quarta-feira, 13 de novembro de 2019

SARAU POÉTICO | Escritores e poetas marcam encontro em livraria de Rio Preto para celebrar a literatura e os 'Elos da Língua Portuguesa'

Aberto ao público, Sarau organizado pela escritora Samira Camargo acontece nesta sexta (15/11) na Livraria Leitura no Shopping Iguatemi Rio Preto; Evento terá a presença de Maria Graça Melo, presidente da Associação Portuguesa de Poetas e Embaixadora do Porto Histórico e Medieval.

Sarau Poético: as escritoras Maria Graça Melo e Samira Camargo marcam novo encontro literário em Rio Preto (Reprodução/Facebook)
 por Clóvis Assis       
A t o r e s  &  M i d i a s
➯13/11/2019, 23h45

COM O objetivo de unir amantes da poesia de diversos países e origens, a brasileira Samira Camargopresidente do projeto Tertúlia Lusófona (TL), realiza mais um movimento literário extensivo aos eventos de lançamento, no Brasil, da antologia 'Elos da Língua Portuguesa'.

Para tanto, a escritora rio-pretense, em parceria com João Paulo Vani, organiza novo encontro entre escritores, poetas e apreciadores das artes literárias, em torno de um Sarau Poético que acontece nesta sexta-feira (15/11), a partir das 17h, na Livraria Leitura do Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto (SP/Brasil).

Com participação gratuita e aberto ao público, o evento contará com a ilustre presença da escritora Maria Graça Melo, presidente da Associação Portuguesa de Poetas e Embaixadora do Porto Histórico e Medieval

Com 80 livros publicados, sua biografia inclui oito livros temáticos, 30 livros infantis, 40 livros de poesia e dois livros de prosa, além de inúmeras participações em antologias literárias. 

A poetisa, residente em Portugal, está em terras brasileiras para a 'libération du livre' de 'Elos da Língua Portuguesa' (HN Editora), obra publicada em co-parceria pela Academia Brasileira de Escritores (Abresc), Associação Portuguesa de Poetas (APP) e o projeto Tertúlia Lusófona (TL). 

A mais recente aparição pública de Maria Graça Melo no Brasil ocorreu na avant-premiére do lançamento internacional de 'Elos...' durante Café Cultural realizado no último sábado (9/11) no Riopreto Shopping Center, em Rio Preto (SP/Brasil). 
'Elos da Língua Portuguesa' reúne escritores dos noves países lusófonos. (Divulgação)
O Sarau Poético, que acontece nesta sexta, 15 (feriado da Proclamação da República), contará também com a participação de outra ilustre poetisa: Roselís Batista R escritora que se divide entre o Brasil e a França

De acordo com Samira Camargo, este encontro é para quem gosta de poesia e literatura. “O Sarau é uma oportunidade de reunir escritores, poetas e admiradores, apreciando a declamação de poesias e participando de um momento de celebração da literatura de língua portuguesa”, explica.
A antologia 'Elos da Língua Portuguesa' idealizada a partir do projeto Tertúlia Lusófona, presidido pela escritora e professora brasileira Samira Camargo  terá outros dois lançamentos ainda este ano em duas capitais do Brasil: dia 3 de dezembro, em São Paulo (SP); e dia 7 de dezembro, em Recife (PE). 

E para a agenda de 2020, está programado um segundo ciclo de lançamentos da obra na Europa. O roteiro internacional abrange países como Portugal, França, Suíça e depois Alemanha.

O livro é o primeiro de uma série de dez publicações envolvendo 33 escritores dos nove países lusófonos: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A publicação é uma iniciativa da Academia Brasileira de Escritores (Abresc), sediada em Rio Preto, da Associação Portuguesa de Poetas (APP) e da Tertúlia Lusófona.
⏩SERVIÇO: 
Sarau Poético

➯Sexta, 15 de novembro/2019, às 17h
Local: Livraria Leitura (Espaço Cultural) 
Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP)
➥Participação gratuita

-------------------