quinta-feira, 10 de maio de 2018

FESTIVAL | FIT recebeu 626 inscrições de espetáculos do Brasil e do mundo. Confira os seis selecionados da Cena Rio Preto

A 18ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (FIT) acontece de 5 a 14 de julho. Para a Cena Rio Preto, das 27 inscrições foram selecionados: Cia Ir e Vir, Cia dos Pés, Grupo de Apoio à Loucura, Agrupamento Núcleo 2, Jorge Etecheber e Seriam Cômicos.

EUFONIA | A Cia dos Pés, de Angélica Zignani (Foto: Divulgação)
🎬  Clóvis Assis        
A t o r e s  &  M í d i a s

O FIT 2018 – Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (SP), que acontece de 5 a 14 de julho, recebeu 626 inscrições de espetáculos do Brasil e do mundo. FIT é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e do Sesc São Paulo. 

O maior número de inscrições se concentrou na categoria Nacional, com um total de 562 espetáculos inscritos. Na categoria Internacional, o FIT recebeu 37 propostas. Já na categoria local, a Cena Rio Preto, foram 27 trabalhos inscritos.

A primeira etapa do processo de seleção – a dos grupos rio-pretenses que farão parte da Cena Rio Preto – foi divulgada na ultima segunda-feira (7). Foram escolhidas seis produções  dentre as 27 inscrições nos três MÓDULOS lançados no regulamento. 


As companhias locais selecionadas são: Cia Ir e Vir; Cia dos Pés; Grupo de Apoio à Loucura; Agrupamento Núcleo 2; Jorge Etecheber e o grupo Seriam CômicosSeleção dos projetos da cidade dá continuidade ao formato do ano passado. CONFIRA:

MÓDULO A | APRESENTAÇÕES:  
Produções que reúne obras prontas irão realizar duas sessões durante o evento. Os espetáculos selecionados são:
(Foto: Divulgação/Ricardo Boni)

CÉREBRO DE ELEFANTE | Cia. Ir e Vir, de Tiago Mariusso
Inspirado na obra e na estética do dramaturgo Samuel Beckett, a peça teatral recorre à memória de seus personagens para conduzir a plateia por um jogo absurdo, cíclico e repetitivo.
A Cia dos Pés (Foto: Divulgação)




EUFONIA | A Cia dos Pés, de Angélica Zignani 
A peça se passa dentro de um jardim e conta a história de uma menina cigarra que só consegue se expressar por meio da dança e, a partir dela, descobre várias possibilidades de comunicação.
G.A.L. – Grupo de Apoio a Loucura (Foto: Divulgação)


PUTO! | Grupo de Apoio a Loucura (G.A.L)
Produção musical performática o do que coloca em discussão preconceito e fobias ligadas ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). 


MÓDULO B 
OBRAS ABERTAS À PROVOCAÇÃO  
Destinado a espetáculos em processo ou já finalizados, que receberão a contribuição de um artista convidado para reflexões críticas e exercícios da prática teatral. Os selecionados são.

CORPO LENTES | fotógrafo Jorge Etecheber;
ENSAIO PARA GALERIA | Agrupamento Núcleo 2, de Jef Telles;
TER HISTÓRIAS BOAS PRA CONTAR | Seriam Cômicos, de Simone Sallas.

Os grupos já estão trabalhando junto à curadoria e coordenação do festival para a escolha dos profissionais que irão desenvolver as residências artísticas. Os participantes deste módulo também farão ao menos uma atividade cada um na grade do festival.

MÓDULO C

ABERTURA DE NOVOS PROCESSOS 
Espaço direcionado a propostas embrionárias que receberiam a contribuição de um profissional das artes cênicas, em formato de residência artística. Não teve selecionados. 
Leia também | FIT 2017, ABERTURA DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO ATRAI MAIS DE 2 MIL ESPECTADORES, EM RIO PRETO


CURADORIA
O PROCESSO de curadoria, com a avaliação e seleção dos projetos da Cena Rio Preto, foi realizado em abril e contou com uma comissão formada por profissionais de renome nacional.

>Janaina Leite, atriz com diversos prêmios, dentre eles Shell, APCA, Qualidade Brasil, Bravo e Nascente;
>Marcos Bulhões, diretor, ator, professor e pesquisador de Teatro e Performance que estuda abordagens de criação e aprendizagem da cena contemporânea;
>Sérgio Luis Venit de Oliveira, assessor da área de Teatro da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.



FIT RIO PRETO

O FIT Rio Preto 
completa em 2018, 49 anos de história, sendo esta a 18ª edição internacional. O festival é uma mostra nacional e internacional de peças teatrais de diversos gêneros e formatos, inéditos ou não, para público adulto e infantojuvenil, em espaços fechados ou de rua, selecionados e/ou convidados. 

Neste ano, o maior número de inscrições se concentrou na categoria Nacional, com um total de 562 espetáculos inscritos, sendo 367 na categoria Adulto, 112 na categoria Criança e 83 na categoria Rua. 

NACIONAIS
Dezessete estados brasileiros, além do Distrito Federal tiveram espetáculos inscritos no FIT 2018. 
São eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. 

INTERNACIONAIS
Na categoria Internacional, o FIT 2018 recebeu 37 inscrições. Espetáculos de 14 países diferentes, da América e Europa se inscreveram para o festival. Dentre os internacionais, a Espanha foi o país com o maior número, nove no total. Na sequência vieram Argentina com seis e Chile com cinco. Os demais foram: Inglaterra, Áustria, Alemanha, Portugal, Itália, Finlândia, cada país com dois inscritos. E ainda: Suécia, Peru, França, Escócia e Colômbia, com um espetáculo cada.


O FIT é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e do Sesc São Paulo, e acontecerá de 5 a 14 de julho. A divulgação da programação completa, será em junho.


CENA RIO PRETO:
MÓDULO A 
- Cérebro de Elefante | Cia Ir e Vir
- Eufonia 
| Cia dos Pés
- Puto! | G.A.L. Grupo de Apoio à Loucura

MÓDULO B
- Corpo Lentes | Jorge Luis Etecheber-ME
- Ensaio para Galeria | Agrupamento Núcleo 2 - (Jef Telles)
- Ter Histórias Boas pra Contar | Seriam Cômicos - (Simone Sallas)

MÓDULO C 

Não houve selecionados.

(Fn.: 
A&M | com Assessoria)
---------------------------------------------------