segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

MÍDIAS | 'Desafio dos 10 anos' bombou nas redes entre os famosos; tag gerou polêmica: o 'desafio' é realmente uma cilada?

A Internet viveu na semana passada a primeira grande febre viralizadora de 2019 entre famosos e anônimos. A tag #10yearschallenge grudou e o mundo sucumbiu ao desejo de mostrar as diferenças que separaram a década de 2009 a 2019. Por que tanta gente entrou na onda e publicou fotos do passado?

Fátima Bernardes, Gugu Liberato, Ana Hickmann, Caitlyn Jenner, Diego Hypólito e Eliana entraram na onda do Desafio dos 10 anos.
 (Reprodução/Instagram)
➤Clóvis Assis - da Redação    
  A t o r e s   &   M í d i a s

VOCÊ DEVE ter visto na última semana posts nas redes sociais com a hashtag #10yearchallenge. Talvez você tenha até participado. A brincadeira consistia em postar uma foto sua de 2009 e uma de 2019 para todo mundo ver quanto você mudou nos dez anos de intervalo.

Logo a mania se espalhou pelo Instagram e um monte de gente aproveitou para mostrar as mudanças para os seguidores. As celebridades, claro, entraram na onda. Fátima Bernardes, por exemplo, exibiu a sua versão ao vivo dentro do Encontro, lembrando que há 10 anos ainda estava no 
comando do Jornal Nacional.   
Fátima Bernardes, que mudou de segmento na TV e terminou o casamento de 26 anos com William Bonner, resumiu a retrospectiva: “Quantas mudanças...”.
Mas o que poderia ser só mais um meme virou centro de uma polêmica relacionada à privacidade nesta semana: o desafio de compartilhar fotos poderia ser só mais artifício de empresas de tecnologia para alimentar algoritmos de reconhecimento facial, deixando-os cada vez eficazes; uma ampla fonte de informações para que empresas treinem inteligências artificiais.

O jornalista Evaristo Costa e a atriz Tatá Werneck preferiram fazer piada com a tag Desafio dos 10 Anos. Eles brincaram com suas semelhanças diante de outras figuras. No caso do jornalista, a comparação foi com o cantor e ator Christian Chávez, utilizando uma foto dele nos tempos em que interpretava o Giovanni em 'Rebelde'

Tatá, por sua vez, ao invés de usar uma foto atual dela mesma, a apresentadora do "Lady Night" colocou um clique de Cida Alves, que ficou famosa por ser sua sósia no Miss Bumbum 2018


Uma publicação compartilhada por Tata Werneck (@tatawerneck) em 

ANITTA PROTESTOU 

Contudo, houve até famosos que preferiu se safar, como Anitta. Ela aproveitou a deixa para refletir sobre a crescente degradação da natureza no planeta ao longo da década que passou. A cantora usou o Instagram na quarta-feira (16) para fazer um protesto contra o chamado desafio dos 10 anos. 

Ao invés de postar foto sua, de 2009 e 2019, a funkeira publicou cliques do meio ambiente e falou sobre as mudanças provocadas pelo homem por causa da alteração do clima.

"Apesar das minhas 700 plásticas que me fazem desacreditar nas fotos antigas, juro que esse é o desafio dos 10 anos que mais me chocam. Todo mundo se esforçando pra melhorar de vida e de aparência a cada dia. E nossa casa (a única que temos) só se degradando. Quanta destruição aconteceu em apenas 10 anos (...) #10yearschallenge", escreveu ela.


Apesar das minhas 700 plásticas que me fazem desacreditar nas fotos antigas, juro que esse é o desafio dos 10 anos que mais me chocam. Todo mundo se esforçando pra melhorar de vida e de aparência a cada dia. E nossa casa (a única que temos) só se degradando. Quanta destruição aconteceu em apenas 10 anos. Faz parecer que a Terra nem é tão grande assim. Vamos cuidar pra que em 10 anos este desafio nos impressione de maneira positiva. Cada um fazendo sua parte. Nosso planeta é nossa casa, a casa que todos nós compartilhamos independente de espécie, raça, dinheiro, nacionalidade, crenças etc etc. Somos obrigados a conviver nesta casa, querendo ou não. Vamos cada um fazer sua parte entendendo que não há lucro em ser egoísta num mundo inteiramente compartilhado. #10yearschallenge
Uma publicação compartilhada por anitta 🎤 (@anitta) em 

A maioria das personalidades, contudo, não titubeou em entrar na proposta original. Várias figuras exibiram suas mudanças de aparência. Muitas celebridades usaram seus perfis no Instagram, Facebook ou Twitter para mostrar tudo o que mudou (mais fisicamente do que tudo) nesse período.

Dá uma olhada em alguma das celebs brasileiras que marcaram uma presença no desafio usando as tags #2009vs2019 ou #10yearchallenge

Da direita para a esquerda, e de cima para baixo: Fátima Bernardes, Gugu Liberato, Ana Hickmann, Caitlyn Jenner, Diego Hypólito e Eliana
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Michel Teló, Sabrina Sato, Whindersson Nunes, Vilola Davis, Maisa e Fernanda Vasconcellos. (Reprodução/Instagram)



---------------------------------------------------
➧Editado por: Clóvis Assis - Atores & Mídias | em Rio Preto (SP)