sábado, 19 de janeiro de 2019

AUDIOVISUAL | 'Urbanidades', do grupo Corpo/Lentes une presente, passado e o futuro da cidade, em obra multimídia de fotografia, vídeo e dança

Contemplado pelo 'Prêmio Nelson Seixas 2018', o grupo rio-pretense dialoga entre a dança contemporânea e a  linguagem multimídia na produção que será lançada neste sábado (19), no Graneleiro do Complexo Cultural Swift, em Rio Preto (SP).

Cartaz do lançamento de 'Urbanidades'. (Divulgação/Corpo-Lentes)
➤ Por Clóvis Assis            
A t o r e s  &  M í d i a s

"QUE CIDADE mora na cidade?", questiona o grupo Corpo/Lentes em sua mais nova produção audiovisual, 'URBANIDADES', que será lançada na noite deste sábado (19), às 20h, espaço Graneleiro do Complexo Cultural Swift, localizado em frente à Represa Municipal em São José do Rio Preto (SP). O evento é aberto ao público de todas as idades, com entrada franca.

Contemplado pela lei de incentivo municipal à cultura o Prêmio Nelson Seixas 2018', o grupo rio-pretense dialoga entre a dança contemporânea, linguagem multimídia, audiovisual e pesquisa, abrangendo questões subjetivas que circundam a experiência humana e suas complexidades, o corpo e as geometrias do espaço natural e construído.

Nesta noite de avant-première da exibição oficial do vídeo 'Urbanidades', haverá também Exposição Fotográfica, Debate com o público e a apresentação do espetáculo 'Corpo Lentes Ato I e Ato II'outro trabalho do grupo, este em formato de dança contemporânea ao vivo, frente a telas gigantes que projetam videos específicos deste trabalho.

Fundando recentemente, o grupo Corpo/Lentes traz consigo a ligação entre artistas de longa data, com experiência de mais de 20 anos de palco e fotografia com a nova geração. 


O casting é formado por profissionais da fotografia, do teatro, da dança, do audiovisual, dentre produtores e profissionais multimídias como Andrea Capelli, Carolina Capelli, Fabio Luppi, Guilherme Di Curzio, Gustavo Koshikumo, Jorge Etechebar, Juliano Parreira, Renan Saccoman.

⏩ VÍDEO | ASSISTA AO TEASER ⏬
'URBANINADES' - Grupo Corpo/Lentes


'URBANIDADES' 


NESTE NOVO trabalho multimídia, o projeto'Urbanidades', o grupo se propõe a “um outro olhar sobre a cidade”, a partir da elaboração de estudos, de dança e de vídeo e fotografia: a trajetória do trem, os espaços arquitetônicos e as movimentações que há nos corpos da cidade. 

“Sejam eles de pessoas, de animais ou de máquinas. Todos os corpos compondo cidades dentro da cidade”, argumenta a sinopse proposta pelos roteiristas e idealizadores do vídeo.

Segundo os produtores as questões urbanas são abordadas neste trabalho de forma lúdica e sensível, lançando mão da composição entre as lentes fotográficas e o corpo da dançarina, que interagem na cidade.

“A cidade é, assim, um mosaico de territórios no qual a identidade de cada elemento é marcada por um grupo social ou étnico dominante e por uma vida de bairro que muitas vezes é original. Um mosaico que, visto do alto, reflete uma imagem de unidade global que vai além da singularidade”.

'Urbanidades' é um projeto que envolve qualquer tipo de público pois tem um apelo audiovisual muito forte. O espetáculo mistura o presente, com o passado e futuro. 


“O presente, pois é o momento: uma mulher dançando e se expressando no meio de vídeos da cidade se movimentando, projetados e com trilha sonora produzida. O passado é representado pelos vídeos gravados anteriormente; e remixados de maneira criativa. O futuro é a mensagem que é passada”, conceitua os idealizadores do grupo.

➥ SERVIÇO   

URBANIDADES 
Grupo Corpo/Lentes
➧Com: Andrea Capelli, Carolina Capelli

Fabio Mouawad Luppi, Guilherme Cordeiro Di Curzio 
Gustavo Koshikumo, Jorge Etecheber
Juliano Parreira, Renan Saccoman

Sábado, 19 de janeiro/2019, às 20h.
Local: Graneleiro – Complexo Cultural Swift
Represa Municipal - São José do Rio Preto (SP)


➥PROGRAMAÇÃO:
➧Exibição de estreia do vídeo ‘Urbanidades’,
➧Exposição fotográfica, Debate com o público,
➧Espetáculo Corpo/lentes Ato I e II

➦ MAIS+    

www.corpolentes.com.br/urbanidades
https://www.facebook.com/corpolentes 

Facebook/events/LançamentoUrbanidades

--------------------------------------------------------
➧Editado por: Clóvis Assis - Atores & Mídias | em Rio Preto (SP)