quinta-feira, 3 de outubro de 2019

FOTOGRAFIA | 'O Poder do Nascer': exposição itinerante de Nathalie Gingold retrata histórias de mulheres a partir da maternidade

Contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas, o projeto reúne registro fotográfico e histórico de mães de Rio Preto (SP), que relatam como elas enxergam a maternidade. O lançamento da mostra será dia 24 de outubro no Riopreto Shopping. 
⏩VEM VER: CONFIRA FOTOS INÉDITAS

Nathalie Gingold: seu olhar sobre a maternidade é tema de suas novas obras fotográficas. (Foto: Divulgação)
⏩por Clóvis Assis        
 A t o r e s  &  M i d i a s
➯03/10/2019, 20h40

BUSCANDO APRESENTAR o momento do nascimento sobre a ótica feminina, por meio da fotografia e das falas das mães, o projeto itinerante 'O poder do Nascer: A história do nascimento é feminina' está em fase final de produção. 

A partir do olhar sensível da fotógrafa Nathalie Gingold, mãe e doula, o projeto consiste em uma exposição itinerante que capturar as diferentes perspectivas e olhares da maternidade em São José do Rio Preto (SP).
       
Contemplado pelo Projeto Nelson Seixas/Lei Cultura Para Todos na modalidade Artes Visuais/Fotografia―, 'O Poder do Nascer: A história do nascimento é feminina' reúne registro fotográfico e histórico da fala de mães de Rio Preto, por meio de entrevistas que relatam como elas enxergam a maternidade. 

A produção foi dividida em duas etapas: desde a gestação sobre o que ela espera do parto até o pós ao nascimento. As fotografias foram feitas nas casas das mulheres a fim de mostrar as diferentes classes sociais.
IDEALIZADORA do projeto, a artista Nathalie Gingold explica que a intenção deste novo trabalho é de registrar as histórias de nascimentos. 

"Embora achemos que o que busco é falar do nascimento dos bebês, na verdade é do nascimento das mães envolvidas neste processo. Afinal, quando nasce um bebê, nasce uma mãe também”, conceitua a fotógrafa.

O lançamento da mostra 
'O Poder do Nascer' será no dia 24 de outubro, às 17h, no Riopreto Shopping. A exposição itinerante passará também pelo Instituto As Valquírias e no CEU das Artes da cidade de São José do Rio Preto (SP). O projeto fica disponível um período de uma semana em cada localidade. As próximas datas serão definidas. 
Nathalie Gingold: expert nas áreas de artes visuais com ênfase na fotografia e pintura. (Foto: Divulgação)
'Quando nasce um bebê, nasce uma mãe também', diz a fotógrafa

COM SÓLIDA experiência nas áreas de artes visuais com ênfase na fotografia e pintura, Nathalie Gingold, sempre visa, em seus trabalhos, o olhar para a personalidade da mulher e na visão artística da beleza. 

Em 2011, recebeu o Prêmio Nelson Seixas pelo projeto fotográfico “Musas de Si”, e fez exposições tanto na cidade de São José do Rio Preto, (SP) quanto na capital do estado de São Paulo, sempre com o olhar voltado à mulher. 

Atuante como doula e fotógrafa de parto desde 2014, em partos domiciliares e hospitalares, na condução de rodas de gestantes e rodas voluntárias através do Instituto As Valquírias em zona periférica da cidade. 

SOBRE O 
PRÊMIO NELSON SEIXAS

CRIADO EM 2003 como prêmio estímulo, pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural tem como objetivo apoiar a execução de projetos culturais, desenvolver a cultura local e permitir o acesso da população. 

Nas duas últimas edições, 2017 e 2018, o Prêmio Nelson Seixas passou por um processo de reestruturação, reorganização e ampliação de modalidades abrangidas, criando-se opções de fomento para produção e também para circulação, bem como aumento no valor total e individual investido.

---------------------------
Com informações de:
BoniPeixe Comunicação e Fotografia 
-------------------------------