segunda-feira, 14 de outubro de 2019

LIVRO | 'Valsando na Terra do Samba', de Bernhard von Schimonsky, narra a saga de duas famílias alemãs destroçadas pela guerra

A obra narra a história de duas famílias, os von Schimonsky e os von Bülow, que durante a Segunda Guerra Mundial perderam tudo o que possuíam, além de inúmeros parentes, mortos em combate ou vítimas de bombardeios. O lançamento será nesta quarta (16/10) no Riopreto Shopping.
Bernhard von Schimonsky lança obra literária no Riopreto Shopping.
(Foto: João Cordioli)
⏩ da Redação            
 A t o r e s & M i d i a s
➯14/10/2019, 22h45

O LIVRO 'Valsando na Terra do Samba: passos e contrapassos de refugiados de guerra alemães' apresenta uma série de relatos organizada por Bernhard von Schimonsky ―médico veterinário que reside em São José do Rio Preto (SP) há 30 anos. 

O lançamento da obra literária, com sessão de autógrafos, será nesta quarta-feira, 16 de outubro, às 19h, na Praça 1 de Eventos do Riopreto Shopping Center. 

A edição bilíngue (português e alemão) é da Vitrine Literária Editora. O livro tem 490 páginas, com centenas de fotografias e reproduções de imagens que remontam ao século XIX.

'Valsando na terra do samba' é a recuperação da história de duas famílias, os von Schimonsky e os von Bülow, que durante a Segunda Guerra Mundial perderam não somente tudo o que possuíam, mas inúmeros parentes mortos em combate ou vítimas de bombardeios. 
Bernhard von Schimonsky (Foto: João Cordioli)
O livro retrocede até a origem das duas famílias, no século XVIII. Um dos ancestrais da família paterna foi o marechal von Blücher, que, juntamente com o Duque de Wellington, derrotou Napoleão em Waterloo

A narrativa acompanha os familiares de Bernhard até os dias atuais, mostrando como se espalharam por vários países para reconstruírem suas vidas, profundamente afetadas pela guerra.

A ideia do livro surgiu a partir de um relato de uma tia paterna de Bernhard, Elisabeth, que contava a história da família von Schimonsky desde o século XIX até a vinda dos únicos sobreviventes para o Brasil: ela própria, sua mãe Gebhardine e seu irmão, Wolfgang

Em Itaguaí, no Rio de Janeiro, Wolfgang casou-se com Ingeborg von Bülow, que também tinha emigrado. De posse da história dos von Schimonsky, Bernhard resolveu pesquisar sobre os Von Bülow. Com a ajuda de uma irmã de sua mãe, reconstituiu a luta pela sobrevivência de seus avós e tios. 

===========
'Os dramas dessas famílias os transformaram em defensores da paz', como ilustra bem a frase de Wolfgang von Schimonsky: 
“Gostaria de mencionar como certamente todos nós lembramos daqueles tempos terríveis. Pensamos na morte de tantos parentes e amigos, entre eles meus irmãos Guido e Alexander, e das horríveis experiências que as pessoas tiveram ao serem obrigados a fugir da terra natal, a maioria para nunca mais voltar. 
Mas estas memórias devem servir para que façamos tudo o que estiver em nossas mãos para contribuirmos para a paz entre os povos e evitarmos novas guerras que trazem terror e desgraça justamente para os inocentes.”, relata Wolfgang, irmão do escritor.
============
'Este livro é um esforço para que estas histórias não se percam', diz o autor

O escritor Bernhard von Schimonsky conta que durante a infância ouvia histórias tristes e dramáticas sobre como seus pais e seus familiares foram expulsos de seus lares e propriedades ancestrais, transformando-se em refugiados. 

“Mas, por outro lado, ouvia relatos de um passado glorioso, principalmente de minha avó paterna, que viveu a infância e a juventude em diversos castelos do pai dela, descendente de um herói das Guerras Napoleônicas", complementa ele. 


"Essas histórias causaram uma profunda impressão em mim, uma criança que vivia a nova realidade de meus pais, em uma pequena propriedade rural em Itaguaí, interior do Rio de Janeiro, novo lar após a fuga de suas terras natais, a Silésia e a Prússia Oriental. Este livro é um esforço para que estas histórias não se percam", conclui o autor de 'Valsando na terra do samba'

Com assessoria:
João Cordioli / 
BoniPeixe Comunicação