segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

AUDIOVISUAL | 'O Lixo Nosso de Cada Dia': exibição de estreia do documentário de Fernanda Barban terá bate-papo e exposição de fotos

Premiado pelo concurso cultural Nelson Seixas, produção da Huracán Filmes será exibida gratuitamente nesta quarta (4/12) no CEU das Artes Aristides dos Santos, em São José do Rio Preto (SP).

'O Lixo Nosso de Cada Dia', documentário de Fernanda Barban.
(Crédito/Foto: Priscila Beal/Divulgação)
 Clóvis Assis           
A t o r e s  &  M i d i a s 
➯02/12/2019, 22h15

UM DOS PRINCIPAIS desafios ambientais da era contemporânea em todo o mundo é, sem dúvidas, a enorme quantidade de lixo produzida em todo o planeta. 

Estatísticas apontam que a falta de coleta seletiva é um dos principais agravantes desta questão, mas a problemática do lixo e da gestão de resíduos é muito mais complexa do que se imagina.

E foi pensando em retratar a realidade do descarte de lixo de sua cidade (Rio Preto, SP) que a videomaker Fernanda Barban concebeu o documentário 'O Lixo Nosso de Cada Dia'projeto audiovisual que 
aborda o meio ambiente relatando os hábitos que os rio-pretenses têm com o lixo, desde o catador até o poder público.

A obra cinematográfica produzida pela Huracán Filmes estreia nesta quarta-feira (4), às 19h30, com exibição gratuita no CEU das Artes Aristides dos Santos (Rua Robson Augusto Lopes Diaveiro, s/n) em São José do Rio Preto (SP).

Contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas (lei de incentivo cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, na categoria Artes Audiovisuais, Cinema e Vídeo), o projeto
objetiva investigar a temática ambiental e contribuir para uma maior reflexão a respeito da causa.
'O Lixo Nosso de Cada Dia', documentário de Fernanda Barban.
(Crédito/Foto: Priscila Beal/Divulgação)
'Projeto nasceu da falta de importância que o cidadão dá ao descarte do lixo', diz Fernanda

'O Lixo Nosso de Cada Dia' é o primeiro documentário idealizado por Fernanda Barban e produzido pela equipe da agência Huracán Filmes, de Rio Preto, da qual é sócia-diretora.

“Este projeto nasceu da constatação da falta de importância que o cidadão comum dá ao descarte do lixo, em todas as esferas sociais, e da necessidade de se aumentar a informação e a discussão sobre o tema”, afirma Barban.

"Um desafio profissional que nos trouxe muita experiência e que nos permitiu produzir algo autoral, totalmente do zero, com liberdade criativa, que nos transformou e nos preparou para, cada vez mais, explorarmos novos temas e formatos", conclui a diretora. 
'O Lixo Nosso de Cada Dia', documentário de Fernanda Barban.
(Crédito/Foto: Priscila Beal/Divulgação)
EXIBIÇÕES DE ESTREIA

O documentário será exibido gratuitamente dias 4 e 5 de dezembro em três lugares públicos, seguidos de bate-papo com a equipe e exposição fotográfica: No dia 4 a exibição será às 19h30, no CEU das Artes Aristides dos Santos; 

No Sesc Rio Preto, no dia 5 de dezembro, às 20h, ; E na Escola Municipal Roberto Jorge, com exibição dupla, às 7h e às 8h30, com alunos do 8º e 9º ano.


--------------------