sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

ARTES | Em homenagem à Dinorath do Valle, festival de dança encerra apresentações dos Núcleos de Artes e Cultura de Rio Preto

O espetáculo 'Bravo, Dinorath!' de Jazz, Ballet, Contemporâneo, Sapateado e Dança de Salão, encerra o ano dos Núcleos Municipais de Cultura da Prefeitura de Rio Preto (SP) neste sábado (14/12), no Teatro Municipal Paulo Moura em honra a artista, professora, escritora e historiadora Dinorath do Valle.

Aulas de dança fazem parte dos Núcleos de Artes e Cultura de Rio Preto.
(Foto: Ivan Feitosa/SMCS/Divulgação)
 Clóvis Assis           
A t o r e s  &  M i d i a s 
➯13/12/2019, 23h25

TERMINA neste sábado (14/12) às 20h, no Teatro Municipal Paulo Moura, a maratona de apresentações artísticas dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura de São José do Rio Preto (SP) ―que neste ano de 2019 homenageia a artista, professora, escritora e historiadora Dinorath do Valle

A entrada é gratuita e as apresentações do espetáculo nomeado 'Bravo, Dinorath' são da modalidade Dança. Serão ao todo apresentadas 16 coreografias, entre Jazz, Ballet, Contemporâneo, Sapateado e Dança de Salão.

Os Núcleos, mantidos atualmente pela Prefeitura Municipal de Rio Preto, na administração de Edinho Araújo (MDB) por meio da Secretaria de Cultura (gerida por Pedro Ganga) tiveram sua formação em 2001. 

A Casa de Cultura Dinorath do Valle tornou-se um o espaço de referência na formação de atividades sociais e de arte-educação e na capacitação profissional artística da dança, teatro, música e artes plásticas, etc, oferecendo aulas, cursos e workshops gratuitos à população, de todas as idades. 

Além disso, os Núcleos disseminam cultura em diferentes regiões da cidade, em parcerias com projetos sociais.
Atualmente a Casa de Cultura Dinorath do Valle está fechada para reforma e as aulas que ali acontecem foram transferidas para outros locais. 

O Núcleo Roberto Farath sedia as aulas de Música (e que hoje também sedia temporariamente Artes Plásticas); o Teatro Nelson Castro que está recebendo as aulas de Teatro; e o Complexo Swift que recebe as aulas de Dança, além de parcerias com projetos sociais.

⏩As modalidades artísticas são:
Artes Plásticas (aquarela, pintura em tela, desenho de observação), 
Dança (ballet clássico, dança contemporânea, dança de salão, jazz, sapateado),
Música (bateria, instrumentos de sopro, instrumentalização para banda, piano, teclado, teoria musical, viola caipira, violão, violino) 
Teatro (leitura dramática, produção, teatro infantil/ juvenil/adulto).
➧Crédito/Charge: Marcelo Pala, artista plástico rio-pretense.
(Fonte: Blog A Página da Vida - Sidinei Ribeiro -10/07/2008)  
'BRAVO, DINORATH!'
'Documentário faz um passeio 
pela vida e obra da escritora'

Diferente de anos anteriores os Núcleos de Artes e Cultura de 2019 tiveram apenas um tema para que fosse utilizado pelos participantes dentro de cada produção cultural: "a vida e obra da professora e escritora Dinorath do Valle".

De acordo com Pedro Ganga, Secretário de Cultura de Rio Preto, durante as atividades deste ano, os participantes dos Núcleos, nas linguagens de música, dança, teatro e artes plásticas, dedicaram-se a conhecer e reconhecer Dinorath, sua vida e sua obra. 

“No ano do cinquentenário da Casa de Cultura, e a figura da Dinorath que devemos muito a esta artista fantástica, conversamos com os professores e eles toparam o desafio", declara Ganga.

O resultado foi um documentário intitulado “Bravo, Dinorath!” que foi exibido antes de cada apresentação artística que aconteceu durante a programação de encerramento no mês de dezembro, em diversos locais da cidade em diferentes datas. 

"Dinorath foi uma grande roteirista com diversas premiações. Demos essa condição dos núcleos trabalharem esse tema: um passeio pela obra da Dinorath”, conclui o secretário.
DINORATH DO VALLE 
[Fonte: Unesp] 

NATURAL de Itápolis, no interior de São Paulo, Dinorath do Valle chegou em Rio Preto com menos de um ano de idade. De família pobre, cursou Magistério, profissão que seguiu até se aposentar, em 1982. 

Aos 17 anos, publicou sua primeira crônica. Fez carreira como contista, romancista, jornalista e promotora cultural, tendo recebido vários prêmios por suas obras e colaborado com inúmeros jornais, como "O Estado de São Paulo". 

Como diretora da Casa de Cultura de São José do Rio Preto (SP) trabalhou até 1996. Morreu em maio de 2004, aos 77 anos, vítima de infarto no miocárdio.

⏩CONFIRA:
Programação do encerramento
dos Núcleos Culturais



Sábado, 14 de dezembro, às 20h
Teatro Municipal Paulo Moura
São José do Rio Preto (SP)
⏩ENTRADA GRATUITA

Apresentações 
Núcleos de Dança

➧Instrutor Luis de Paula
Reflexos Dela – Jazz I
Escola Pitoresca – Jazz II
Povo – Contemporâneo I
Brava Memórias – Jazz II e Contemporâneo I

➧Instrutora Mayra Carvalho
O Baile – Dança de Salão I e II

➧Instrutora Miroslava Coletti
Esta Noite- Sapateado
Suavemente – Jazz II
Atraentes – Ballet II e III
Trem das Cores – Ballet I e II

➧Instrutora Thais Benites
Eluvium – Ballet I
Chovendo na Roseira – Ballet I
Trenzinho Caipira – Ballet I
Chega de Saudade – Ballet II
Ludovico – Ballet III
Clara Nunes – Jazz I
Cabruera – Jazz I

-------------------