domingo, 1 de setembro de 2019

ARTES | As 'Marias' da artista Germana Zanetti estão de volta em nova mostra com 20 obras das personagens em diferentes profissões

Desde a quinta (29/08), as "meninas" criadas pela pintora protagonizam a exposição 'Maria, Maria é o dom...', em cartaz no Espaço Cultural Iguatemi. A mostra, com curadoria de Patricia Braile Verdi, faz parte do Projeto Identidade (parceria do Núcleo de Economia Criativa da Acirp com o Shopping Iguatemi São José do Rio Preto) e ficará aberta ao público até 9 de outubro.
A artista plástica Germana Zanetti volta ao Espaço Cultural Iguatemi em nova exposição. (Foto: Reprodução/Facebook)
Clóvis Assis -Redação  
   A t o r e s  &  M i d i a s
➯01/09/2019, 21h30

AS 'MARIAS' da artista plástica e arquiteta Germana Zanetti estão de volta às molduras. Desde a última quinta-feira (29), as "meninas" criadas pela pintora são as atrações da exposição 'Maria, Maria é o dom...', em cartaz no Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto. 

A nova mostra de artes, assinada por Germana e com curadoria da advogada e empresária Patrícia Braile Verdi, faz parte do Projeto Identidade, parceria do Núcleo de Economia Criativa da Acirp com o Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP).

Nesta nova instalação, a artista apresenta suas já conhecidas personagens em novas versões. São 20 trabalhos em acrílico sobre tela retratando as profissões. Cada 'Maria' representa um dom ou talento.

A exposição tem visitação gratuita e fica em cartaz até 9 de outubro, no Espaço Cultural Iguatemi.
Exposição "Maria, Maria é o dom..." de Germana Zanetti
(Foto: Reprodução/Facebook)
Para conceber as obras desta coleção, Germana "levou suas Marias para um mergulho no universo profissional das mulheres". São criações inéditas da já consagrada série 'Marias', idealizada e produzida pela artista desde 2015.

“O objetivo é que o público seja direcionado a apreciar o que há de multifacetado, moderno e encantador nos poderes, na resolutividade, na eficácia e na plenitude da mulher, seja qual for o campo de trabalho escolhido”, ressalta Germana.

As Marias desta coleção da artista evidenciam tanto espectros das virtudes humanas, como também características profissionais das
 diversas versões retratadas: Maria cabeleireira; Maria advogada; psicóloga; escritora; médica; arquiteta; musicista e veterinária. 

Inclusive profissões mais novas para o mundo feminino, como a blogueira e a jogadora de futebol. “A aposta é na versatilidade, na força, no amor e na intensidade com que as mulheres se entregam ao trabalho e às suas realizações”, destaca a artista.

⏩CONFIRA: 
FOTOS DA VERNISSAGE


'Maria é o dom, é a garra e a força das mulheres na canção de Milton Nascimento', diz curadora

Para assinar a curadoria da mostra,
Germana Zanetti escolheu a advogada e empresária Patrícia Braile Verdi, que inclusive sugeriu o título da nova série da artista. 

"'Maria, Maria é o dom...' resume a garra e a força do potencial das mulheres na pluralidade da canção de Milton Nascimento, que exalta o som, a cor e o suor das Marias", conceitua Patrícia
A curadora Patricia Braile Verdi e a artista Germana Zanetti (Reprodução/Facebook)
“Marias somos todas nós, a dose mais forte e que encanta e melhora o mundo com suavidade e estratégias“, identifica a curadora.

A exposição tem visitação gratuita e fica em cartaz até 9 de outubro, no Espaço Cultural Iguatemi, no Piso Superior do Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto.


Projeto Identidade
O projeto Identidade promove exposições no Espaço Cultural Iguatemi, valorizando artistas locais e democratizando o acesso à arte, por meio da parceria com o Núcleo de Economia Criativa da Acirp. 

Dedicado à arte e à cultura, o local foi inaugurado junto com o shopping, em 2014, com objetivo de aproximar artistas e obras de arte do público da região. 

O espaço fica no Piso Superior do shopping e a visitação às exposições é gratuita e aberta ao público diariamente, de acordo com os horários de funcionamento do empreendimento.