segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

POLÊMICA | 'Eu me resolvo com Deus', ironiza Porchat, sobre filme que sugere Jesus gay e que Deus, Maria e José formam um triângulo amoroso

O especial de natal 'A Primeira Tentação de Cristo', do Porta dos Fundos, causa revolta entre cristãos que acusam o filme de blasfêmia por mostrar sexualidade controversa a personagens bíblicos; Um abaixo-assinado, que pede pela remoção do longa da Netflix, já tem mais de um milhão de assinaturas.


 Da Redação           
A t o r e s  &  M i d i a s 
➯16/12/2019, 23h44

O POLÊMICO especial de Natal do canal Porta dos Fundos continua dando o que falar na imprensa e nas mídias sociais. O filme A Primeira Tentação de Cristo, que estreou em 3 de dezembro na Netflix, está causando repulsa entre os cristãos por causa da representação de personagens e passagens bíblicas. 

O filme dirigido por Rodrigo Van Der Put mostra Deus (Antonio Tabet), Maria (Evelyn Casto) e José (Rafael Portugal) como um triângulo amoroso. Jesus Cristo (Gregório Duvivier), por sua vez, aparece como gay, e retornando de uma viagem de 40 dias pelo deserto com Orlando (Fábio Porchat), seu namorado.

O longa tem acumulado polêmicas entre líderes religiosos, que têm se sentido agredidos pela abordagem do roteiro ao trazer às telas uma sexualidade controversa a personagens bíblicos.

Desacatados em sua fé e ridicularizados em suas crenças religiosas, grupos cristãos teceram críticas ao filme, aos atores, ao grupo de humor e aos personagens, como se vê massivamente nas redes sociais.

O furor foi tanto, e ganhou tamanha repercussão na internet, que o cerimonialista Alex Brindejoncy lançou um abaixo-assinado no site Change.Org, que já conta com a adesão de mais de 1,7 milhões de internautas. 

O objetivo é chegar á mais de 3 milhões de assinaturas pela remoção do filme do catálogo da Netflix. A petição também pede para que o grupo Porta dos Fundos seja responsabilizado por blasfêmia.

O enunciado diz: Pela remoção do filme do catálogo da Netflix e para que o Porta dos Fundos seja responsabilizado pelo crime de vilipêndio à fé. Também desejamos uma retratação pública, pois ofenderam gravemente os cristãos“.

Além dos religiosos, muitos políticos, artistas, historiadores e jornalistas, em sua maioria, acusam o canal Porta dos Fundos de blasfêmia com seu especial de natal. 

"Porta dos Fundos agride cristãos e gente simples com humor burro", destacou o colunista Marco Antonio Araujo na manchete de seu artigo publicado no portal noticias.r7.com . "Os humoristas praticam uma blasfêmia oportunista e sem graça", criticou o jornalista. 

O ator Carlos Vereza também disparou contra a obra, criticando os autores. "Porta dos Fundos, vocês são lamentáveis como viventes (...) Embora Jesus não precise de defesa, principalmente a minha, vocês imaginam que podem debochar, não do Mestre, que é perdão antecipado, mas do maior país católico do planeta e dos que creem num Ser que modificou a história, antes e depois Dele", publicou Vereza no Facebook.



'Pode deixar que eu me resolvo com Deus, não precisa se preocupar não', diz Porchat

Depois de grupos religiosos terem feito abaixo-assinados na internet na tentativa de boicotar o especial de Natal A Primeira tentação de Cristo, disponível na Netflix, Fábio Porchat se pronunciou.

O ator e um dos sócios do canal Porta dos Fundos manifestou em seu perfil no Twitter, postado na quarta-feira (11), que ele mesmo se resolve com Deus, e que não vê problema na obra que atuou, na qual ele mesmo faz o par romântico de Jesus.

“Gente, pode deixar que eu me resolvo com Deus, tá de boas, não precisa se preocupar não. Agora pode voltar a se indignar com a desigualdade que destrói nosso país. Mas tem que se indignar com o mesmo fervor, tá?”, escreveu Porchat



Gente, pode deixar que eu me resolvo com Deus, tá de boas, não precisa se preocupar não. Agora pode voltar a se indignar com a desigualdade que destrói nosso país. Mas tem que se indignar com o mesmo fervor, tá? ❤️



PROTESTOS 
É claro que a polêmica gerou fortes críticas. 

Para se ter ideia, Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente da República, publicou em sua conta no Twitter uma imagem com o poster do especial natalino em questão junto aos dizeres “Netflix ataca Cristãos”. 

No texto que acompanha a imagem, o filho do presidente comenta que o especial mostra Jesus Cristo como homossexual e teria se recusado a pregar a palavra de Deus.

O politico finalizou seu comentário com um questionamento: "Somos a favor da liberdade de expressão, mas vale a pena atacar a fé de 86% da população? Fica a reflexão". 

O deputado também se manifestou em seu perfil no Instagram: "Trata-se apenas de desrespeito a fé alheia", escreveu ele na legenda do
 vídeo postado com o trecho de sua fala na reportagem sobre a polêmica veiculada no Domingo Espetacular, da Record TV. (Assista abaixo).




DEPUTADO DO DF PEDE A SÉRGIO MORO REPRESENTAÇÃO CRIMINAL 

Já o deputado Julio Cesar Ribeiro, do Republicanos do Distrito Federal, enviou um ofício a Sergio Moro, pedindo que haja a “apuração e representação criminal” contra os humoristas do Porta dos Fundos. A informação é do diariodocentrodomundo.com.br.

Segundo o deputado, a produção violou o artigo 208 do Código Penal — “vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso”. O crime, de acordo com o Código Penal, pode levar à prisão de um mês a um ano, ou multa.


DEPUTADO MARCO FELICIANO

O deputado Federal Marco Feliciano também foi contra a produção e disse que “está na hora de uma ação conjunta das igrejas e pessoas de bem para dar um basta nisso”.

JUIZ FEDERAL PRETENDE PROCESSAR A NETFLIX

Segundo informações do jornalista Guilherme Simmer do site metropoles.com, agora é o juiz federal William Douglas quem pretende processar a Netflix pelo filme A Primeira Tentação de Cristo.

“Escolher a principal data do calendário cristão para nos ofender é uma vergonha”, escreveu o magistrado em suas redes sociais. 

"Pretendo processar a empresa por ofensa ao sentimento religioso. Se ofende minha crença ou a de outrem, me ofende também. E vamos usar a lei. Viva o respeito ao próximo!”, completou. 

BISPO PEDE QUE FIÉIS CANCELEM ASSINATURA 

Dom Henrique Soares da Costa, bispo da Diocese de Palmares (PE), fez um post no Facebook criticando a produção. "Eu era assinante da Netflix. Nesta semana, desfiz a minha assinatura", diz o religioso.

"Imaginem um filme debochado e desrespeitoso ao extremo com alguém a quem você ama — com o seu pai, com a sua mãe, com coisas que lhe são muito caras e definem e alicerçam a sua vida... Como reagir?”, finaliza o bispo, que também pede para que os fiéis cancelem a assinatura no serviço de streaming.