quinta-feira, 28 de novembro de 2019

FOTOGRAFIA | Jorge Etecheber estreia a exposição 'O olhar sensível: O Invisível da Cidade' no novo terminal urbano de Rio Preto

Com o objetivo de estimular novos olhares sobre a paisagem urbana, a instalação inédita de obras fotográficas de Jorge Etecheber entra em cartaz nesta sexta (29), no novo terminal de ônibus de São José do Rio Preto (SP).
Fotógrafo Jorge Etecheber estreia exposição no novo terminal urbano de Rio Preto.
 (Crédito: Hamilton Pavani/site Diário da Região)

 por Clóvis Assis      
A t o r e s  &  M i d i a s 
➯28/11/2019, 21h43

O FOTÓGRAFO Jorge Etecheber ganha, mais uma vez, destaque na cena cultural rio-pretense. Seu novo projeto de artes fotográficas sobre a paisagem urbana será um marco na história da emancipação política da cidade de São José do Rio Preto (SP). 

Sua mais recente série de retratos, a exposição 'O Olhar Sensível: O invisível da Cidade', é um dos destaques da inauguração do Novo Terminal Rodoviário Urbano de Rio Pretoobra que começa a funcionar aos usuários a partir deste sábado (30). 

Instalada na entrada principal do novo terminal, à Rua Bernardino de Campos, a mostra será aberta nesta sexta-feira (29), às 9h. Nela o fotógrafo apresenta, em painéis de grandes dimensões, fotos inéditas tendo a própria cidade e seus moradores como protagonistas.
Foto inédita da nova exposição de Jorge Etecheber. (Divulgação)
O projeto de Jorge Etecheber foi contemplado pelo edital de concurso cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, da Lei de Fomento Cultura para Todos / Prêmio Nelson Seixas (modalidade Artes Visuais – Fotografia). 

Concebida para ocupar uma área de 3 metros quadrados, a exposição recorre a ampliações gigantes e transparentes de imagens de lugares conhecidos da cidade de Rio Preto.

Segundo Etecheber, cada obra possibilita que cada visitante possa fazer o seu próprio 'enquadramento fotográfico'. "Seja pela frente, pelo verso ou até mesmo a partir da sobreposição de todas as obras que ocupam o espaço expositivo", destaca o fotógrafo. 
Foto inédita da nova exposição de Jorge Etecheber. (Divulgação)
“Uma forma criativa e instigante de repensar os "olhares acostumados" da população, congregando, compartilhando, contribuindo, questionando e jogando luz à diversidade de visões que possam surgir do contato entre o espectador e a obra”, afirma Etecheber.

A exposição foi concebida pelo fotógrafo, em 2018, a partir das provocações do projeto MOLA, uma iniciativa do Sesc Rio Preto, que buscou tirar os artistas locais da "zona de conforto".
Foto inédita da nova exposição de Jorge Etecheber. (Divulgação)
O projeto é resultado de exercícios teóricos e práticos realizados ao longo de dez meses, sob coordenação do artista transdisciplinar Fernando Velásquez e do artista e pesquisador de novas mídias Lucas Bambozzi.

A exposição fica disponível para visitações de 29/11 a 29/12, no horário de funcionamento do terminal urbano. 

O Olhar Sensível: O invisível da Cidade contará ainda com duas visitações monitoradas pelo fotógrafo: nos dias 09 e 16 de dezembro, das 11h às 13h e das 17h às 19h. 
Jorge Etecheber: ícone da fotografia em Rio Preto.
 (Crédito: Guilherme Baffi/site Diário da Região)
➧ETECHEBER: 28 ANOS DE 'FOTOPROFISSIONALISMO'

O FOTÓGRAFO 
Jorge Etecheber completa em 2019 quase três décadas de carreira na área do "fotoprofissionalismo", atuando principalmente na área de fotografia publicitária e têm suas imagens estampadas em catálogos, revistas, banners, outdoors, entre outros suportes. 

Paralelo ao meio publicitário, ele também desenvolve o trabalho na área cultural, captando imagens de diversas manifestações artísticas, como teatro, dança, shows, artes plásticas, etc. 

Ao longo da sua carreira já fez várias exposições fotográficas de atividades artísticas em espaços alternativos e ministra oficinas e cursos de fotografia.

⏩SERVIÇO+
'O olhar sensível: O invisível da cidade'
Fotógrafo Jorge Etecheber


De 29/11 a 29/12 de 2019 
Novo Terminal Rodoviário Urbano de Rio Preto 
Entrada principal - Rua Bernardino de Campos.
São José do Rio Preto (SP)

⏩MAIS+
Jorge Etecheber – Estúdio Fotográfico
Rua Silva Jardim, 4053 – Santa Cruz 
São José do Rio Preto

Com: BoniPeixe Comunicação