quinta-feira, 24 de outubro de 2019

ARTES | Livro-reportagem e mostra fotográfica de Bruno Ferro e Guilherme Baffi contam histórias dos 'Artistas do Asfalto'

Lançado na noite desta quinta (24) no Riopreto Shopping, projeto dos jornalistas rio-pretenses une fotografia e literatura para retratar a luta e superação dos artistas de rua, que fazem do caos urbano o palco ideal para apresentar sua arte.

A arte de rua é tema do livro e exposição 'Artistas do Asfalto', de Bruno Ferro e Guilherme Baffi. (Foto: 'Cegos'/Divulgação)
Clóvis Assis, Redação  
A t o r e s  &  M i d i a s
➯24/10/2019, 20h50

NO SEMÁFORO, nas praças e espaços públicos, lá estão os artistas que fazem do caos urbano o palco ideal para apresentar arte. 

Por muitas vezes ignorados, esses artistas são agora protagonistas do livro-reportagem e exposição fotográfica itinerante Artistas do Asfalto, assinado pelo jornalista Bruno Ferro e o fotojornalista Guilherme Baffi.

O projeto, lançado na noite desta quinta-feira (24/10), na Praça 1 de Eventos do Riopreto Shopping, em São José do Rio Preto (SP), conta com o apoio do PROAC, Kodilar, Itamarati, Natural Life, Arco-Íris, Rede Sol e Governo do Estado de São Paulo. 

Mil exemplares do livro serão distribuídos, gratuitamente, em São José do Rio Preto (SP) e outras duas cidades da região participantes do projeto.
 Foto: 'Craque e o Sax' | Artistas do Asfalto
Para a realização de Artistas do Asfalto, a dupla percorreu a cidade e a região para registrar apresentações que emocionam e carregam muitas histórias.

Bruno Ferro conta que os bastidores das apresentações é o que mais o intrigou desde o início do projeto. 

"Conhecer as batalhas e alegrias dos entrevistados foi uma experiência incrível. É uma alegria poder compartilhar com a população essa experiência enriquecedora e que nos faz refletir”, destaca o jornalista. 
Foto: 'Independência ou Morte' | Artistas do Asfalto
O livro-reportagem, assinado por Bruno, relata a trajetória de 12 personagens. Com enredo cativante, o jornalista conta como cada um conheceu o mundo das artes, como aprendeu o ofício, além de compartilhar as dificuldades e benefícios que a arte de rua representou e representa para esses artistas. 

Os espetáculos também chamaram a atenção das lentes de Guilherme Baffi. O fotojornalista apresenta 30 registros na exposição fotográfica itinerante Artistas do Asfalto. O primeiro destino das imagens é o Riopreto Shopping.
Foto: 'Minha Sanfona' | Artistas do Asfalto
Com entrada gratuita, a exposição permanece em Rio Preto até o dia 2 de novembro e depois segue para Uchoa (SP). As fotos também ilustram o livro homônimo. 

O Projeto Artistas do Asfalto, além do livro-reportagem e da mostra fotográfica, conta também com workshops de fotografia para alunos de Escolas Estaduais. A arte sendo incentivada de diferentes formas!
Foto: 'Carrinho de Mão' - Artistas do Asfalto 
⏩SERVIÇO: 
Projeto 'Artistas do Asfalto'
De Bruno Ferro e Guilherme Baffi

➯PROGRAMAÇÃO: 

➧24 de outubro a 2 de novembro: 
Riopreto Shopping
Av. Brg. Faria Lima, 6363 - 
Jardim Morumbi, 
São José do Rio Preto – SP

➧5 de novembro a 20 de novembro: 
Uchoa - Museu de Paleontologia Pedro Candolo
Praça Farmaceutico Bruno Garisto, s/n
Uchoa – SP

➧21 de novembro a 6 de dezembro: 
Mirassol – Museu Municipal
Centro, Mirassol - SP


▷ Com informações de:
BoniPeixe Comunicação & Fotografia

------------------