sábado, 16 de novembro de 2019

FOTOGRAFIA | Dia da Consciência Negra inspira a exposição 'El Dorado Negro' com retratos assinados por cinco fotógrafos voluntários

Em homenagem à data celebrada em 20 de novembro, o Riopreto Shopping recebe, de 18 a 24/11, a instalação fotográfica organizada pelo Conselho Municipal Afro, com o objetivo evidenciar a diversidade negra na luta contra o racismo e a desigualdade social.

Foto da exposição 'El Dorado Negro'. (Divulgação/Assessoria)
 por Clóvis Assis       
A t o r e s  &  M i d i a s
➯16/11/2019, 22h20

MORTO em 20 de novembro de 1695, o líder quilombola pernambucano Zumbi dos Palmares —um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista— motivou a data em que se comemora o Dia da Consciência Negra no país.

Instituída por decreto via lei federal de 2011 (12.519) 
a homenagem traz um número cada vez maior de eventos que celebram os principais nomes da luta racial no cenário da música, do teatro, da dança, da literatura, do cinema e da política nacionais.

Em São José do Rio Preto (SP) a data será marcada por inúmeras manifestações culturais, dentre estas a exposição fotográfica 'El Dorado Negro', que acontece de 18 a 24 de novembro no Riopreto Shopping Center.

A instalação organizada pelo Conselho Municipal Afro, (CMA) gerenciado pelo conselheiro Alan Amorim, reúne retratos assinados por cinco fotógrafos voluntários, que exploram a diversidade do coletivo AFRO.
Foto da exposição 'El Dorado Negro' (Divulgação/Assessoria)
------------------
Informe Publicitário:
----------------

Portanto, a partir da segunda-feira (18) o público poderá conferir na exposição dezenas de obras fotográficas autorais produzidas por: Milena Aurea; Paulo Berton; Letícia Oliveira; Motirô Fotografia; e Luiz Toyneti

O projeto da mostra 'El Dorado Negro'conta com a diagramação e criação de arte da produtora visual Mariana Souza
Foto da exposição 'El Dorado Negro' (Divulgação/Assessoria)
De acordo com o Conselho Afro Municipal, a exposição tem como proposta ser um veículo na luta incisiva contra o racismo e a desigualdade social, além de levantar a reflexão sobre a importância da cultura africana no Brasil e sobre o desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
Membros do Conselho Municipal Afro de Rio Preto, SP. (Divugação)
“O racismo se manifesta das mais diversas formas no Brasil: está na falta de representatividade de homens e mulheres negras nos espaços públicos, nos guetos de exclusão e pobreza, mas também no imenso número de assassinatos e fome que ocorrem todos os anos”, afirma o gerenciador do projeto.
Foto da exposição 'El Dorado Negro' (Divulgação/Assessoria)
O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. 

A data, dentre outras coisas, sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

O dia 20 de novembro foi escolhido por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.