sábado, 12 de outubro de 2019

DANÇA | Núcleo Dança Aberta traz oficinas gratuitas do método DanceAbility para Rio Preto. Inscrições abertas até 22 de outubro

A oficina será dias 26 e 27 de outubro na Sala de Múltiplo Uso do Teatro do Sesi Rio Preto; podem participar pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência em dança e interessados nas áreas de educação, artes, terapias e inclusão social, sejam crianças (a partir dos 10 anos), jovens, adultos ou idosos.

Em Rio Preto oficinas gratuitas do método danceability acontecem dias 26 e 27 de outubro no Teatro do Sesi. (Fotos: Gil Grossi)
⏩por Clóvis Assis      
 A t o r e s & M i d i a s
➯12/10/2019, 22h50

PARA APROFUNDAR novos modos de olhar e trabalhar com grupos que contenham diversidade física, mental, de formação pessoal e profissional, o Núcleo Dança Aberta traz a Oficina DanceAbility para São José do Rio Preto (SP) nos dias 26 e 27 de outubro.

A oficina gratuita será no sábado (26) e domingo (27), das 10h às 13h, na Sala de Múltiplo Uso do Teatro do Sesi Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira). 

Podem participar pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência em dança e interessados nas áreas de educação, artes, terapias e inclusão social, sejam crianças (a partir dos 10 anos), jovens, adultos ou idosos. 

O foco deste método é trabalhar o improviso e explorar a troca artística entre pessoas com diferente habilidades, através da escuta e dinâmica em grupo.
O projeto oferece transporte e assistência para locomoção para facilitar o acesso das pessoas com deficiência.

A iniciativa faz parte da Circulação de Oficinas DanceAbility 2019 realizada pelo Núcleo de Dança Aberta ―com coordenação pedagógica de Neca Zarvos (Master Teacher em DanceAbility) e coordenação geral de Priscila Jorge (professora Certificada de DanceAbility).

O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da White Martins e apoio do Sesi São Paulo. Também passou por São Paulo, Leme, São Sebastião e Campinas.

Para concorrer às 30 vagas disponíveis, basta se inscrever até 22 de outubro pelo Formulário on-line Inscrição Rio Preto. Mais informações pelo site www.nucleodancaaberta.com ou e-mail contato@nucleodancaaberta.com.



DanceAbility
Improvisação, Expressão 
e Troca Artística

NO BRASIL, o Núcleo Dança Aberta vem promovendo, com a ajuda de variados parceiros, eventos como workshops e performances ligados ao projeto DanceAbility, alguns com a participação de Alito Alessi, dançarino e coreógrafo criador do método.

DanceAbility é um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com diversas habilidades, que tenham interesse em experimentar seu corpo em movimento e a comunicação que nasce dessa experiência. 

Seu foco é trabalhar a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

Criatividade e transformação

Nas Oficinas pessoas com e sem experiência em dança se encontram para criar juntas e praticar exercícios simples de improvisação, sem movimentos pré-determinados, num ambiente respeitoso, seguro e inspirador.


“Enquanto acolhe-se a riqueza da diversidade, preconceitos são colocados em jogo, transformados a partir da experiência com o outro e da aproximação que nos permite perceber e compartilhar a natureza básica que temos em comum: a humanidade”, comenta Neca Zarvos, coordenadora pedagógica da Oficina DanceAbility.

Núcleo Dança Aberta

O NÚCLEO DANÇA ABERTA dedica-se a promover e democratizar a arte da dança com a realização de oficinas, cursos, performances e espetáculos que provoquem descobertas e reflexões a respeito do fazer artístico e de um convívio social mais consciente.

Foi fundado em 2007 por Neca Zarvos, que realiza desde a década de 90 um trabalho de aplicação e difusão do método DanceAbility, incluindo a produção da primeira vinda ao Brasil de seu criador Alito Alessi, em 1997, para a realização de workshops e apresentações de sua companhia Joint Forces Dance Company.


Desde 2008, é formado por Neca Zarvos (Master Teacher em DanceAbility) e Priscila Jorge (Professora Certificada de DanceAbility). Neca (bacharel em Filosofia pela FFLCH USP) e Priscila (bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP) são atrizes, dançarinas, produtoras, diretoras de teatro e professoras de improvisação de movimento.

Neca e Priscila trabalham em parceria há mais de dez anos dirigindo o Núcleo Dança Aberta
Além de participações em festivais e pequenas oficinas em locais variados, os principais projetos do Núcleo foram: 

➧DanceAbility Brasil 2007 (que trouxe novamente Alito para uma série de workshops e palestras, a criação de uma intervenção de dança e a montagem do espetáculo Joy Lab Research); 
➧A realização de quatro edições da Oficina DanceAbility (versão extensiva), em 2008, 2012, 2014 e 2017; 
➧O Ciclo de Palestras e Oficinas de Dança para pessoas com e sem deficiência com artistas convidadas, em 2014; 
➧A Circulação do Núcleo Dança Aberta, levando palestras e oficinas de DanceAbility para dez cidades do Estado de São Paulo, em 2016;
➧O Intensivo DanceAbility, em 2018.

➧A segunda Circulação do Núcleo Dança Aberta, em 2019, revisitando seis cidades do Estado de São Paulo onde estiveram em 2016, levando oficinas de DanceAbility para dar continuidade ao trabalho iniciado.

⏩MAIS+ 
(11) 99401-8419

➤INSCRIÇÕES GRATUITAS

⏩CRÉDITOS:
➧Coordenação Pedagógica 
Neca Zarvos – Master Teacher em DanceAbility
➧Coordenação Geral 
Priscila Jorge – Professora Certificada de DanceAbility
➧Produção Executiva 
Maíra Silvestre
➧Registro Fotográfico
Gil Grossi
➧Projeto Gráfico 
Rica Ramos
➧Realização 
Núcleo Dança Aberta

-------------------