sexta-feira, 4 de maio de 2018

NÚCLEO 2 | Com 'Operação Mausoléu' o diretor Jef Telles estreia novo projeto que reflete sobre futuro da humanidade

Pioneiro em Rio Preto (SP) na pesquisa das artes integradas envolvendo tecnologia, o Agrupamento Núcleo 2 encena neste sábado (5) a partir das 14h, a primeira de uma série de quatro intervenções urbanas do projeto multimídia “Galeria para Cemitérios”.
 
Em “Operação Mausoléu”, quatro operadores da GPC, caminham pela cidade para captar objetos, sons, sentimentos, odores, imagens e texturas orgânicas com qualquer relação de afetividade. (Foto: Jorge Etecheber)
🎬 Clóvis Assis | da Redação
A t o r e s  &  M í d i a s

O AGRUPAMENTO Núcleo 2 leva para as ruas de Rio Preto (SP) a intervenção urbana Operação Mausoléu. A ação teatral  acontece neste sábado (5) a partir das 14h, saindo da região do Viaduto 19 de Julho, localizado entre a avenida Brigadeiro Faria Lima e a rua Bernardino de Campos. Em cena: os atores Cassio Henrique, Ronaldo Celeguini, Jef Telles e Vinicius Francês

Com direção de Jef Telles, essa é a primeira de uma série de quatro ações urbanas de Galeria para Cemitérios, que serão realizadas até o início de junho, com diferentes abordagens e em locais distintos.

Este novo projeto de artes integradas do Núcleo 2, foi um dos selecionados pelo Edital de Artes Integradas do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, e compreende, além das intervenções urbanas, a produção do espetáculo multimídia “Galeria para Cemitérios”, temporada de oito apresentações em Rio Preto, e um vídeo documental.

⏩Assista ao vídeo🔻


'GALERIA PARA CEMITÉRIOS'


COM concepção, direção e audiovisual do artista teatral Jef Telles, o trabalho se ambienta no século XXV, onde uma empresa é especializada na instalação de galerias de arte contemporânea nos únicos locais permitidos após a abolição do conhecimento, os cemitérios.

Seus operadores tentam restaurar a memória de um ser em estado vegetativo, encontrado nas proximidades do Vale de Noz. Após a grande catástrofe, (final do século XXI), uma pergunta vem à tona: O que fizemos em Noz? Para debater questões atuais, o Agrupamento Núcleo 2 utiliza como pretexto a “montagem de uma exposição de arte contemporânea voltada aos mortos”

Cena de “Ensaios para Ninguém”, em 2015 (Foto: Jorge Etecheber)
De acordo com Jef Telles vivemos um momento de cegueira coletiva, nos dias de hojeEstamos adormecidos diante de tanta brutalidade. A mídia e as redes sociais dão vazão ao ódio, dissolvendo a ‘sensibilidade’ que habita nossos corpos”, explica o diretor.

Em Operação Mausoléu, quatro operadores da GPC, responsáveis por garimpar, catalogar e restaurar pertences do passado, caminham pela cidade para captar objetos, sons, sentimentos, odores, imagens e texturas orgânicas com qualquer relação de afetividade.


O material captado é levado para o laboratório de memórias, onde as peças serão decodificadas, catalogadas e transformadas em obras de arte para futura instalação em cemitérios.
Cena de “Ensaios para Ninguém”, em 2015 (Foto: Jorge Etecheber)
'Galeria para Cemitérios' é a continuidade do projeto 'Ensaios para Ninguém'

EM 2015 o Núcleo 2 deu inicio aos estudos, pesquisas e experimentos laboratoriais, cujo processo originou o projeto Ensaios para Ninguém – com o objetivo de ocupar espaços da cidade, envolvendo a dança, o debate, a performance, o teatro, as artes visuais e a música.

Foram realizados 11 encontros, e o projeto contou com a parceria do Sesc, dentro do Festival de Artes Integradas BREU. Com o novo trabalho, o Agrupamento Núcleo 2 busca sintetizar o material captado e as vivências adquiridas em uma costura de ações: sonora, visual, corporal e audiovisual.

LEIA também | 'ENSAIOS PARA NINGUÉM': ‘TERRA DO AMANHÃ’ É UM JOGO TEATRAL INSTIGANTE (07/12/2015)
LEIA também | 'ENSAIOS PARA NINGUÉM': ‘TERRA DO AMANHÃ’ É UM JOGO TEATRAL INSTIGANTE (07/12/2015)
A estreia do espetáculo multimídia Galeria para Cemitériosprevista para julho, dará continuidade a Ensaios para Ninguém. Como parte do processo, o agrupamento recebeu em maio orientação do grupo pernambucano Magiluth, dentro do projeto Laboratório Cênico, do Sesc Rio Preto.

Para o espetáculo, será criada uma instalação visual e sonora, abrindo espaço para as ações cênicas dos artistas envolvidos. A história se passa dentro de um laboratório, onde os artistas concebem e produzem obras para serem instaladas em cemitérios.
⏩Assista ao vídeo🔻


O público é limitado, e acompanha o processo de experiências de dentro do espaço. Serão realizadas apresentações no Estúdio Fotográfico Jorge Etecheber, Centro Cultural Vasco, Complexo Swift e Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

Após a intervenção urbana Operação Mausoléu, o Núcleo 2 promoverá a próxima ação no dia 19 de maio, com a instalação performática Laboratório de Memórias. As demais ações irão ocupar o Zoológico Municipal, dia 26 de maio, e o Cemitério de Bady Bassitt, em 9 de junho.

🔻AGRUPAMENTO  NÚCLEO 2

PIONEIRO em Rio Preto (SP) na pesquisa das artes integradas, fusão de linguagens e produções envolvendo tecnologia, o Agrupamento Núcleo 2 foi fundado no início de 2006. Nestes 12 anos o grupo transitou entre diversos gêneros das artes cênicas, tais como realismo, épico, performance e o teatro de experimentos. 


Com um pulso inquieto, em 2011 deu início a um importante diálogo com o audiovisual, por meio do Processo: Metamorfose, que consistiu na transformação de intervenções urbanas em videoartes. Canalizando forças dentro da pesquisa de fusão de linguagens, o grupo estreou o espetáculo Quadrado em 2013. 

Com a proposta de verticalizar ainda mais os seus experimentos, o Núcleo 2 se assumiu como um coletivo multimídia de artes integradas durante o ambicioso projeto Ensaios para Ninguém, em 2015. Dentro do universo das artes integradas, produziu também as obras Pazsado e Prezênite.

🎭SERVIÇO 
Galeria para Cemitérios | intervenção urbana
“Operação Mausoléu” 
Sábado, 5 de maio, a partir das 14h
Saindo da região do Viaduto 19 de Julho,
entre av. Brigadeiro Faria Lima e r. Bernardino de Campos
Duração: 4 horas
> Gratuito 


(Fn | com 
Assessoria)