terça-feira, 5 de novembro de 2019

TEATRO | Espetáculo infantil 'Super Cerrpinho', da Cia. Livre, ensina sobre a economia e o uso seguro da energia elétrica

Depois da pré-estreia fechada para a equipe da empresa CERRP Rio Preto, a Cia. Livre Produções Artísticas, de Rio Preto (SP), inicia a temporada de apresentações da peça 'Super Cerrpinho - Uso Consciente da Energia Elétrica' pelo interior paulista.
Clarice Papani, Anderson Niels e Nilza Yara: protagonistas do novo espetáculo da Cia. Livre (Foto: Divulgação)
por Clóvis Assis       
A t o r e s  &  M i d i a s
➯5/11/2019, 20h45

SE O UNIVERSO da energia elétrica parece muitas vezes abstrato para as crianças e, por isso, difícil de entender, com o personagem infantil Super Cerrpinho tudo se torna mais fácil e divertido.

Com as aventuras deste novo herói do teatro infantojuvenil, adquirir o conhecimento sobre a conscientização ambiental por meio das Artes Cênicas, ganha novos contrastes e até cores diferentes, de forma lúdica, humorada e muito divertida. 

"Não demorar no banho. Desligar a TV antes de dormir. E não ligar todos os aparelhos elétricos numa mesma tomada"Estes são alguns dos ensinamentos essenciais para o uso seguro e consciente da energia elétrica, tratados no espetáculo 'Super Cerrpinho - Uso Consciente da Energia Elétrica'

A temporada da nova montagem da Cia. Livre Produções Artísticas, de Rio Preto (SP), estreou na última sexta-feira (1º/11) na Câmara Municipal da cidade de Ipiguá (SP) após avant premiére fechada para a diretoria e equipe da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto).
'Super Cerrpinho' da Cia. Livre Produções (Foto: Divulgação)
A peça 'Super Cerrpinho...' faz parte do Programa de Conscientização Sobre a Maneira Correta de Se Utilizar Energia Elétrica que a CERRP Rio Preto está levando para os estudantes do interior paulista. A próxima apresentação será dia 29 de novembro, às 19h30, no Salão Paroquial do município de Mendonça (SP). 

Escrita e produzida pela trupe da Cia. Livre exclusivamente a pedidos da empresa a peça mostra de forma bastante interativa que pequenas atitudes no dia-a-dia são essenciais para a segurança, para a economia de energia e principal para poupar e sobrar dinheiro no bolso. 

----------------------------
CONTINUE A LER:

Após o Informe Publicitário:

----------------------------

De acordo com Leandro Aveiro, ator e diretor da companhia rio-pretense, após as apresentações neste mês de novembro a temporada continua em 2020. No mês de janeiro as cidades de Nova Aliança (dia 10) e Onda Verde (dia 24) irão receber o espetáculo. 

"No dia 14 de fevereiro já está agendada uma apresentação em Rio Preto; e em 06 de março será a vez da cidade de Nova Itapirema", anuncia Leandro.

Outros municípios da região, como Engenheiro Schimdt, também estão no roteiro da turnê no próximo ano, com datas e locais ainda a definir.

"A idéia é, de até o final de 2020, levar essa apresentação para os estudantes das primeiras séries do ensino fundamental nas escolas das comunidades atendidas pela CERRP", afirma a diretoria da empresa por meio de matéria publicada no site oficial da instituição, presidida por Odair Milhossi.

O presidente da CERRP Rio Preto, Odair Milhossi, declara que o objetivo do programa é levar informação, diversão e orientações para as comunidades servidas pela empresa no interior do Estado de São Paulo

“Começamos com as crianças para que elas ajudem a disseminar hábitos corretos sobre o uso da energia”, afirmou ele, em matéria publicada na segunda-feira (4) no site oficial da CERRP.

"Com dicas simples e de fácil aplicação, brincadeiras e uma linguagem lúdica, os estudantes se divertem e aprendem a economizar energia e a contribuir para a preservação do meio ambiente", conclui.


KIT DE BRINDES PARA QUEM ASSISTIR AO ESPETÁCULO

Ainda de acordo com a informação do site da CERRP, quem comparecer para assistir a peça teatral no próximo dia 29 de novembro no Salão Paroquial de Mendonça (SP), ganhará um kit com alguns brindes personalizados. 

"Entre esses brindes estão uma trena métrica, uma caneta esferográfica, um calendário de geladeira e um exemplar do boletim informática. Além disso ganharão um número na entrada e quem permanecer até o final concorrerá ao sorteio de uma bicicleta", comunicou a CERRP Rio Preto.
'Super Cerrpinho' da Cia. Livre Produções  (Foto: Divulgação)
'Com energia não se brinca', adverte o herói Super Cerrpinho

NO ESPETÁCULO, escrito pela atriz e dramaturga Clarice Papani e dirigido por Leandro Aveiro, a engraçada Genézia (personagem de Nilza Yara) é um exemplo de quem faz com consciência o uso correto na energia elétrica. 

Já sua irmã Jeruza (vivida por Clarice Papani) faz tudo errado: não tem a menor noção de como contribuir para um menor consumo de energia elétrica, e de que forma colaborar com o meio ambiente.

Com isso Super Cerrpinho (interpretado pelo ator Anderson Nielsé chamado para um atendimento na casa onde moram as duas irmãs. Ao desenrolar da história ele interage com o público, faz perguntas e, realizando diversas brincadeiras, dá dicas sobre os cuidados que se deve ter em dias chuvosos para se evitar acidentes com os raios. 

O super-herói adverte, também, do perigo com a ligação de vários aparelhos numa mesma tomada e alerta que não se deve plantar árvores de grande porte debaixo das fiações elétricas. “Com energia não se brinca”, alerta o super-herói.

“Nada melhor do que aprender brincando e interagindo. A temática proposta por meio do teatro instiga o público a perguntar, a interagir. Isso facilita o aprendizado e a reflexão sobre o consumo responsável da energia elétrica", declarou Leandro Aveiro em entrevista ao Blog Atores & Mídias.
'Super Cerrpinho' da Cia. Livre Produções (Foto: Divulgação)
Além do texto Clarice Papani responde ainda pela criação dos adereços do espetáculo, enquanto o músico Ricardo Moisés assina a composição da trilha sonora original e Gisele Amadio pela arte do design gráfico.

De acordo Leandro Aveiro, a concepção do roteiro da peça, que levou três meses para ser produzida, contou com a consultoria de técnicos da CERRP, que colaboraram na criação dos argumentos sobre o tema ambiental.  

"A equipe que participou das reuniões com a gente para a montagem da peça foi formada por: Odair Milhossi (Presidente); Paulo Zanqueta (Recursos Humanos); Alexandre Sanches (Engenheiro Eletrecista e Gerente Técnico); Nivaldo Cangini (Gerente Geral) e Carlos Gonçalves (Coordenador Administrativo e Divulgação)", listou Aveiro em agradecimento à diretoria da CERRP Rio Preto.


⏩SERVIÇO:
Cia. Livre Produções Artísticas
São José do Rio Preto (SP)



➦ MAIS+  
➦📱Info.: 
(17) 98803-7662 (Leandro Aveiro)
(17) 98815-6360 (Anderson Niels)


➧E-mail:

 cialivredeteatro@yahoo.com.br  
Facebook/cialivredeteatroriopreto
Instagram/@cialivreteatroriopreto
Instagram/@leandroaveirooo 

---------------