quarta-feira, 12 de julho de 2017

PESSOAS | 'Estou mergulhada no teatro', diz Renata Sorrah em entrevista ao Harlen Félix, sobre o Festival Internacional de Teatro de Rio Preto

Em entrevista ao programa Papo Cultural, transmitido ao vivo pelo Diário da Região no Facebook, a atriz falou da importância do FIT Rio Preto para a cena do teatro brasileiro;
E MAIS: ela se divertiu com as perguntas dos internautas sobre a fama on-line como ‘rainha dos memes’ da web, por conta da personagem Nazaré Tedesco.


BASTIDORES do ‘Papo Cultural’, programa ao vivo apresentado pelo repórter Harlen Félix (ao centro), com a atriz Renata Sorrah e o diretor Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba/PR. (Foto/arquivo pessoal).

>Por Clóvis Assis
Atores & Midias


Acostumada com a fama, por seus papéis nas telenovelas, eis que Renata Sorrah se vê protagonista absoluta de um novo produto das mídias digitais: o ‘meme’. No ar no "Vale a pena ver de novo" como Nazaré Tedesco, em "Senhora do destino", a atriz foi uma das convidadas – ao lado do diretor Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba/PR –, do programa Papo Cultural transmitido ao vivo na terça-feira(11), pelo Facebook do Diário da Região.

O assunto em pauta tratava de sua participação no Festival Internacional de Teatro de Rio Preto/SP, mas o apresentador Harlen Félix não teve como não tocar no assunto e a atriz não se esquivou das perguntas dos internautas sobre a fama on-line como a ‘rainha dos memes’ da internet.

No bate papo bem humorado com o jornalista, a atriz – que é uma das estrelas do 17º FIT – antes expressou o entusiasmo de estar participando do Festival internacional de teatro em São José do Rio Preto/SP. “É incrível... Estou mergulhada no teatro!”, declarou.
(lmagem: reprodução internet)
.“A dimensão desse festival é importante para a cena teatral brasileira. Todas as sessões lotadas... O Fit oferece o que há de melhor em teatro no Brasil. É um privilégio participar”, declarou Renata, que está há cinco dias na cidade, com o diretor Marcio Abreu e a Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba/PR.

O grupo participa do Festival Internacional de Teatro (FIT) com o espetáculo PROJETO BRASIL e ainda com uma residência artística do Projeto Preto, que será a sua próxima produção.
Centro Cultural Vasco (Foto:Márcia Regina/Atores&Mídias)
A residência artística aconteceu na manhã da quarta-feira(12) no Centro Cultural Vasco,  com a apresentação de cenas que fazem parte do processo de construção da peça. 

"A gente poder mergulhar no teatro, na arte... Esse movimento, os debates, as discussões, a troca de experiências... tudo isso é raro de ver acontecer nas grandes cidades", ressaltou Renata com a experiência de consagrada atriz de teatro, cinema e televisão, com 38 novelas, 14 filmes, 25 peças, 13 indicações e 10 prêmios de melhor atriz. 

LEIA TAMBÉM | Nos 70 anos de Renata Sorrah, relembre 7 grandes personagens da atriz

Embora seja mais reconhecida pelo grande público, por seus trabalhos nas telenovelas da TV Globo, onde eternizou grandes personagens, Renata ganhou mais um posto no hall da fama: a de 'rainha dos memes' na internet.
Participação dos internautas: comentários durante o programa Papo Cultural (lmagem: reprodução/Facebook)
"...E é claro que as pessoas aqui no Facebook não falam em outra coisa, senão a respeito da Nazaré e os memes”, observou o apresentador Harlen Felix, atendendo às perguntas dos internautas sobre suas imagens, que estão sendo usadas por perfis até internacionais para ilustrar piadas na internet.
"Isso não a incomoda?", perguntou Harlen.
"Não me incomodo...", respondeu aos risos a atriz. "Eu acho incrível! Até me divirto muito", completou.

