segunda-feira, 18 de março de 2019

ARTES | Em homenagem aos 167 anos da maior cidade do noroeste paulista, o Riopreto Shopping recebe exposições de fotografia, literatura, artes plásticas e artesanato

Para celebrar o aniversário de São José do Rio Preto, SP (comemorado em 19 de março), o Riopreto Shopping Center apresenta durante todo o mês um circuito de quatro exposições: '10 anos da ALERC - Academia Rio-pretense de Letras e Cultura'; 'Paixão por São José do Rio Preto'; 'Mosaic_arte'; e 'Profissões'.
➧IMPERDÍVEL!

'PAIXÃO POR RIO PRETO': mostra do fotógrafo Guilherme Baffi faz parte do ciclo de exposições do Riopreto Shopping. (Divulgação)
➤ Clóvis Assis, da Redação     
        A t o r e s  &  M í d i a s

EM COMEMORAÇÃO ao aniversário de emancipação política de São José do Rio Preto (SP), que completa 167 anos nesta terça-feira (19), o Riopreto Shopping realiza um circuito de quatro exposições inéditas, nas mais diversas formas e linguagens: Fotografia, literatura, artes plásticas e artesanato.

O ciclo começou dia 11 de março, com a mostra "10 anos da ALERC - Academia Rio-pretense de Letras e Cultura"No sábado (16) foi inaugurada a exposição "Paixão por São José do Rio Preto", do fotógrafo Guilherme Baffi


>> continue lendo depois da publicidade <<
PARCEIRO CULTURAL do Blog A&M: Informe publicitário/ Boa Vista Supermercado
--------------------------------------------------------------------
E nesta segunda-feira (18), duas novas instalações estreiam no cartaz da programação: o projeto "Mosaic_arte", vencedor da categoria Artes Visuais, do Prêmio Nelson Seixas 2018; e a mostra "Profissões"realizada pelo Fotoclube Rio Preto e Branco

Instalação da mostra '10 anos da Alerc', abriu o circuito de exposições do Riopreto Shopping. (Foto: João Cordioli/Divulgação)

'10 ANOS DA ACADEMIA RIO-PRETENSE DE LETRAS E CULTURA'

.
A
 ARLEC - Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, que completa uma década de representatividade entre os intelectuais das artes e das literaturas de Rio Preto (SP), presenteou a cidade com a exposição de obras de seus membros acadêmicos artistas plásticos. 

Explorando as várias vertentes da criação artística plástica, a instalação comemorativa, que se encerrou nesta segunda-feira (18), apresentou obras dos membros da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, como Araguaí Garcia, Jocelino Soares, Lézio Júnior, Luiz Dino Vizotto, Maria Helena Curti e Sérgio Vicente Motta
Membros da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Foto: João Cordioli)
Além da mostra os acadêmicos poetas da Alerc também prestaram homenagens à cidade pelo seu 167º aniversário, expondo textos sobre São José do Rio Preto, no Corredor Poético, ambiente que foi projetado para a ocasião. 

A exposição apresentou trabalho dos poetas Aguinaldo Gonçalves, Alberto Gabriel Bianchi, Antonio Manoel santos silva, Hygia Therezinha Calmon Ferreira, Jayme Signoriniv, José Luiz Balthazar Jacob, Lelé Arantes, Nídia Puig Vacarev Rosalie Gallo y Sanches, Vera Márcia Paráboli Milanesi, Wilson Daher e Zêqui Elias.
Peça da mostra 'Mosaic_Arte', em cartaz no Riopreto Shopping (Divulgação)
'MOSAIC_ARTE'  

ABERTA nesta segunda-feira (18) a exposição "Mosaic_arte", vencedora da categoria Artes Visuais, do Prêmio Nelson Seixas 2018, é um trabalho feito a partir de uma criação coletiva de uma obra baseada na releitura do trabalho do artista plástico primitivista rio-pretense José Antônio da Silva

O projeto tem como base de criação plástica a mescla entre as técnicas de mosaico com cerâmica e pintura látex e conta com os artistas Ricardo Zammarian, Gustavo Arão, Elissa Pomponio e Vinicius Dall'Acqua. A mostra fica aberta para a visitação do público até o dia 28 de março.
A artista Norma Vilar retratada na exposição 'Profissões' no Riopreto Shopping. (Foto: Suzi Ruiz)
'PROFISSÕES'

A INSTALAÇÃO "Profissões", realizada pelo Fotoclube Rio Preto e Branco, também entra em cartaz nesta segunda-feira (18), no circuito de homenagens do Riopreto shopping.

A mostra tem o objetivo de levantar reflexões em torno do trabalhador rio-pretense ao abordar, por meio de fotografias, as profissões ditas como liberais na sociedade moderna.

  ► contiue a ler depois da publicidade▼
PARCERIA CULTURAL do blog A&M | ANACAPRI RIOPRETO | informe publicitário

Estão retratados caricaturistas, eletricistas, churrasqueiros, maquiadoras, funileiros, técnicos de internet, jornaleiras, técnicos de biotério, jardineiros, professoras, comerciantes, médicos, artistas plásticos, enfermeiras e soldadores.

Esses profissionais são representados pelos cliques dos fotógrafos Ruy Barbosa Júnior, Sylvia Cury, Bruna Berton, Paulo Berton, Mauricio Brasolo, Celso Leandro, Victor Natureza, Suzi Ruiz, Gisele Spiewak. A exposição fica até o dia 24 de março.

Obra do fotógrafo Guilherme Baffi: exposição 'Paixão por Rio Preto', em cartaz no Riopreto Shopping (Divulgação)
'PAIXÃO POR RIO PRETO'

A OUTRA exposição, aberta no sábado (
16) e que fica em cartaz até 24 de março, é a "Paixão por São José do Rio Preto", assinada por Guilherme Baffi, fotógrafo do Diário da Região

Na mostra ele apresenta retratos que "percorrem a cidade eternizando momentos diferentes, que retratam a arquitetura da cidade, seus moradores, o espírito esportivo e histórias".

As imagens também estampam cartões-postais especiais que são distribuídos gratuitamente para a população em pontos variados. "Os cartões-postais poderão ser guardados por quem os receber ou repassados como presente para outras pessoas, com mensagens que toquem o coração de cada um”, afirma Baffi.

➱ FnSocial:  ricardodboni@gmail.com 
BoniPeixe Comunicação e Fotografia

--------------------------
➧Editado por:
A&M-Clóvis Assis Atores & Mídias | Rio Preto, SP