O cineasta carioca Candé Salles com João de Deus: cinco anos de convivência e pesquisas resultaram num dos mais completos documentários sobre a vida e obra do médium (Foto: Reprodução/Internet) |
🎬 Clóvis Assis
A t o r e s & M í d i a s
"MEU FILHO, você vai fazer um filme sobre a verdade?", indagou João de Deus ao cineasta Candé Salles, quando há mais de cinco anos pediu-lhe para mostrar sua intimidade, seu dia a dia. "Então você pode filmar tudo que quiser", replicou o médium, consentindo a produção do documentário sobre sua vida e obra.
Isto aconteceu em 2012, quando o diretor carioca havia se impressionado com a história da cura do câncer da esposa de um amigo.
Cinco anos depois, o filme 'João de Deus: O Silêncio É Uma Prece', chega aos cinemas —a estreia oficial ocorreu nesta quinta-feira (31).
O longa-metragem dirigido pelo carioca Candé Salles, com roteiro de Edna Gomes, montagem de Guilherme Schumman —e com narração de Cissa Guimarães— apresenta a história de João de Deus quando ainda era João Teixeira de Faria, desde sua infância em Itapaci até os dias de hoje, onde une medicina com poderes sobrenaturais e curativos
O documentário investiga os grandes fenômenos de cura e tratamentos espirituais que incluem cirurgias sem cortes de pele, anestesia e infecções pós-operatórias que João de Deus promove diariamente —e que atraem multidões de anônimos e famosos à Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, a cerca de 80 km de Goiânia (GO).
O filme refaz os passos desses fiéis, que procuram curas para doenças, espiritualidade mais elevada e um contato coletivo com o trabalho do médium. "A verdade do João de Deus está no amor. Durante todo o período do documentário, estive embevecido de amor. O longa é sobre o trabalho na casa dele, com alguns momentos de sua vida pessoal. Não é um filme sobre a vida dele", conta Candé Salles.
João de Deus e Candé Salles (Foto: Reprodução/Internet) |
'Eu nunca curei ninguém. Quem cura é Deus', declara o médium
"SOU meramente um instrumento nas mãos divinas. Deus, em sua infnita bondade e compaixão, permite que espíritos de luz concedam a meus irmãos e irmãs, cura e conforto. Eu não curo ninguém. Quem cura é Deus." Esta declaração expressa por João de Deus foi o argumento de partida para o documentário biográfico sobre sua vida e o trabalho.
Por cinco anos, Candé Salles (com carreira que transita por televisão, publicidade e cinema —ele assina outro longa, “Para Sempre Teu, Caio F.” (2015), sobre o escritor gaúcho Caio Fernando Abreu) acompanhou o cotidiano do médium, com um câmera na mão e uma ideia fixa na cabeça: contar ao mundo a história de João Teixeira de Faria, o médium João de Deus.
Durante os anos de pesquisa, o cineasta colheu relatos pessoais do protagonista, como histórias da infância e detalhes de sua missão de curar pessoas, e também investigou a comoção e o poder que o médium vem promovendo ao longo das últimas décadas.
"Seu João irradia amor e as pessoas podem senti-lo. Eu ganhei um pai, um guia e um melhor amigo que vou cuidar até o fim de minha vida', declara Candé.
A produção do longa reúne depoimentos de amigos e profissionais próximos ao João de Deus e apresenta entre outros momentos, a ligação entre o médium e Chico Xavier.
E faz uma volta ao passado do médium para relatar a descoberta do dom paranormal e todo bullying que o goiano sofreu daqueles que duvidavam de sua sensibilidade mais aflorada.
O filme conta com narração da atriz Cissa Guimarães e imagens de quando o médium foi pauta no programa da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey e parte do documentário Espaço Além (2016), da performer Marina Abramovic.
JOÃO Teixeira de Faria —o médium João de Deus— é um homem de 74 anos, minerador e criador de gado. Assumiu muito cedo a missão de ser um médium e fazer tratamentos espirituais, na maior parte das vezes visando a cura física, abdicou sua vida pessoal para ajudar pessoas ao redor do mundo.
Hoje em dia, João vive em Anápolis (GO), onde fundou a casa Dom Inácio de Loiola. Criada em 1976, a casa segue os mesmos princípios da doutrina espírita e funciona como hospital espiritual e templo ecumênico. Por dia, a Casa Dom Inácio atrai quase mil pessoas. Dois terços das pessoas que vão até o interior goiano em busca dos tratamentos de João de Deus são estrangeiras.
É o maior hospital espiritual da América Latina, sua localização não foi escolhida por acaso, a sugestão de refúgio veio em uma notinha psicografada por Chico Xavier, designando Abadiânia como o lugar onde a missão espiritual de João se cumpriria.
PRÉ-ESTREIAS
O LONGA já havia sido pré-lançado no circuito de festivais nacionais no ano passado, 2017, a exemplo do Festival do Rio (RJ) e do Museu da Imagem e Som (MIS), de São Paulo —com sessões especiais, todas lotadas.
Acompanhado da mulher, Ana Teixeira, do diretor do filme Candé Salles e da roteirista Edna Gomes, o líder espiritual foi muito aplaudido durante jantar no Jamile na Capital Paulista, depois das sessões. A produção também percorreu cidades da Alemanha, Suíça e dos Estados Unidos, mas só agora, em 31 de maio, entra em cartaz nas salas comerciais de todo o Brasil.
+ SERVIÇO:
'João de Deus: O Silêncio É Uma Prece'
> A história do famoso médium João de Deus desde sua infância paupérrima no interior de Goiás até o presente momento, onde ele incorpora médicos e parece ter adquirido poderes curativos. Ademais, o documentário também relata a descoberta do dom paranormal e narra o bullying que o médium sofreu daqueles que duvidavam de sua sensibilidade.
Data de lançamento: 31 de maio de 2018 (1h 24min)
Direção: Candé Salles
Elenco: João de Deus, Cissa Guimarães, Marina Abramovic
Gêneros: Documentário, Biografia
Nacionalidade: Brasil
Data de lançamento: 31 de maio de 2018 (1h 24min)
Direção: Candé Salles
Elenco: João de Deus, Cissa Guimarães, Marina Abramovic
Gêneros: Documentário, Biografia
Nacionalidade: Brasil