quinta-feira, 3 de maio de 2018

FOTOGRAFIA | Jorge Etecheber abre 'Instalação Revelação' com oficina sobre a arte da fotografia analógica

Com a obra “Exposição da Instalação Revelação”, o fotógrafo rio-pretense nos conduz a uma viagem no tempo sobre a evolução da arte fotográfica. Nesta sexta-feira (4) começa a Oficina de Fotografia Analógica, no Studio Jorge Etecheber. Inscrições estão abertas.
Jorge Etecheber: um dos mais talentosos fotógrafos de arte em Rio Preto. (Foto/arquivo: Ricardo Boni)
🎬 por Clóvis Assis        
A t o r e s  &  M í d i a s

“FOTOGRAFAR com câmera de filme, revelar o negativo e ampliar uma fotografia em laboratório; assistir a imagem se formando no papel preto e branco… Sensações, cheiros e poesia que não se conhecem mais“, filosofa Jorge Etecheber – ícone da fotografia rio-pretense – que abriu a Exposição da Instalação Revelação, sobre fotografia analógica, na terça-feira (1º de maio), em seu estúdio em Rio Preto (SP). 

Etecheber tem razão. Quem nasceu em meados dos anos 2000, talvez nem saiba o que são negativos, nem como eram reveladas as fotos no passado. Nos anos 70, no interior do Mato Grosso, lembro-me de minha mãe após “bater 24 poses“ com uma câmera Kodak, de rebobinar o filme e posta-lo nos Correios.

(Fotos: Jorge Etecheber/Divulgação)
Somente quase um ou dois meses depois é que chegavam em nosso endereço as fotos impressas, com os negativos (uma tira de plástico em preto e branco transparentes) e um novo rolo de filme. 

Então, no fim da tarde minha família reunia os vizinhos na calçada e passávamos horas admirando nossos retratos coloridos, relembrando em cada pose os momentos que juntos registramos...

A Exposição da Instalação Revelação, do fotógrafo rio-pretense Jorge Etecheber me fez voltar os olhos para este meu passado. Se
u projeto histórico sobre Fotografia Analógica nos remete – ao tempo e a história – ao processo mecânico, manual e químico que antecedeu à origem da moderna fotografia digital.

Na abertura da Instalação, realizada na terça-feira, Etecheber também apresentou o projeto da Oficina de Fotografia Analógica, voltada para fotógrafos e amantes da arte fotográfica. O workshop começa nesta sexta-feira (4), e contínua nos dias 5 e 6 de maio, no Studio Jorge Etecheber.

(Fotos: Jorge Etecheber/Divulgação)
REVELAÇÃO
Revelação é uma exposição que conta um pouco da trajetória profissional de Jorge Etecheber (um dos mais talentosos fotógrafos de arte de Rio Preto), bem como conta a história do sistema da fotografia analógica – que já foi colocada de escanteio pela praticidade da tecnologia digital.

Na Instalação, uma grande câmera fotográfica coloca em prática esse princípio máximo da fotografia.

Trata-se de uma caixa escura com um buraquinho em uma das faces. "A câmera, a caixa escura, é a única coisa que preciso para obter uma boa fotografia, que nada mais é que o registro da luz. Não é necessário uma lente objetiva", declarou o fotógrafo ao Diário da Região.

De acordo com ele, quando esse buraco é aberto, a imagem que está à sua frente é projetada de ponta cabeça na face interior oposta da caixa escura, sem a necessidade de mágica ou de nenhuma tecnologia de última geração.

Com Revelação, Etecheber proporciona novas descobertas aos estudantes, por meio de visitas orientadas e parcerias com professores de áreas como artes, física e química. 

Os visitantes podem conhecer equipamentos antigos (preservados por Etecheber em 26 anos de carreira) e acompanhar o processo de revelação de um filme fotográfico e de ampliação da imagem no papel. 

Os agora antigos materiais, filmes, negativos e os laboratórios fotográficos desapareceram.
O negativo se desmaterializou e não é mais de plástico, mas um arquivo de computador.

As novas ferramentas do fotógrafo são agora as câmeras digitais, o computador, os programas, os aplicativos, as impressoras, a Internet... 

Contudo, remeto-me de volta aos meus anos 70. Aquela velha câmera Kodak de minha mãe, que registrara preciosos momentos da minha infância, essa ainda guardo-a no fundo do meu baú de recordações. 

Ainda bem que Jorge Etecheber, com sua “Instalação” nos conduz a esta viagem no tempo que, além de relembrar o passado, nos permite aprender sobre a evolução da arte fotográfica. Mais que uma exposição, “Revelação“ é um resgate da nossa história. 
(Fotos: Jorge Etecheber/Divulgação)
Montagem da Exposição Fotográfica Revelação será a obra de conclusão da oficina


A OFICINA REVELAÇÃO de Fotografia Analógica, voltada para fotógrafos e amantes da arte fotográfica, será realizada nos dias 4, 5 e 6 de maio, no Studio Jorge Etecheber (Rua Silva Jardim, 4053, em Rio Preto-SP), com carga horária de 20 horas. Inscrições abertas.
Jorge Etecheber (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (4), das 19h às 22h, a oficina começa com a “Introdução à Fotografia Analógica” – sobre a luz e o processo de formação da imagem, os mecanismos e funcionamento da câmera analógica (diafragma, fotômetro, obturador, lentes e objetivas), profundidade de campo e filmes - sensibilidade, tipos, formatos - e manuseio das câmeras analógicas. 

No sábado (5), das 9h às 18h, acontecerá uma saída fotográfica supervisionada e depois a revelação, em laboratório, dos filmes utilizados nessa experiência. E no domingo (6), das 9h às 13h, das 14h às 18h30, será feita a seleção das fotos através dos negativos a serem ampliadas em laboratório e também a ampliação das fotos selecionadas no laboratório fotográfico. Por último, a montagem da Exposição Fotográfica Revelação. 


+ SERVIÇO 
Exposição da Instalação Revelação
------------------------
>Oficina de Fotografia analógica 
Dias 4, 5 e 6 de maio 

Studio Jorge Etecheber
Rua Silva Jardim, 4053
São José do Rio Preto - SP

Info.: 

(17) 3231-1005
ou 99771-4758

+ MAIS  

Jorge Etecheber Studio Fotográfico
Facebook/events
 

-----------------------------------------------