sábado, 8 de dezembro de 2018

TEATRO | Denise Fraga encerra temporada de 'A Visita da Velha Senhora' no Teatro do Sesi Rio Preto e participa de bate papo entre artistas em Ação do Sated-SP

Depois do sucesso em SP e no Rio, além de apresentações esgotadas em várias cidades do Brasil, Denise Fraga encena a comédia escrita pelo suíço Friedrich Dürrenmatt nos dias 14 e 15 dezembro, no Teatro do Sesi Rio Preto (SP). Na sexta-feira (14) a atriz conversa sobre a profissão com artistas da Região a convite do Sindicato dos Artistas de SP, que realiza em todo o estado o programa Ação Integrada.

Denise Fraga é Claire Zachanassian em 'A Visita da Velha Senhora'.
(Fotos da matéria: Divulgação)
➤ Por Clóvis Assis           
A t o r e s M í d i a s

DEPOIS DE quase dois anos em cartaz, chegou a hora da tragicomédia 'A Visita da Velha Senhora', escrita por Friedrich Dürrenmatt e estrelada pela atriz Denise Fraga, se despedir do público.

As últimas apresentações acontecem na próxima sexta-feira (14) e no sábado (15) no Teatro do Sesi de São José do Rio Preto (SP). Os ingressos (gratuitos) estarão disponíveis no portal Meu Sesi, a partir desta segunda-feira (10). (Confira informações na seção Serviço ao final da matéria). 


Na sexta-feira (14) Denise Fraga participa de um bate papo com artistas às 14h30 no Teatro do Sesi Rio Preto, a convite do Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated-SP), que realiza em todo o Estado o programa 'Ação Integrada', com o objetivo de estreitar laços entre os artistas do interior e o Sindicato. 

APÓS o sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro, o espetáculo 'A Visita da Velha Senhora', dirigido por Luiz Villaça chega a Rio Preto para o encerramento da última temporada. O elenco conta com Denise Fraga,Tuca Andrada e mais 11 atores.

EM SUA página no Facebook a atriz convida o público da região de Rio Preto para assistir as últimas apresentações da peça. “Entramos na reta final da nossa visita. Vem! O teatro te chama!”, postou Denise

Escrita por Friedrich Dürrenmatt (1921-1990) em 1956 e dirigida pelo cineasta Luiz Villaça, o espetáculo expõe a fragilidade de nossos valores morais e de nossa noção de justiça quando a palavra é dinheiro ao contar a história da milionária Claire Zachanassian, vivida por Denise Fraga. 

A protagonista da peça é quase a encarnação mítica do poder material, que coloca em xeque a moral dos cidadãos de Güllen, ao oferecer um bilhão para salvar a cidade falida desde que um de seus moradores mate Alfred Krank (papel de Tuca Andrada), um antigo amor que a abandonou grávida por um casamento de interesse.  

Seu desejo de vingança é tamanho ao ponto de ela prometer doar uma quantia milionária de dinheiro à cidade, que está arruinada, se alguém matar o traidor. 
"A Visita da Velha Senhora" expõe a fragilidade de valores morais e de noção de justiça diante do dinheiro. (Foto: Divulgação)
ENREDO | Na trama, os cidadãos de Güllen, uma cidade arruinada, esperam ansiosos a chegada da milionária que prometeu salvá-los da falência. No jantar de boas-vindas, Claire Zachanassian (Denise Fraga) impõe a condição: doará um bilhão à cidade se alguém matar Alfred Krank, (Tuca Andrada) o homem por quem foi apaixonada na juventude e que a abandonou grávida por um casamento de interesse.

A proposta, a princípio, espanta os moradores dali. Ouve-se um clamor de indignação e todos rejeitam a absurda proposta. Claire, então, decide esperar, hospedando-se com seu séquito no hotel da cidade.

Mas, aos poucos, cada um vai revelando seu caráter diante da possibilidade de enriquecer, embora à custa de um crime. Valores morais, ética e justiça são postos em xeque no texto, adaptado em palcos de todo o mundo e também para o cinema (com o filme 'The Visit', em 1964)
Denise Fraga e Tuca Andrada estão em ' A Visita da Velha Senhora'
(Foto: Divulgação)
A PEÇA mostra um olhar irônico sobre a fragilidade dos valores morais. Cenas de humor e ironia se entrelaçam e revelam gradativamente as personagens, mostrando a fragilidade das pessoas diante do dinheiro e do poder. 

"Amo a comédia porque confio no humor e na ironia como um poderoso agente para a reflexão. Só se ri daquilo que se entende", diz Denise"Divertir o público e mandá-lo para casa em estado de reflexão é o que tem me garantido a sensação de plenitude com o meu trabalho", completa a atriz.
"A Visita da Velha Senhora" (Foto: Divulgação)
'A VISITA da Velha Senhora' tem 13 atores em cena. Além de Denise Fraga e Tuca Andrada, estão no elenco Fábio Herford, Romis Ferreira, Eduardo Estrela, Maristela Chelala, Renato Caldas, Beto Matos, David Taiyu, Luiz Ramalho, Fernando Neves, Fábio Nassar e Rafael Faustino

A equipe técnica dirigida pelo cineasta Luiz Villaça conta com nomes como o do maestro Dimi Kireeff, na direção musical; de Nadja Naira (da Companhia Brasileira de Teatro) no desenho de luz; de Lucia Gayotto na preparação vocal, Keila Bueno nas coreografias e preparação Corporal e Simone Batata, no visagismo.

A montagem tem a sofisticação de contar com cenários e figurinos do mineiro Ronaldo Fraga, que foi o vencedor da 30ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.

O espetáculo teve nominações ao 'Prêmio Shell' nas categorias Melhor Atriz (Denise Fraga) e Melhor Figurino (Ronaldo Fraga) e ao 'Prêmio Aplauso Brasil' nas categorias Melhor Atriz (Denise Fraga), Melhor Direção (Luiz Villaça), Melhor Arquitetura Cênica (Ronaldo Fraga) e Melhor Espetáculo Independente. 
➥SERVIÇO
'A VISITA DA VELHA SENHORA' 
Com Denise Fraga e Tuca Andrada

Dias: sexta-feira e sábado, 
14 e 15 de dezembro, às 20h
Teatro do Sesi Rio Preto
São José do Rio Preto (SP)

➦INGRESSOS (Grátis): 
Disponíveis no portal Meu Sesi
a partir desta segunda-feira (10)

-------------------------------------------------------
➤Postado por CLÓVIS ASSIS ATORES & MÍDIAS 
➧Atualizado em  08/12/2018 às 22h