terça-feira, 11 de dezembro de 2018

SATED/SP | Sindicato dos Artistas de SP realiza 'Ação Integrada' em Rio Preto, com Banca de Avaliação e Bate Papo com Denise Fraga

Interessados em obter o DRT para atuar formalmente como ator, atriz, diretor, artista circense, técnicos, modelo, artista mirim, entre outros, terão a oportunidade de serem avaliados pela banca, que será realizada na quinta-feira (13) no Círculo Operário Riopretano. Na sexta (14) o Sated/SP promove um bate papo com a atriz Denise Fraga, no Sesi Rio Preto às 14h30.➥VEM SABER!

Estreitando os laços entre os artistas do interior o Sated-SP vai realizar 'Ação Integrada' em Rio Preto com a presença da atriz Denise Fraga. (Foto/Arquivo)

➤ Por Clóvis Assis           
A t o r e s M í d i a s

A NOVA diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em espetáculos de Diversão do Estado de São Paulo (Sated/SP), presidida pelo escritor e  dramaturgo Dorberto Carvalho, tem como uma das metas uma aproximação mais efetiva com sua classe representada em todo o estado paulista. 

Sendo assim, visando estreitar os laços entre os artistas do interior o Sated/SP realiza em São José do Rio Preto (SP) mais uma etapa do programa Ação Integrada. O evento, dividido em duas etapas, acontece na próxima quinta-feira (13), com Banca de Avaliação Profissional e na sexta-feira (14) com bate papo com a atriz Denise Fraga e os artistas regionais. 

"Trabalhando pela classe artística", 
diz Luis Sandei, diretor administrativo 
do Sated/SP. (Foto: Divulgação) 

A banca examinadora de capacitação profissional é uma oportunidade para Artistas e Técnicos 
de Rio Preto (e também da Região Noroeste paulista), que poderão dar entrada ao pedido de obtenção do registro profissional obrigatório da área, pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT). 

Segundo Luis Sandei, diretor administrativo do Sated/SP, todos os profissionais do ramo devem ter o registro profissional para atuarem na atividade artística. 

“Caso contrário, estarão cometendo crime de exercício ilegal de profissão, previsto no artigo 47 da Lei das Contravenções Penais”, alerta ele. 

BANCA DE AVALIAÇÃO 

Interessados em obter o DRT para atuar formalmente como ator, atriz, diretor, artista circense, técnicos, modelo, artista mirim... entre outros, terão a oportunidade de serem avaliados pela banca, que será realizada na quinta-feira (13) a partir das 9h, no Círculo Operário Riopretano (R. Dr. Luiz Américo de Freitas, 65 – sl12) em São Jose do Rio Preto (SP).

Para maiores esclarecimentos sobre as etapas do processo, assim como exigências e requisitos para o requerimento do DRT, os interessados podem se informar pelo site: http://www.satedsp.org.br/

BATE PAPO 
COM A ATRIZ DENISE FRAGA

JÁ NA sexta-feira (14) o Sated/SP promove um Bate Papo com a atriz DENISE FRAGA, que acontecerá as 14h30, no SESI Rio Preto na Rua Duque de Caxias, 4556. (Atenção: Convites limitados para 60 pessoas e com retirada no mesmo local, 1h antes do evento). 

De acordo com Luís Sandei os eventos do programa Ação Integrada em São José do Rio Preto (SP) tem o propósito de estruturar um mercado de trabalho mais abrangente e com condições trabalhistas dignas para classe artística e técnica, a fim de normatizar o exercício das funções profissionais da categoria. 

“Ter este atendimento na cidade propicia economia e comodidade, pois não será necessário se deslocar até a sede do sindicato localizada em São Paulo”, ressalta o diretor administrativo do Sated/SP

Artistas e Técnicos do estado de SP reunidos: renovação do sindicato sob a presidência de Dorberto Carvalho (Foto: Luciana Odebrecht/Sated-SP)
O SINDICATO dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo (Sated-SP) tem, após 32 anos, uma nova gestão presidida pelo escritor e dramaturgo Dorberto Carvalho, para o quadriênio 2018-2021.) 

Marcada por um ato politico-cultural a nova diretoria foi empossada no dia 05 de janeiro de 2018, com um grande espetáculo na quadra do Sindicato dos Bancários no centro da capital paulista. 

LEIA TAMBÉM: | Nova diretoria do Sindicato dos Artistas de SP toma posse na segunda(5), em cerimônia aberta ao público

A cerimônia de posse reuniu mais de mil artistas e técnicos representantes das principais cidades-polos do Estado de SP, tornando-se um evento histórico no segmento artístico e cultural, de repercussão nacional. 

