Apresentação de dança no Mercado Criativo deste domingo em Rio Preto. (Foto: Reprodução/Vídeo) |
A t o r e s & M i d i a s
➯15/09/2019, 22h55
O motivo foi a realização da Feira Mercado Criativo, que atraiu um público ávido por artes e cultura na Rua Santa maria, 559, no Jardim Europa - sede da Toca do Pererê (local para a realização de encontros, festas e apresentações).
O evento, que começou às 15h, contou com manifestações artísticas como dança, discotecagem, poesia, literatura, obras de arte, troca de livros, produtos artesanais, além de performances teatrais e musicais...
A Feira Mercado Criativo (Arte & Cultura) foi criada e idealizada por Alex Cardoso, presidente da Apatru - Associação Preventiva de Assistência as Vítimas de Trânsito e Fundador e coordenador do Projeto Ocupa Ação Cultura.
Segundo o produtor cultural, a Feira busca incentivar entre os operários da arte o empreendedorismo no segmento da Economia Criativa. "A ideia é unir as mais diversas artes e trabalhos, com a oferta dos bens de serviços ou produtos de produção criativa", completa ele.
"Estamos abrindo portas para novas ações, integrando a arte local, valorizando a nossa cultura, ao promovermos em um dos bairros mais antigos e badalados da cidade, uma feira a circulação sociocultural, elevando o bem estar e compartilhando de ideias produtivas, onde artistas, produtores criativos, músicos, colecionadores e população em geral tenham um dia de lazer." explica.
Alex Cardoso conta que a proposta da Feira Mercado Criativo, como aconteceu neste domingo, é tornar-se um encontro mensal.
"Nossa intenção é que mensalmente tenhamos uma feira criativa, com diversas ações e intervenções artísticas para que a população de Rio Preto tenha um espaço de lazer a céu aberto, assim como acontece as praças Benedito Calixto e Republica em São Paulo", diz ele.
"Que nossas ruas virem palco e cenário de Arte & Cultura para toda população, agregando valores comerciais, econômicos e sustentáveis!", conclui.
Luana e o esposo Warley foram destaques na Feira Mercado Criativo, evento idealizado por Alex Cardoso (Foto: Divulgação) |
O Mercado Criativo nasceu em 2013 com o nome Quintal Cultutal CTB, cuja sede era um centro cultural que fomentava a arte, a cultura e o empreendedorismo.
Como fundador do Projeto Sociocultural Ocupa Ação Cultura, Alex Cardoso conta que há quatro anos vem desenvolvendo ações culturais nas periferias de Rio Preto e cidades vizinhas como Jaci, Bálsamo e Mirassol, ajudando inclusive entidades sociais em seus projetos.
Ele cita como um dos exemplos as ações desenvolvidas no Lar de Fátima. "Todo o projeto de revitalização foi criação nossa, dando mais vida e qualidade de vida beneficiando tanto aos que lá trabalham quanto aos moradores do bairro".
PARCERIAS
"Nossa parceria com a Toca do Pererê agregou ainda mais qualidade aos projetos, assim como com a Apatru, que conseguiu a partir do ano passado tornar-se um ponto de cultura oficial do MINC", conta Alex.
"Além de instituições como a FETARRP/GTR/BALÉ DE RIO PRETO isso traz ainda mais qualidade aos trabalhos e acrescermos valores economicos com a arte criativa, firmar parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico a fim de juntos criarmos e promovermos o Seminário de Mídias, Entretenimento e Economia Criativa de Rio Preto e Região", explica
"A cada mês buscaremos envolver novas ações e agregar mais valores culturais e empreendedores a Feira Mercado Criativo.", conclui Alex Cardoso.
-----------------------------
➧EDITADO POR:
➧EDITADO POR:
Clóvis Assis é Ator e Jornalista.
Escreve sobre Pessoas, Artes & Meios.
Escreve sobre Pessoas, Artes & Meios.
➧PUBLICADO EM: