quarta-feira, 8 de maio de 2019

TEATRO | Sucesso de público, 'Era uma vez... João e Maria' da Cia. Fábrica de Sonhos é o cartaz desta sexta no Teatro Municipal Paulo Moura

Livremente adaptada da obra original dos Irmãos Grimm, a mais recente produção teatral da trupe rio-pretense será encenada nesta sexta-feira (10), às 20h, no Teatro Municipal Paulo Moura em São José do Rio Preto (SP). IMPERDÍVEL!

Com direção de Guido Caratori, 'Era uma Vez... João e Maria' retorna aos palcos de Rio Preto (Fotos: Jorge Etecheber)
➧ Por Clóvis Assis   
A t o r e s  M í d i a s

SUCESSO DE público e crítica após um ano de temporadas em cidades do Estado de São Paulo , o espetáculo infantil 'Era uma Vez... João e Maria' retorna aos palcos de São José do Rio Preto (SP).

Livremente adaptada de um dos mais famosos clássicos da literatura infantil mundial, a mais recente produção teatral da Cia. Fábrica de Sonhos será encenada nesta sexta-feira (10/5), às 20h, no Teatro Municipal Paulo Moura.  

Os ingressos antecipados, com valor promocional, podem ser adquiridos nas lojas Magu Kids e Teens do Riopreto Shopping e na English Talk. (Confira informações completas sobre ingressos na seção Serviço ao final da matéria).

►continue a ler depois da publicidade▼
PARCERIA CULTURAL A&M | ANACAPRI RIO PRETO - informe publicitário
 CLIQUE AQUI e Confira: INSTAGRAM/@anacapririopreto 

Em Rio Preto, 230 crianças do Projeto Maquininha do Futuro terão a oportunidade de irem ao teatro, por meio do projeto 'Realize Sonhos' programa social, criado pela companhia com o objetivo de transformar crianças e jovens por meio da arte.

Cia. Fábrica de Sonhos, liderada pelos artistas e produtores culturais Drica Sanches e Guido Cartoricompletou em 2018 duas décadas de estrada pelos palcos brasileiros, como uma das mais conceituadas companhias do Estado de São Paulo
'Era uma vez... João e Maria', da Cia. Fábrica de Sonhos.
 (Foto: Jorge Etecheber)
COM DIREÇÃO e dramaturgia de Guido Caratori, a montagem de 'Era uma vez... João e Maria' (livremente inspirada na obra original dos Irmãos Grimm) utiliza a linguagem do teatro narrativo. 

"Três contadoras apresentam a história de João e Maria interagindo com a encenação num ambiente de realismo fantástico", explica Guido

Ao palco as personagens Nana, Nenê e Nena (interpretadas pelas atrizes Ariel Caratori, Bruna Alves e Drica Sanches) narram as histórias mais encantadoras que já se viram a começar pela clássica fábula dos irmãos João e Maria.  
Drica Sanches, Bruna Alves e Ariel Caratori: atrizes de 'Era uma vez... João e Maria' (Jorge Etecheber)
CONFORME a atriz Drica Sanches, o enredo gira em torno do drama vivido pelos irmãos João e Maria. Abandonados pela madrasta na fria e desconhecida escuridão da floresta, são surpreendidos pela Bruxa da Casa de Docesque mora em uma casa feita de delícias e guloseimas. 

"Neste maravilhoso universo de puro encantamento, João e Maria vivem uma fantástica aventura, com momentos de medo, surpresa, alegria e esperança, até encontrarem o caminho de volta para casa", conta Drica que também assina a direção de produção e de comunicação do espetáculo.

Trazendo à cena a transversalidade nas linguagens das artes cênicas e plásticas, os cenários e os figurinos são ilustrados pela artista plástica Germana Zanetti pintora reconhecida no estado paulista por suas obras sobre o tema 'Marias'

"Sem dúvida a parceria com a Germana Zanetti enriquece e muito o resultado do espetáculo, ao compor a arte na indumentária das personagens", elogia Drica.

➧ASSISTA AO TEASER:
➯crédito: Instagram/@ciafabricadesonhos

O DIRETOR Guido Caratori declara que 'Era uma Vez... João e Maria' propõe um momento de reflexão sobre o abandono e a superação, temas muito pertinentes aos dias atuais. "O 'maravilhoso' sempre foi e continua sendo um dos elementos mais importantes na literatura destinada às crianças", diz o dramaturgo. 

Segundo ele, os personagens deste universo mágico agem no inconsciente infantil por meio das emoções que as histórias proporcionam e do simbolismo que está implícito nas tramas.
Os cenários e figurinos de "...João e Maria" são ilustrados pela artista plástica Germana Zanetti. (Jorge Etecheber)
Guido esclarece ainda que os significados simbólicos dos 'contos maravilhosos' estão ligados aos eternos dilemas que o homem enfrenta ao longo de seu amadurecimento emocional. 

E é nesse sentido, de acordo com o dramaturgo, que a literatura infantil e, principalmente os contos de fadas, podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta. 

"O maniqueísmo que divide as personagens em boas e más, belas ou feias, poderosas ou fracas facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana e do convívio social", completa Caratori.

➱SERVIÇO   
'Era uma vez... João e Maria'
Texto e Direção: Guido Caratori
Com: Ariel Caratori, Bruna Alves e Drica Sanches 

➧Sexta-feira, 10 de maio/2019, às 20h
➧Teatro Municipal Paulo Moura
São José do Rio Preto (SP)

➧Classificação: 
 L -a partir de 3 anos 

➧INGRESSOS: 
R$ 50 (inteira) 
R$ 25 (meia e antecipado até dia 9/5)

➧PONTOS DE VENDAS: 
Magú Kids e Teens (Riopreto Shopping)
e English Talk

➧INFO.: 

(17) 3033-9058 e
WhatsApp (17) 99212-4424

➥ MAIS+ 
Instagram/@ciafabricadesonhos
Facebook/ciafabricadesonhos
www.ciafabricadesonhos.art.br 


----------------