08 episódios
Gênero: LGBT, Romance e Drama
Plataforma: YouTube
Data de exibição: 
De 11 de julho a 29 de agosto de 2017
Lançamento de novos episódios: 
Toda terça-feira, ás 19h 

>Link | Além de Alice:  

>>
SlNOPSEAlém de Alice é uma websérie que se passa no verão do Rio de Janeiro e conta a história de duas Cariocas que se conhecem na praia através de um amigo e tentam viver uma história de amor apesar de todas dificuldades.

>>Redes Sociais
da Linha ProduçõesTwitter: Twitter.com/linha_producoes
Instagram: Instagram.com/linhaproducoes
Facebook dá série: Facebook.com/alemdealice/
Facebook dá produtora:

>CONTATO:
(021) 99489-5698

>>CONFIRA:
A GRADE DE EXIBIÇÃO DOS EPISÓDIOS

Episódio 1 – O Encontro
– Duração: 12:17 – 11/07/2017
Ep. 2 – Reencontro
– Duração: 08:05 - 18/07/2017
Ep. 3 – Revelações
– Duração: 06:41- 25/07/2017
Ep. 4 – Desilusão
– Duração: 09:49 01/08/2017
Ep. 5 – Arrependimentos & Impressões
– Duração: 15:21 - 08/08/2017
Ep. 6 – Lembrança & Paixão
– Duração: 09:06 - 15/08/2017
Ep. 7 – Medo & Extremos
– Duração: 15:34 - 22/08/2017
Ep.8 – Tentação & Descoberta
– Duração: 13:46 - 29/08/2017


>>CRÉDITOS:

  EQUIPE TÉCNICA
Roteiro e Direção – Thaiane Soares
Áudio e Edição – Anna Diniz
Câmera – Lucas Apóstolo e Thaiane Soares
Câmera (Participações): Ericeira Jr e Felipe Ârgolo
Assistente de figurino – Rodrigo Damazio

ELENCO
Melissa Jack – Alice Goulard
Marcela Casolari – Luíza Velasques
Adriano Errêr – Heitor Dantas
Nátaly Scar – Anna Ferretto

PARTICIPAÇÕES
Martha Rapozzo – Isabela Garcia
Ruan Henrique – Patrick Monteiro
Thiago dos Santos – Luiz Castro
Anna Diniz – Júlia Novaes
Marcos Alcântara – Marcos

FIGURAÇÃO
Bruna Lírio
Rodrigo Damazio
Victor Martins
Vitor Never
Leandro Villaca
Marvin Santos
Patrick Rodrigues
Geise de Lima

AGRADECIMENTOS
Marcelo Reis (Gravador de áudio)
FAETEC – E. T. E de Teatro Martins Pena (Espaço)
Instituto Palmares de Direitos Humanos (Espaço)
Alexandre Müller (Revisão dos textos)
Léo e Ivan Rios (Locação – Casa da Anna)
Marcela Casolari (Locação – Casa da Luiza)
Simonne Alves – (Aula de Corpo)
Clóvis Assis / Atores & Midias
Daniel Yago (Roadie)
Rodrigo Damazio (Roadie)
Laise Medeiros (Roadie)