segunda-feira, 11 de novembro de 2019

CULTURA | Em parceria com Senac e Sebrae SP, Acirp Rio Preto promove 1º Fórum de Economia Criativa da região Noroeste Paulista

Com o tema 'Território Criativo' o objetivo do evento ―que acontece dia 19/10, em São José do Rio Preto (SP)― é apresentar o conceito de Economia Criativa e além de propostas e desafios para o desenvolvimento sustentável no setor.


 por Clóvis Assis       
A t o r e s  &  M i d i a s
➯11/11/2019, 21h45

O NÚCLEO de Economia Criativa da Acirp (NEC/Acirp), em parceria com o Senac Rio Preto e o Sebrae-SP, e apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto (SP), realiza na terça-feira (19 de novembro) um evento inédito em toda a região: o 1º Fórum de Economia Criativa do Noroeste Paulista.

Com o tema 'Território Criativo' o objetivo do evento que acontecerá na unidade do Senac em Rio Preto das 9h às 17h― é apresentar o conceito de Economia Criativa e sua relação com o desenvolvimento de um modelo de gestão compartilhada e sustentável.

O Fórum
 terá palestras de Lídia Goldenstein e José Carlos Aronchi, além de formação de grupos de trabalho para melhores práticas do que será discutido. A participação é gratuita, mas é preciso fazer inscrição pelo link CriativoAcirp
Atriz e produtora Drica Sanches: coordenadora do NEC/Acirp. (Foto/Instagram)
'O objetivo é discutir perfis e habilidades necessários para um empreendimento criativo', diz Drica Sanches

A PRODUTORA CULTURAL e atriz
 Drica Sanches, coordenadora do NEC da Acirp Rio Preto, explica que um dos principais desafios na Economia Criativa está em desenvolver uma visão empreendedora que permita a construção de ações mais sustentáveis, unindo propostas potentes a uma visão de negócios adequada. 

"Nosso objetivo com este 1º Fórum será, portanto, discutir quais perfis e habilidades são necessários para um empreendimento criativo, considerando posicionamento e diferencial de mercado no contexto atual”, afirma Drica, diretora teatral da Cia. Fábrica de Sonhos.
Daniel Rodrigues: diretor cultural e do setor de Serviços da Acirp. (Reprodução/Internet)
'O fomento à economia criativa, promove geração de renda e emprego', diz Daniel Rodrigues

O DIRETOR do Setor de Serviços da Acirp, Daniel Rodrigues, explica que a Economia Criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e na criatividade que gera valor econômico, e o que a move é a criatividade e a inovação como matéria-prima. 

Ele conta que o Fórum contribuirá muito para o desenvolvimento econômico do setor criativo em Rio Preto e região. "Portanto, o processo de criação é tão importante quanto o produto final, ou seja, uma cadeia produtiva baseada no conhecimento é capaz de produzir riqueza, gerar empregos e distribuir renda", diz.

"Ao reunirmos empresários, entidades, setor público e especialistas sobre o tema para pensarem em ações concretas de fomento à economia criativa, promovemos assim, geração de renda e emprego”, reafirma Daniel, que é diretor-proprietário da empresa CCLi e diretor cultural da Acirp desde 2012.

------------------
Informe Publicitário:
----------------

'O Senac-SP atua de forma intensa no desenvolvimento da Economia Criativa', diz Murilo Michel

EM VÍDEO publicado nas redes sociais o diretor do Senac Rio Preto, Murilo Michel, fala da importância da parceria do Senac, do Sesi e da Acirp na realização do 1º Fórum de Economia Criativa do Noroeste Paulista.

Na postagem ele ressalta que este evento "é extremamente importante para a melhoria do desenvolvimento econômico de toda a comunidade de Rio Preto e região", e reafirma o comprometimento do Senac nesta parceria. 

"O Senac tem atuado de forma muito intensa na questão da Economia Criativa e tem ajudado a desenvolver esta cultura em diversas comunidades", declara Murilo no vídeo compartilhado pela Acirp no Facebook.

ASSISTA AO VÍDEO:  


PALESTRANTES:
1º FÓRUM DE ECONOMIA CRIATIVA 


Lídia Goldenstein

Doutora em Economia. Ex-professora da Unicamp, pesquisadora do CEBRAP e comentarista de economia nas TV Cultura e TV Manchete. Foi Diretora da Fundação Bienal de São Paulo de 2012 a 2018.


Exerceu os cargos de assessora da presidência do BNDES, assessora econômica da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo e da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro. 

José Carlos Aronchi

Mestre e doutor em Ciências da Comunicação e consultor de tecnologia e inovação na economia criativa no segmento de negócios da mídia - audiovisual, games e mercado editorial impresso e digital. 
Pesquisa os gêneros e formatos de conteúdo e novos modelos de negócios audiovisuais. 

Realiza projetos de gestão, empreendedorismo e inovação para micro e pequenas empresas e startups. Possui experiência na produção e direção de conteúdo e formatos para multiplataformas digitais e EAD - Educação a Distância e na implantação e coordenação de estúdios de televisão e rádio. 
➧Núcleo de Economia Criativa 
da Acirp Rio Preto

O Núcleo de Economia Criativa da Acirp foi criado em 2016 pela Diretoria de Serviços da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (SP) e hoje conta com a participação de cerca de 30 empresários. 

O NEC Acirp nasceu com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável dos segmentos de serviços criativos como: consumo (design, arquitetura, moda e publicidade); mídias (editorial e audiovisual); cultura (patrimônio, música, artes cênicas e expressões artísticas em geral); e tecnologia (P&D, biotecnologia e TIC).

As reuniões são semanais e acontecem na própria sede da Acirp (Rua Silva Jardim, 3099 – Centro, São José do Rio Preto, SP). Para fazer parte do Núcleo de Economia Criativa é preciso se associar à entidade.



Uma publicação compartilhada por CLÓVIS ASSIS (@clovisassis.atoresemidias) em


⏩OS PRINCIPAIS OBJETIVOS 
DO NEC/ACIRP SÃO: 

➧Formar e fortalecer redes de empreendimentos criativos;

➧Atender demandas de mercado e inovar em processos; 
➧Valorizar a identidade local e disseminar novos modelos de negócios; 
➧Atrair investimentos em novos segmentos de mercado, gerando novas oportunidades de negócios;

E MAIS: 
➧Incentivar negócios (dentro dos segmentos) e gerar inovações e diferenciais competitivos nas cadeias produtivas (por meio da transversalidade); 
➧Promover a educação para as competências criativas por meio da qualificação de profissionais capacitados para a criação e gestão de empreendimentos criativos;
➧Identificar vocações e oportunidades de desenvolvimento local regional e apoiar a maior circulação e distribuição de bens e serviços criativos.

 SERVIÇO: 
1º Fórum de Economia Criativa
da Acirp - Território Criativo


Dia 19 de novembro, das 9h às 17h
➯Local: Senac Rio Preto 
Rua Jorge Tibiriçá, 3518 - Vila Santa Cruz
São José do Rio Preto (SP)

➧INSCRIÇÕES GRATUITAS 
pelo site: bit.ly/CriativoAcirp