terça-feira, 21 de janeiro de 2020

LITERATURA | 'A Metamorfose', de Franz Kafka, é tema de bate-papo no Sesc Rio Preto com o professor doutor na UNESP, Zé Pedro Antunes

O encontro, que acontece na quinta (23) na biblioteca do Sesc em São José do Rio Preto (SP) faz parte do projeto #Contexto que promove o diálogo a partir dos livros mais lidos no Brasil e no mundo.

Da Redação        
➮21 jan 2020, 22h50


A MAIS célebre novela do escritor tcheco Franz Kafka, 'A Metamorfose' é uma das mais importantes de toda a história da literatura.

A obra que trata da história de um caixeiro-viajante, o famoso Gregor Samsa, transformado em inseto monstruoso será tema de um debate literário que o Sesc São José do Rio Preto (SP) promove na próxima quinta-feira (23), às 19h30 na biblioteca da unidade. 
>Publicidade>


Para mediar o bate-papo o Sesc Rio Preto convidou o professor doutor na UNESP, José Pedro Antunesgraduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestrado (1989) e doutorado (2001) em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas. 

>Publicidade>


Zé Pedro que atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho vai dialogar com convidados e plateia sobre as personagens, enredo, o contexto e todo o universo do entorno literário da obra de Kafka

O encontro faz parte do projeto #Contexto realizado mensalmente pelo Sesc Rio Preto, com o intuito de promover o diálogo com os convidados, a partir da lista dos livros mais lidos no Brasil e no mundo.  A atividade é gratuita, com classificação de 14 anos.
No bate-papo, Zé Pedro fala sobre a 'Metamorfose' de Kafka, uma célebre novela que coloca o leitor diante do caixeiro-viajante Gregor Samsa, que certo dia acorda transformado num inseto gigante, descrito no livro como semelhante a uma barata. 

A obra retrata as dificuldades que Gregor enfrenta, após ser transformado em inseto, tanto com sua família quanto com as pessoas de fora. A relação de Gregor com a família é mostrada na história em três períodos. 

>Publicidade>
------------------

No primeiro momento, a família sente medo; no segundo aceita Gregor, mas o esconde do mundo e já no terceiro, sente ódio por ele, o vê como um peso morto e quer se livrar dele.

A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.
Literatura Sesc Rio Preto, projeto #Contexto (Foto: Anderson Carvalho)
➧SERVIÇO: 
Bate-papo:
A METAMORFOSE

Com José Pedro Antunes,
professor doutor na UNESP.


» Dia 23, quinta, 19h30
» Sesc Rio Preto
» Biblioteca. 50 pessoas
» 14 anos | Grátis

➧MAIS+
sescsp.org.br/A+METAMORFOSE
---------------------
➧Com Assessoria
--------------------

➧EDITADO POR:
CLÓVIS ASSIS | ATORES & MÍDIAS
Ator, Jornalista e Redator

➧PUBLICADO EM:
Terça, 21/01/2020
às 23h00 | Rio Preto, SP

➧TAGS/MARCADORES:

>CULTURA, >EDUCAÇÃO, >LITERATURA, >SESC RIO PRETO, livro
-----------------------------
➧ INCENTIVO CULTURAL: