terça-feira, 17 de dezembro de 2019

LIVRO | 'Natalândia' reúne 118 autores com idade entre 10 e 94 anos que narram incríveis histórias de sua infância no Natal

Lançado no último dia 12/12 no Riopreto Shopping, obra da Editora Ponto Z reúne uma coletânea de textos em prosa e poesia, em que 118 escritores profissionais e amadores ―desde crianças até idosos― narram suas recordações natalinas.
Livro reúne textos de autores de todas as idades, sobre suas memórias de Natal.
(Foto: Ricardo Boni)
 Clóvis Assis           
A t o r e s  &  M i d i a s 
➯17/12/2019, 20h50

O RIOPRETO Shopping foi cenário de mais um evento literário. Na última quinta-feira (12/12), o centro de compras e de lazer recebeu uma noite de autógrafos em torno do lançamento do livro 'Natalândia Memórias da Criança que hoje é Presente' 

A obra, organizada pelo jornalista Edmilson Zanetti e publicada pela Editora Ponto Z, traz uma coletânea de textos escritos por 118 autores, que contam histórias de Natal vividas na infância.

Em verso ou prosa, os coautores com idade entre 10 e 94 anos, relembram em suas narrativas natalinas algo que une a data mais importante do calendário ocidental e suas infâncias. 

Entre os autores que toparam compartilhar suas experiências na obra estão crianças, adolescentes, adultos e também a turma da melhor idade, sendo que entre eles há apenas uma estrangeira, todos os outros são brasileiros.

"A verdade é que todos nós temos uma história de Natal para contar. Com suas particularidades e diversidades. São vivências genuínas carregadas de sensações e visões de uma época da vida em que tudo o que acontece tem peso emocional enorme", diz Zanetti, proprietário da Ponto Z.


Natalândia é a quarta publicação da editora Ponto Z, inaugurada em Rio Preto em março de 2019, e a segunda em forma de coletânea. A primeira foi "Babel Poética: 60 e tantos versos depois" que reuniu poemas de escritores com mais de 60 anos.

Algumas remetem a lembranças de museu de nossas memórias. Como sorver devagarzinho, quase gota a gota, refrigerante no furinho da tampinha da garrafa, nos natais de vacas magras da roça ou de casas pobres. 


Ou ganhar de presente uma boneca de papelão que, ao primeiro banho, se desmancha e desfaz um sonho sonhado durante meses, substituído pela dor e pelo choro que nunca vai se apagar.

A cultura regional dá uma pitada de cor com outras tintas e enriquece mais e mais a “contação” de histórias pelos autores deste livro, vividas em cidades, campos e sertões desse Brasil afora. A proposta é relembrar e compartilhar emoções e sensações de um Natal que foi marco na vida de cada um.

A obra é um convite para que cada um possa, lendo as histórias dos outros, resgatar suas próprias experiências e, o mais importante, voltar a sorrir com a criança que mora dentro de si.


SOLIDARIEDADE

O LIVRO 'Natalândia' traz ainda um convite à solidariedade, deixando como dica a importância do engajamento para promover um Natal mais feliz.

A dica é que cada um procure, em sua cidade, instituições sociais que trabalham com crianças menos favorecidas e, de alguma forma, possa proporcionar que a data seja mais feliz para elas.

Em São José do Rio Preto (SP), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reúne 34 entidades com este perfil. 

Informações podem ser obtidas pelo (17) 3211-1850, ou pelo site: www.riopreto.sp.gov.br/cmdca 

------------------------