sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

CULTURA | A atriz Fernanda Montenegro adverte Secretário de Cultura do Rio em premiação: 'não esqueça de cumprir sua função'

A atriz que completa 90 anos em 2019 foi homenageada no 'Prêmio Cesgranrio de Teatro' realizado no Copacabana Palace, na segunda (21), e aproveitou para "dar um puxão de orelha" na Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.
Fernanda Montenegro é homenageada em premiação teatral no Rio.
(Foto: Roberto Filho/BrazilNews)
Clóvis Assis -da Redação 

FERNANDA MONTENEGRO aproveitou a homenagem recebida no 'Prêmio Cesgranrio de Teatro', realizado realizado no Copacabana Palace (RJ) na última segunda-feira (21), para dar 'um puxão de orelha' na Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (RJ). 

Completando 90 anos de idade em 2019, ao receber a homenagem a atriz fez um discurso de agradecimento, dedicou o troféu à Bibi Ferreira, fez um resgata a memória do marido Fernando Torres e aproveitou para advertir o Secretário de Cultura: "não esqueça de cumprir sua função", disparou.  


Ela estava ao palco, recebendo todas as honrarias devidas, quando Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio, disse que o roteiro da cerimônia havia sido escrito por Leandro Bellini [Secretário Executivo de Cultura da Fundação Cesgranria], ao que aparentemente Fernanda entendeu que fosse Ruan Lira, o Secretário de Cultura nomeado pelo governador Wilson Witzel

O objetivo de Serpa era apenas elogiar Leandro pelo trabalho na premiação, mas a atriz puxou o microfone para si e cobrou a execução de uma política cultural no estado. 
Fernanda Montenegro faz pedido a Secretário de Cultura do Rio (Reprodução: YouTube/TeatroemCena)
Fernanda foi direto ao ponto. “Não esqueça de cumprir sua função. É do que nós precisamos. Não estou sendo desafiadora, muito menos grosseira, estou te pedindo que uma Secretaria de Cultura realmente exista – sem preconceito, com atenção, com criatividade e com verba”, reivindicou a atriz, arrancando aplausos da plateia, a maior parte formada por artistas. 

“A minha experiência sabe, já viveu bastante, que os projetos são lindos e às vezes, posso dizer sempre, 'a verba não chegou, a verba não deu, houve prioridades’. A palavra prioridade…(...)”, reclamou a veterana. 

⏩ASSISTA AO VÍDEO:
Crédito: YouTube/TeatroemCena


Fernanda lembrou ainda que, quando ainda estava grávida de Fernanda Torres, foi a uma reunião com um candidato a governador do Rio de Janeiro (RJ) e que "se decepcionou profundamente" ao perceber que ele queria o apoio da classe artística sem de fato apoiá-la. 

“Ele começou dizendo: 'que maravilha ter a classe cultural, teatral, presente. Só quero dizer que há prioridades...' Aí ele enumerou educação, saúde, saneamento, estradas, blablablá.... Eu me levantei e disse: 'o senhor me dá licença e, quando chegar a nossa hora, você nos chame realmente, porque é tanta prioridade que nunca chegará nosso dia'", ressaltou ela. 

E a atriz completou: "Então eu peço encarecidamente que o senhor cumpra o programa de cultura que o senhor tem aí na sua vontade, na sua criatividade… E quem é obrigado a cobrir toda essa programação, em termos econômicos, também ajude o senhor. Para o senhor então cumprir sua palavra conosco. E muito obrigada por sua presença e por essa festa”, concluiu Fernanda, primeira-dama do teatro brasileiro

⏩VÍDEO| Discurso de Fernanda
➥Crédito: YouTube/TeatroemCena


Fonte:  por Leonardo Torres

www.teatroemcena.com.br 

------------------------------------------------
➧Editado por:Clóvis Assis-Atores & Mídias | em Rio Preto (SP)
➧Atualizado em: 25/01/2019 - às 21h