sábado, 5 de outubro de 2019

TEATRO | Terceira edição do Festival de Teatro do Riopreto Shopping promove inclusão social com tradução simultânea em Libras

Os grupos rio-pretenses Cia Livre, Cia. Cênica, Cia. Atalhos e Retalhos, Gisele Lançoni, Cia. Da Casa Amarela e Cia. Apocalíptica estão no cartaz do 3º Festival 'O Teatro Vai ao Shopping', de 8 a 13 de outubro em São José do Rio Preto (SP).

⏩por Clóvis Assis        
 A t o r e s  &  M i d i a s
➯05/10/2019, 07h40

COM O OBJETIVO de promover a inclusão de todas as crianças, o Festival Infantil 'O Teatro vai ao Shopping', em sua terceira edição, contará com uma novidade: um interprete profissional de LIBRAS para realizar as interpretação simultâneas das peças para as crianças surdas.

A mostra, que será realizada de 8 a 13 de outubro, às 18h, no Riopreto Shopping, é composta por seis espetáculos teatrais dos grupos rio-pretenses Cia Livre, Cia. Cênica, Cia. Atalhos e Retalhos, Gisele Lançoni, Cia. Da Casa Amarela e Cia. Apocalíptica.

Todas as peças contam com a tradução de profissionais filiados a FEBRAPILS - Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais.
Festival 'O Teatro vai ao Shopping' (Foto: Ricardo Boni)
'O Festival é importante para a inclusão e a sociabilização das crianças', diz Ayla Farias 

DE ACORDO com a organizadora do Festival, Ayla Farias, a cada ano há uma preocupação maior de que o evento seja para todos. "Já temos espaços reservados para cadeirantes e agora as crianças surdas também tem espaço garantido. É a nossa forma de promover inclusão de verdade”, afirma.

A Libras é a segunda língua mais falada do Brasil, e para a construção do texto  é necessária a adaptação do texto verbal em gestos e, posteriormente, a contextualização das emoções e figuras de linguagem presentes no universo falado.

O circuito de espetáculos tem como proposta aproximar todo o público infantil das artes cênicas. “A ideia nasceu de um desejo do Riopreto Shopping de ampliar ainda mais a oferta de entretenimento cultural infantil”, completa Ayla.
Cia. Apocalíptica apresenta 'A Cigarra e a Formiga'. (Divulgação)
⏩PROGRAME-SE: 
'O TEATRO VAI AO SHOPPING' 

➯De 8 a 13 de outubro, às 18hs
➮Entrada Gratuita
Riopreto Shopping Center
Praça 3 de Eventos

➧Dia 8:
 “Branca de Neve” - Cia. Livre; 
➧Dia 9:
 “Por Quê?” – Cia. Cênica; 
➧Dia 10:
 "As Aventuras e Desventuras de Pinóquio" – Cia. Atalhos e Retalhos; 
➧Dia 11:
 “Aquela Colcha de Retalhos” – Gisele Lançoni; 
➧Dia 12:
 “Dossiê Pablo” – Cia. Da Casa Amarela; 
➧Dia 13:
 “A Cigarra e a Formiga” – Cia. Apocalíptica. 
Cia. Livre apresenta 'Branca de Neve' (Divulgação)
------------------------
Com informações de:
BoniPeixe Comunicação  
------------------------