segunda-feira, 31 de julho de 2017

ARTEMÍDIA | Festival inédito de performance e novas mídias propõe investigar as relações entre corpo e tecnologia.

A primeira edição do PERFÍDIA – Festival de Performance e Novas Mídias – vai reunir pesquisadores, artistas e grupos regionais, estaduais e nacionais; A mostra de arte contemporânea será realizada em São José do Rio Preto/SP, entre os dias 10 e 13 de agosto.
A ExCompanhia de Teatro traz para o PERFÍDIA o espetáculo sensorial Frequência Ausente 19Hz, que convida o público para uma experiência imersiva através de smartphones, áudio 3D e imagens digitais (Foto/Gustavo Vaz)
Por Clóvis Assis/da Redação
>Atores & Mídias


"A arte desafia a tecnologia, e a tecnologia inspira a arte", declarou John Lasseter, de 60 anos – diretor de criação da Pixar (Walt Disney Animation Studios).

Nada mais atual. Em tempos da era digital, em que o uso da tecnologia estimula novos formatos de arte, artistas, curadores e produtores de São José do Rio Preto/SP – antenados com essa nova realidade – realizam festival inédito: o PERFÍDIA - Festival de Performance e Novas Mídias, que acontece entre os dias 10 e 13 de agosto, em Rio Preto/SP

A programação da primeira edição do PERFÍDIA, concebida a partir de curadoria feita pelos artistas Luciana Ramin e Otávio Oscar, vai reunir artistas e coletivos que estabelecem o diálogo entre corpo e tecnologia nas suas criações. 
 Perereca BR (Foto- Divulgação)
A mostra contemporânea envolve 15 apresentações, três palestras, três oficinas e 11 videoperformances. São 35 artistas e coletivos de vários Estados brasileiros e um artista do Equador.

O PERFÍDIA envolve atividades no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, Praça Cacilda Becker, Casa de Cultura Dinorath do Valle, Praça Dom José Marcondes, Sesc Rio Preto, Parque da Represa, Centro Cultural Vasco e Barteliê Gastrô.

Toda a programação é gratuita, aberta ao público, exceto as noites no Barteliê, que vai abrigar a festa de abertura, com performances de DJs e VJs, e o #cabaréPerfídia, que contará com a presença do coletivo Animalia, agitadores da cena noturna da cidade de São Paulo.
VJ Spetto, um dos pioneiros da técnica de VJing - manipulação em tempo real de vídeos. (foto:arquivo/gazetadopovo)
Entre os destaques da programação estão as projeções do VJ Spetto, pioneiro no Brasil e especialista em videomapping, criador da videoarte da cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

A ExCompanhia de Teatro traz para o PERFÍDIA o espetáculo sensorial Frequência Ausente 19Hz, que convida o público para uma experiência imersiva através de smartphones, áudio 3D e imagens digitais, explorando as potências únicas do site specific, em que a obra é adaptada ao contexto urbano de Rio Preto.
lnstalação performática METHAGONIA (foto:Divulgação)
Artista internacional do PERFÍDIA, o equatoriano Gabriel Arroyo Galhardo traz para o festival a instalação performática METHAGONIA, um experimento que reflete sobre o corpo como uma interface de interações com o espaço, a presença e as tecnologias do erro. O artista fará também uma oficina de criação de dispositivos sonoro-visuais através de circuit bending.
CURVA (Foto: Carolina Purcinno)
#perfídiaCOLAB e #perfídiaLAB

As atividades formativas
da primeira edição do PERFÍDIA vão permitir aos artistas da região e ao público interessado o contato com processos criativos que abraçam a pesquisa sobre performance, tecnologias e novas mídias na composição de seus trabalhos.

Intitulado #perfídiaLAB, o módulo formativo do festival envolve três palestras e três oficinas, todas elas com participação gratuita. Entre os convidados está a performer, pesquisadora e professora da UnB (Universidade de Brasília) Bia Medeiros, que coordena o grupo de pesquisa Corpos Informáticos.

Para participar das atividades formativas do festival, não é necessário inscrição prévia, mas quem quiser reservar sua vaga pode enviar e-mail com o assunto “RESERVA #perfídiaLAB” para o endereço festivalperfidia@gmail.com , com nome da oficina, nome completo e idade.

A abertura do festival será marcada pela apresentação do espetáculo Euterpe, um recital de piano aliado à projeção de vídeo e à dança. O espetáculo é uma criação colaborativa entre o pianista Luís Fernando Cirne (São Paulo) e o coletivo Agrupamento Andar7 ( Gabriel Diaz Regañon, Junior Lima e Luciana Ramin).

O PERFÍDIA - Festival de Performance e Novas Mídias é uma realização do coletivo Agrupamento Andar7 e conta com conta com patrocínio da CAIXA, através do Programa Caixa de Apoio de Festivais, além das parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, do Centro Cultural Vasco e do Barteliê Gastrô.

Confira a programação completa e os perfis dos coletivos e artistas selecionados para a primeira edição do PERFÍDIA, amanhã aqui em Atores & Midias

>SERVIÇO
PERFÍDIA - Festival de Performance e Novas Mídias
Data: 10 a 13 de agosto de 2017
São José do Rjo Preto/SP


>+MAIS
www.plataformaperfidia.com