domingo, 16 de dezembro de 2018

POLÊMICA | MPF oferece 27 denúncias por fraude na Lei Rouanet; Fernanda Montenegro defende classe artística: 'não somos ladrões'

A SEMANA | Ao ser homenageada no Troféu Domingão a atriz de 89 anos desabafou: 'Não somos responsáveis pela corrupção deste país através da Lei Rouanet'. Na contramão do lamento da artista, nesta semana o blog Atores & Mídias apurou que, infelizmente, o Ministério Público Federal em SP oferece 27 denúncias contra representantes de empresas que fraudaram a Lei em R$ 66 milhões. VEM SABER!

Fernanda Montenegro (Foto: reprodução/Internet)
➤Clóvis Assis - Da Redação   
    A t o r e s  &  M í d i a s

O 'TROFÉU Domingão – Melhores do Ano' 2018 terminou com um desabafo de Fernanda Montenegro, no último domingo (09). A atriz aproveitou a entrega do prêmio de Personagem do Ano para defender a classe artística.

A artista, com 89 anos, foi homenageada na categoria especial do prêmio da TV Globo que elege os melhores do ano nas áreas de dramaturgia, humor, jornalismo e música.

Ao lado de Adriana Esteves, 48, e Marieta Severo, 72, que também foram celebradas pelo tributo, Fernanda falou sobre um assunto polêmico: a Lei Rouanet. Nos últimos anos, muitos artistas foram acusados de desviar a verba da lei que incentiva a produção cultural no país.

“Não somos corruptos”, desabafou a atriz com os olhos marejados. “Isso que de uma forma agressiva nos jogam brutalmente. Não somos ladrões diante da Lei Rouanet. Procurem os verdadeiros buracos corruptos deste país”. 
Adriana Esteves, Fernanda Montenegro e Marieta Severo no Troféu Domingão 2018. (Foto: Artur Meninea/Gshow)
FERNANDA Montenegro destacou a importância dos artistas para o desenvolvimento do Brasil. “Podemos não ser prioritários, não temos uma profissão prioritária, mas temos uma profissão libertária. Os nossos palcos, os nossos programas de TV ligados à dramaturgia são uma busca constante de amplidão do imaginário, da sensibilidade. E isto nos leva a uma integração de nação, de cultura”.

A discussão foi intensificada durante o período eleitoral de 2018. “Nós somos de uma profissão digna, parte de uma cultural teatral milenar. Não é possível fazerem de nós, gente de palco, atores de televisão e cinema, responsáveis pela derrocada econômica desse país. Não somos corruptos”, disse Fernanda

'Somos dignos, temos uma profissão extraordinária', diz atriz


“Se estende por este país, de uma forma ultrajante, uma visão negativa, torpe, agressiva em cima de nós. Não somos responsáveis pela corrupção deste país através da Lei Rouanet. É preciso que busque as gangues onde elas estão”, continuou a atriz.


Ovacionada pela plateia, a atriz completou: “Não somos ladrões diante da Lei Rouanet. Procurem os verdadeiros buracos corruptos deste país”, concluiu. 
Imagem: (Print site G1/Globo)

MPF OFERECE 27 DENÚNCIAS POR FRAUDE NA LEI ROUANET

SEM DESMERECER o desabafo de Fernanda Montenegro, muito menos a todos os ilustres artistas e produtores brasileiros que fizeram bom uso da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o que temos hoje é que tal mecanismo de fomento estava servindo veladamente para o propósito de desviar dinheiro público. 

Na quinta-feira (13), como nos mostra a matéria do G1 - O Portal de Notícias da Globo, o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo ofereceu 27 denúncias contra representantes de empresas que fraudaram a Lei Rouanet em R$ 66 milhões.

Quando não, em sua maior fatia, financiar artistas já amplamente reconhecidos e consagrados [que, na minha opinião penso que por questões éticas e de bom senso, nem deveriam pleitear tais recursos públicos]; Mas, as investigações do MPF e da Polícia Federal (PF) continuam, porque há indícios de muitas outras fraudes 
no setor. 

⏩ASSISTA AO VÍDEO:  
"Fernanda Montenegro faz desabafo sobre Lei Rouanet no Domingão Do Faustão no Melhores do Ano".(Via: YouTube/canal Play)


----------------------------------------------------
ARTISTAS MANIFESTAM APOIO A FERNANDA MONTENEGRO NAS REDES SOCIAIS

APÓS O DESABAFO emocionado de Fernanda Montenegro em defesa da arte e dos profissionais da cultura no Brasil, durante a entrega do prêmio Melhores do Ano do programa Domingão do Faustão, muitos artistas manifestaram apoio nas redes sociais. Com voz embargada, Fernandona discursou ao vivo no palco da TV Globo, sobre os ataques que a classe artística vem recebendo na internet.

No Instagram atrizes e cantoras como Mariana Ximenes, Maria Ribeiro, Ana Cañas, Marina Lima , dentre inúmeros artistas, postaram mensagens de apoio à Fernanda. "Uma das mulheres mais dignas desse país. Admirável, motivo de orgulho para todos nós", escreveu a cantora Marina Lima.


MARINA LIMA: 

MARIA RIBEIRO
A atriz Maria Ribeiro também postou uma mensagem: "Obrigada Senhor por me fazer viver no mesmo tempo em que essa mulher. Fernanda, obrigada! Essa foto vale pra vida inteira, mas posto agora porque to muito orgulhosa do discurso de hoje dessa ilustre cidadã que não se omite nunca!"


ANA CAÑAS 

A cantora Ana Cañas escreveu: "Mulheres que se posicionam, estraçalham a hipocrisia, lutam pelo que acreditam, não temem represálias, tem o talento imensurável e dão voz aos que não são ouvidos nesse país. Pódio na categoria mulher mito since 1940. Que orgulho. Fernanda te amo"

MARIANA XIMENES 
Mariana Ximenes agradeceu Fernanda pelo discurso e destacou a presença dos outros artistas na premiação. "Amor ao ofício e orgulho da nossa profissão! E parabéns também a Marieta Severo, Adriana Esteves e todos os colegas da arte que estiveram no palco do Troféu Domingão! Viva a cultura!", publicou Ximenes
Por A&M, com informações de:
O Globo, Jornal da Cidade, Observatório da Televisão