A posse de da nova diretoria marcando o início de um momento de renovação no sindicato, que até então havia sido comandado por mais de três décadas pela atriz Lígia de Paula“Assumimos o sindicato dentro de um cenário político no mínimo muito estranho”, declarou na ocasião o presidente eleito, Dorberto Carvalho
Presidente do Sated/SP, Dorberto Carvalho, na cerimônia de posse em janeiro de 2018. (Foto: Divulgação)
COM UMA subsede instalada apenas na cidade de Sorocaba, o Sated/SP busca agora uma aproximação maior com o interior paulista. "Precisamos criar subsedes nos polos regionais, como Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto e Campinas."

Em maio deste ano Dorberto Carvalho ressaltou, pela imprensa, que a criação de uma subsede em Rio Preto é uma das prioridades da nova diretoria do Sated/SP“Rio Preto é um polo cultural importante, e não apelas por causa do FIT (Festival Internacional de Teatro). São muitas as iniciativas, principalmente na área das artes cênicas. Mas a cidade também tem muitas agências de modelo, um segmento muito representativo para o sindicato". 

"Em nossa expansão para o Interior, a criação do polo de Rio Preto é uma das prioridades justamente por conta desse perfil", declarou o presidente em maio, em matérias publicadas nas mídias. 

Registro:
'PROFISSÃO ARTISTA'

A ATUAL diretoria do Sated/SP iniciou sua gestão em 2018 tendo como tarefa lutar contra a derrubada da obrigatoriedade do registro profissional de artista (DRT) para exercício da profissão, que estaria sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), conforme notícias amplamente divulgadas na imprensa. 

A profissão de artista foi regulamentada em 24 maio de 1978, data na qual foi estabelecida a obrigatoriedade de registro profissional no Ministério do Trabalho

LEIA TAMBÉM: | Artistas se unem contra decisão do STF que pode impor o fim do Registro Profissional de Artistas e Técnicos

Em 2013, porém, a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 293, ajuizada pela Procuradoria Geral da República (PGR), questionou os dispositivos da Lei 6.533/1978 e do Decreto 82.385/1978 - regras que tratam das condições para o exercício das profissões de artista e técnico.

Para o presidente do Sated/SP, o impasse em torno da obrigatoriedade da DRT era na ocasião uma das iniciativas para tentar diminuir o poder de atuação dos sindicatos trabalhistas no País, que tem como mote as medidas do presidente Michel Temer para reformular a legislação trabalhista. "Diante desse monte de ataques, conseguimos resistir", comemorou ele à época.

LEIA TAMBÉM: | Pressão da classe artística funcionou: STF adia julgamento sobre a profissão de Artista e Técnico

➥SERVIÇO      
AÇÕES INTEGRADAS DO SATED/SP
Quinta-feira (13) e sexta-feira (14)
Em: São José do Rio Preto (SP)


➤ Dia 13:  BANCA DE AVALIAÇÃO    

Às 9h - Avaliação de Pastas
Às 11h - Palestra de Capacitação

Local: Círculo Operário Riopretano
R. Dr. Luiz Américo de Freitas, 65 – sl12
São Jose do Rio Preto (SP).


➥ INFO.:   Sobre etapas do processo, 

exigências e requisitos, pelo site: 
www.satedsp.org.br/

➤ Dia 14:   BATE PAPO             

➧COM A ATRIZ DENISE FRAGA
Ás 14h30 - ➥SESI Rio Preto (SP)
Rua Duque de Caxias, 4556 

➥CONVITES: (grátis)
Obs.: Convites para o bate papo 

são limitados para 60 pessoas
Retirada no mesmo local, 
1h antes do evento. 

➤ MAIS +     
➧Tel.: (15) 3326-6566
➧WhatsApp: (15) 98115-0642
➧E-mail: 
regionalsorocaba@satedsp.org.br
A/C: Ângela / Luis Sandei.

➤REALIZAÇÃO:        
SATED/SP - Sindicato dos Artistas e Técnicos em
Espetáculos de Diversão do Estado de São Paulo.

Av São João, 1086, cj 401 – 4º andar - Centro

São Paulo (SP) – CEP: 01036-100

➦ DIRETORIA EXECUTIVA                 
SATED/SP - Quadriênio 2018/2021
  • Presidente: Dorberto Carvalho
  • Vice- presidente: Reginaldo S. Ribeiro
  • Secretária Geral: Ana Souto
  • Diretor Financeiro: Roberto Pereira
  • Diretor Administrativo: Luis Sandei
  • Diretor de Patrimônio: Jandilson Vieira
----------------------------------------------------------------
➥Postado por: CLÓVIS ASSIS ATORES & MÍDIAS  
➧Atualizado em: 11/12/2018 ás 19h20 

➧MARCADORES | >ARTES, >AUDIOVISUAL, >CINEMA, >CIRCO, >DANÇA,>EDITAIS, >MODA, >POLITICA CULTURAL, >SATED São Paulo, >TEATRO