Meme é um termo grego que significa imitação. O termo é bastante conhecido e utilizado no "mundo da internet", referindo-se ao fenômeno de "viralização" de uma informação, ou seja,qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.
(lmagem: reprodução internet)
Renata Sorrah é hoje uma das maiores musas da internet. A atriz acabou se tornando 'rainha dos memes' com as tiradas irônicas e sarcásticas da personagem Nazaré Tedesco, interpretada pela atriz na novela "Senhora do Destino". Os memes criados por brasileiros correm o mundo.

“De repente começou haver uma avalanche de memes na internet e foi crescendo e não parou mais. Outro dia eu estava em Curitiba, tinha várias pessoas, eu estava passando e o cara falou assim: 'olha aquela mulher ali, do meme!'. E eu fiquei arrasada.. (risos). Aí você já não tem mais nem nome, você é aquela mulher do meme... mas tudo bem!", disse ela afirmando que chegou a ser reconhecida em outro país por conta da personagem.
(lmagem: reprodução internet)
"Fizeram um meme [o da Nazaré Confusa (foto)] da Hillary Clinton, quando ela foi candidata, com aquelas equações matemáticas, ela fica pensando, calculando, tipo a (piada) ‘loira burra’...(risos). Nazaré participa ativamente da vida do Brasil e do mundo, politicamente, socialmente... Em tudo ela tem uma opinião para dar... botam tudo nela”, diverte-se ela bem humorada durante a entrevista no estúdio do Diário.

E MAIS: | Globo usa meme da “Nazaré confusa” pra avisar que a “raposa felpulda” está de volta!

Para Renata o grande sucesso de sua personagem se deu por uma característica peculiar da vilã: o humor. "Com ela tudo sempre dava errado, então era uma vilã bem-humorada".

LEIA SOBRE A volta de Nazaré à TV: “O Sétimo Guardião” terá trindade do mal com Elizabeth Savalla, Lília Cabral e Renata Sorrah

A atriz já havia comentado publicamente a fama on-line: “Existe toda uma geração que é fã da Nazaré sem nunca ter visto a novela. Os memes foram uma transformação na minha carreira. O sucesso virtual fez com que hoje não exista mais um momento em que não estou trabalhando. Entre uma peça de teatro e uma novela, o hiato de papéis é preenchido por essa personagem”, contou recentemente à revista Glamour.
(lmagem: reprodução internet)
Treze anos depois da Novela, escrita pelo Aguinaldo Silva, Nazaré continua bem viva na memória dos brasileiros e a atriz atribui isso à personalidade mista da malvada. "É uma personagem muito engraçada, muito louca. Uma vilã de quinta categoria, mas com muito humor", lembra Renata.

LEIA TAMBÉM | Rainha dos memes, Renata Sorrah pode processar perfil do Twitter
Apesar do sucesso na internet, Renata comentou com Harlen Felix que ainda prefere o reconhecimento por seus trabalhos nas artes cênicas, especialmente no teatro. “Pode cem pessoas falar: 'adorei você naquela novela'; mas se uma pessoa falar: 'eu vi a sua peça no teatro', isso é o que me vale mais”, disse. “Eu gosto de televisão. É bacana. Você pode atingir muitas pessoas, mas o teatro eu acho incrível. O teatro é o começo de tudo”, concluiu a atriz ao final do programa Papo Cultural.

.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RIO PRETO/SP A parceria selada entre o Sesc e a Prefeitura de Rio Preto resultou em uma programação ‘turbinada’ que compõe a 17ª edição do FIT (Festival Internacional de Teatro). De 06 a 15 de julho serão 23 espetáculos, entre nacionais e internacionais, de companhias teatrais do Brasil e de outros quatro países. Portugal, Polônia, Colômbia e África do Sul. No total serão 50 apresentações espalhadas por 14 locais da cidade e dos distritos de Shmitt e Talhado.