segunda-feira, 21 de outubro de 2019

'REVELAÇÃO' | Exposição de Jorge Etecheber nos remete ao passado -não tão remoto- de nossa história: a era da fotografia analógica

Com o incentivo cultural do 'Prêmio Nelson Seixas', a mostra reúne imagens produzidas na Oficina de Fotografia Analógica, além equipamentos antigos e de uma câmera fotográfica gigante. Quem quiser conferir tem até o dia 28/10 para agendar a visita no Studio Jorge Etecheber, em Rio Preto (SP).

Etecheber: um dos mais expressivos fotógrafos de Rio Preto, SP. 
(Foto/arquivo: Ricardo Boni)
Clóvis Assis, Redação  
A t o r e s  &  M i d i a s
➯21/10/2019, 20h30

"FOTOGRAFAR  com câmera de filme, revelar o negativo e ampliar uma fotografia em laboratório, assistir a imagem se formando no papel preto e branco… são sensações que não se experimentam mais“, comenta Jorge Etecheber, referindo-se à extinção da fotografia analógica colocada de escanteio pela praticidade da tecnologia digital.

Para apresentar e instigar a curiosidade das novas gerações, Etecheber um dos profissionais mais conceituados do interior paulista, lançou o projeto Revelação, que resultou numa exposição sobre a era analógica da fotografia. 

A instalação, que permanece aberta ao público até 28 de outubro, faz parte da segunda etapa do projeto idealizado pelo fotógrafo rio-pretense, com o incentivo cultural do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto (SP). 
Exposição 'Revelação' (Foto: Jorge Etecheber)
 A mostra reúne fotos feitas com máquinas analógicas pelos participantes da Oficina de Fotografia Analógica (ministrada pelo fotógrafo), e também apresenta os antigos processos mecânico, manual e químico de revelação analógica― que antecedem à origem das modernas imagens digitais.

Quem quiser conferir a mostra tem até o dia 28/10 para agendar a visita. A instalação está aberta no Studio Fotográfico Jorge Etecheberna rua Silva Jardim, 4053, Vila Santa Cruz em São José do Rio Preto (SP). 
Laboratório da exposição 'Revelação' (Foto: Jorge Etecheber)
IDEALIZADO pelo fotógrafo Jorge Etecheber, o projeto 'Revelação', foi contemplado pelo concurso cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, da Lei de Fomento Cultural para Todos / Prêmio Nelson Seixas (modalidade Artes Visuais – Fotografia). 

Iniciadas em 11 de outubro, as ações foram divididas em duas etapas: vivências teóricas e práticas; e exposição e instalação fotográfica.

Na primeira ação, realizada em três dias de oficinas (ministradas por Etecheber, nos dias 11, 12 e 13) os alunos participaram de uma saída em grupo para capturar imagens com filme analógico. 

Depois a turma passou por todos os processos de conhecimento e aprendizado: desde a revelação dos negativos, à ampliação das fotos, até à seleção de imagens, que fazem parte da exposição 'Revelação', etapa que conclui o projeto.
Exposição 'Revelação' (Foto: Jorge Etecheber)
A EXPOSIÇÃO sobre fotografia analógica nos transporta à um passado não tão remoto da nossa história: do processo mecânico, manual e químico que antecede à origem da moderna fotografia digital.

Na Instalação, uma grande câmera fotográfica coloca em prática esse princípio máximo da fotografia. Trata-se de uma caixa escura com um buraquinho em uma das faces, onde é explicado de forma prática o fenômeno de registro da luz.

"A câmera, a caixa escura, é a única coisa que preciso para obter uma boa fotografia, que nada mais é que o registro da luz. Não é necessário uma lente objetiva", explica o fotógrafo.

Câmera gigante na exposição 'Revelação' (Foto: Jorge Etecheber)
De acordo com o fotógrafo, quando esse buraco é aberto, a imagem que está à sua frente é projetada de ponta cabeça na face interior oposta da caixa escura, sem a necessidade de mágica ou de nenhuma tecnologia de última geração.

O público que visitar a mostra poede conferir também um laboratório fotográfico, e conhecer os processos químicos envolvidos na revelação e ampliação da fotografia (fixação da imagem no papel fotográfico).

De acordo Etecheber, a proposta do projeto é, por meio dos processos envolvidos na fotografia analógica, “oportunizar formas diferentes para promover o ensino de conceitos relacionados à Física, à Química e às Artes” afirma.
Exposição 'Revelação' (Foto: Jorge Etecheber)
Com Revelação, o fotógrafo proporciona novas descobertas aos estudantes, por meio de visitas orientadas e parcerias com professores de áreas como artes, física e química. 

Os visitantes podem conhecer equipamentos antigos (preservados por Etecheber em quase 30 anos de carreira) e acompanhar o processo de revelação de um filme fotográfico e de ampliação da imagem no papel.

Os agora antigos equipamentos, materiais, filmes, negativos e os laboratórios fotográficos desapareceram, em detrimento de nova era digital. O negativo se desmaterializou e não é mais de plástico, mas um arquivo de computador.
As novas ferramentas do fotógrafo são agora as câmeras digitais, o computador, os programas, os aplicativos, as impressoras, a Internet...

Ainda bem que Jorge Etecheber, com este Projeto nos conduz a esta viagem no tempo que, além de relembrar o passado, nos permite aprender sobre a evolução da arte fotográfica. 


Mais que uma exposição, 'Revelação' é um registro histórico da evolução tecnológica da humanidade.

⏬ASSISTA AO TEASER | REVELAÇÃO
Reprodução: Youtube/@Di Curzio


⏩SERVIÇO.:
Exposição 'Revelação' 

Até 28 de outubro de 2019 
Das 9h às 11h e 14h às 16h 

Jorge Etecheber Studio Fotográfico 
Rua Silva Jardim, 4053 - Vila Sta, Cruz
São José do Rio Preto (SP)


►AGENDAMENTO: 
(17) 99771-4758 ou 3231-1005. 
jorge.etecheber@gmail.com
Gratuito

-------------------------------
▷ Com informações de:
BoniPeixe Comunicação & Fotografia

------------------