terça-feira, 29 de maio de 2018

LIVRO | Biografia do jornalista José Hamilton Ribeiro, conhecido como 'o repórter do século', será lançada no Iguatemi Rio Preto

Com mais de 50 prêmios na carreira, entre eles 7 Essos, o repórter —que assistiu as grandes mudanças da imprensa desde 1952 e que com 82 anos continua a trabalhar no Globo Rural— é o personagem do livro "O Jornalista Mais Premiado do Brasil", de Arnon Gomes, que será lançado sábado (2), na Livraria Leitura no Iguatemi Rio Preto.

Arnon Gomes e José Hamilton Ribeiro: a dupla estará na Livraria Leitura para o lançamento da obra e também para falar sobre uma outra paixão de Ribeiro: a moda de viola (Foto: WGB/Divulgação)
🎬 Clóvis Assis / da Redação  
     A t o r e s  &  M í d i a s

"SE VOCÊ fica muito tempo em um trabalho, você acumula experiência. Mas a experiência, segundo Roberto Campos, é uma luz que ilumina para trás. E para saber o que tem pela frente, você tem que falar com os jovens". 

Esta declaração do jornalista do Globo Rural, José Hamilton Ribeiro, 82 anos, foi proferida aos estudantes de jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes, durante o lançamento do livro “O jornalista mais premiado do Brasil”, em fevereiro deste ano.

Além de adquirir um exemplar autografado, todos os jovens estavam ali para ouvir de perto as histórias de 60 anos de carreira de um dos mais importantes profissionais do jornalismo brasileiro 
— conhecido como o "repórter do século".

Assim como em Mogi, José Hamilton e o autor da sua biografia, o também jornalista Arnon Gomes, de Araçatuba (SP), farão um encontro literário em São José do Rio Preto (SP), com os amantes da história do jornalismo no Brasil.

Neste sábado (2 de junho) a dupla estará presente, a partir das 16h30, na Livraria Leitura do Shopping Iguatemi Rio Preto, para autografar o livro “O jornalista mais premiado do Brasil” (Eko Gráfica/2015, 260 págs) 
—e bater um papo com o público. 

No mesmo evento, José Hamilton irá autografar seu livro mais recente: “Música Caipira”. A obra é um registro da vida do homem do campo seus conflitos, paixões, trabalho, diversão, fraquezas, pontos de honra. Conta a história de um repertório que constitui um documento histórico sobre uma porção geográfica do Brasil.
José Hamilton Ribeiro com sua mais recente obra "Música Caipira": livro traça um panorama da música de raiz (Foto|Reprodução: Bruno Santos/Folha Press)


A vida e as histórias do 'repórter do século'

SETE prêmios 'Esso', o mais importante da imprensa brasileira, sendo um deles conquistado em São José do Rio Preto, onde criou e dirigiu jornal na década de 1970. O único jornalista brasileiro que esteve nos campos de combate da Guerra do Vietnã, em 1968. Um dos fundadores do Globo Rural, programa de TV onde brilha até hoje, no alto de seus 82 anos de idade.


Este personagem é José Hamilton Ribeiro, cuja biografia “O jornalista mais premiado do Brasil” escrita por Arnon Gomes, conta um pouco da vida e do trabalho do profissional de sua trajetória de 60 anos de carreira. 

O livro começa contando a história do menino nascido na pequena Santa Rosa de Viterbo, que, desde cedo, demonstrava vocação para o jornalismo e a literatura. Para estudar, morou em Casa Branca, São Simão, Ribeirão Preto e Franca.

Em São Paulo, consagrou-se jornalista, passando pela Folha de S. Paulo, Quatro Rodas, Veja e a mítica revista Realidade, última palavra em matéria de jornalismo em revista no Brasil. Foi por essa publicação que se tornou um nome nacional, ao cobrir a Guerra do Vietnã, onde perdeu parte da perna esquerda ao pisar numa mina terrestre. Durante a ditadura militar, modernizou a imprensa do interior de São Paulo. E, desde o início dos anos 1980, trabalha na Rede Globo.

Mas a obra se propõe a ir além. Procura explicar o motivo de, entre os jornalistas de sua geração, provavelmente a mais brilhante da história da imprensa brasileira, Zé Hamilton ser o único a ficar tanto tempo na reportagem, mesmo com o avanço da TV e, posteriormente, da internet.

Procura desvendar quais os macetes que o tornaram o jornalista brasileiro com o maior número de prêmios. E mais, resgata suas reportagens inesquecíveis, em momentos cruciais da vida brasileira, e o legado que deixou.

Toda essa saga é contada com depoimentos do próprio biografado e também de pessoas que conviveram com ele  
jornalistas que também possuem grandes trajetórias, além de amigos e familiares.

Bastante ilustrado, o livro é dividido em dez capítulos e tem 260 páginas. O prefácio é de autoria do jornalista Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo e genro de José Hamilton.




+SERVIÇO:


Lançamento do livro:
"O jornalista mais premiado do Brasil" 
Data: 

sábado, 2 de junho 

Horário: 

16h30

Local: 

Livraria Leitura

Piso Superior – Iguatemi Rio Preto 

São José do Rio Preto(SP)


-----------------------------------
 F.: Com Assessoria | WGB Com.
-------------------------------------