quinta-feira, 18 de abril de 2019

ARTES | Exposição da artista e escritora Laura Barbeiro leva atividades artísticas e literárias às bibliotecas municipais

Contemplada pelo Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de SP), a exposição artístico-literária 'Dentes De(leite): Narrativas Visuais', que ocupa Bibliotecas Municipais de Rio Preto e cidades da região Noroeste Paulista, chega a Auriflama dia 22 de abril.

Exposição de Laura Barbeiro remete ao imaginário infantil. 
(foto: Ricardo Boni) 
➧ Por Clóvis Assis       
 A t o r e s   &  M í d i a s

A LITERATURA é a arte da palavra, mas não apenas isso: “A literatura existe através da linguagem, ou melhor, apesar da linguagem”, descrevera certa vez o escritor e poeta argentino Jorge Luis Borges (1899—1986).

Um diálogo fértil entre as artes visuais e a literatura inspirou um projeto de Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais —idealizado pelo fotógrafo Jorge Etecheber, com coordenação e autoria da artista e escritora Laura Barbeiro— objetivando envolver o público infantil.

Contemplada pelo edital numero 38/2018 do Proac (Programa de Ação Cultural, SP), a Exposição 'Dentes De(leite): Narrativas Visuais', assinada pela artista plástica rio-pretense Laura Barbeiro reúne 
ilustrações acompanhadas por 30 narrativas em prosa poética.

A mostra itinerante, que remetem a memórias da infância, teve inicio no dia 25 de março na cidade de Monte Aprazível (SP). 

E a partir do dia 22 de abril, o projeto estará em cartaz na Biblioteca Municipal de Auriflama (SP), com exposição até o dia 13 de maio.

►continue a ler depois da publicidade▼
PARCERIA CULTURAL A&M | ANACAPRI RIO PRETO - informe publicitário
 CLIQUE AQUI e Confira: INSTAGRAM/@anacapririopreto 

"Vamos rodar por seis cidades do interior de São Paulo levando ilustrações e textos, através de jogos e atividades arte educativas para crianças e todas as idades", anunciou Laura Barbeiro em seu perfil oficial no Facebook

O projeto passará por seis bibliotecas do interior paulista: São José do Rio Preto cidade natal da artista—; Votuporanga; Monte Aprazível; Auriflama; Catanduva e Santa Fé do Sul.



'Meu processo criativo tem um quê de autobiográfico', declara Laura Barbeiro

A PARTIR da mostra de pinturas e narrativas textuais, o projeto é desenvolvido por meio de atividades através do entrelaçamento entre essas duas manifestações artísticas.

O universo lúdico criado pela autora no projeto 'Dentes De(leite)' é imerso numa ponte entre imagem e palavra. Ambas, fundidas e ao mesmo tempo em paralelo, levam ao caminho de uma narrativa costurada pela sua poética apoiada em imagens.


“A exposição remete ao imaginário infantil e por essa razão, inevitavelmente, o meu processo criativo tenha um quê de autobiográfico”, comenta Laura.

NESSE JOGO inventivo proposto por Laura Barbeiro, as narrativas visuais são criadas entre imagens, confeccionadas com técnica mista de desenho, pintura e colagem sobre papel. 
“Cada uma dessas ilustrações encerra em si uma mensagem, assim como os textos. Um complementa o outro", explica.

"São as divagações da cabeça de uma criança, como reflexões sobre a vida, mas dentro daquele universo próprio de uma criança, simples, mas que ao mesmo convida à reflexão”, conceitua a pintora.

Atividades lúdicas no projeto de Laura Barbeiro.(Foto/Ricardo Boni)
Aberta a todos os públicos, as atividades lúdicas e educativas do projeto Dentes De(leite) são direcionadas, prioritariamente, aos alunos da rede municipal de ensino e de projetos sociais. 

As ações pedagógicas propostas como Jogos e brincadeiras relacionados às obras expostas, instigam e aproximam o público da exposição e, por conseguinte, da relação existente entre arte e literatura nas narrativas visuais. 
Projeto Dentes De(Leite) de Laura Barbeiro (Foto: Ricardo Boni)
A exposição Dentes de(leite) ficará disponível para a apreciação pública na Biblioteca Municipal de Auriflama, de 22 de abril a 13 de maio, da cidade, de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para agendar visitações é preciso entrar em contato com a Biblioteca Municipal, pelo telefone (17) 3482-2733 ou presencialmente na Rua João Pacheco de Lima, 5013.

Em cada uma das seis cidades paulistas a exposição permanecerá aberta ao público pelo período de três semanas. As próximas datas serão definidas a partir de maio.
Laura Barbeiro (Foto: Reprodução/Facebook)
LAURA BARBEIRO:
'As crianças são tocadas pelos textos e ilustrações'

A ARTISTA plástica e escritora Laura Barbeiro é formou-se em Artes Visuais pela Unicamp (SP) em 2012. Em 2017 realizou a primeira edição da exposição Dentes de(leite): Narrativas visuais, através do edital Prêmio Nelson Seixas de Artes Visuais Lei municipal de incentivo à cultura de São José Rio Preto (SP). 

Dentre os projetos realizados pela artista, também se destaca o prêmio do edital 'Ocupação Artística do Sesi', pelo qual produziu o mural ilustrativo 'Histórias do Fio do Telefone' instalado no Sesi Sumaré (SP).

Laura conta que a abertura da temporada 2019 do projeto Dentes De(Leite) 
premiado com o incentivo do Proac, teve "um grande retorno" na exposição de estreia, realizada dia 24 de março na cidade de Monte Aprazível (SP).

“Como a exposição tem muito haver com o mundo imaginário em que vivem as crianças, eu senti que elas foram tocadas pelos textos e ilustrações da exposição"comemora a artista rio-pretense.

O projeto 'Dentes De(leite): Narrativas Visuais'é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.



➯SERVIÇO.::: 
Dentes De(leite): Narrativas Visuais

Biblioteca Municipal de Auriflama (SP)
De 22 de abril a 13 de maio/2019
Segunda a Sexta-feira,
Das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

AGENDAR VISITAÇÕES:
Tel.: (17) 3482-2733 ou 
Rua João Pacheco de Lima, 5013.
Auriflama (SP).
-------------------------------
➱Fn:  Fernanda Peixe
BoniPeixe Comunicação 


-------------------------------------
➧Editado por:
 

A&M | CLÓVIS ASSIS-ATORES & MÍDIAS | Rio Preto, SP

➧Publicado em: 
quinta-feira, 18/abril/2019 às 22h25min 

#TAGS➧ >ARTES PLASTICAS, >BONIPEIXE.COMUNICAÇÃO, >CULTURA,>EDUCAÇÃO, >LITERATURA, >SECRETARIA CULTURA-Rio Preto, ExposiçãoPrêmio Nelson Seixas