quarta-feira, 27 de março de 2019

DIA DO CIRCO | Sesc Rio Preto apresenta especial 'Circo Interior' para celebrar a magia milenar da arte circense

Respeitável público, nesta quarta-feira (27) é comemorado o Dia Nacional do Circo. E para celebrar a data o Sesc Rio Preto (SP) realiza a partir da sexta (29) três dias de diferentes atividades circenses gratuitas para todas as idades, com espetáculos, intervenções, oficinas, exibição e bate-papo.

Lucas Santarosa, do De Lucca Circus, e Os Profiçççionais apresentam espetáculos e oficinas no especial do Sesc Rio Preto. (Foto: Anna Casanova/Divulgação)
 ➧CLÓVIS ASSIS, da redação   
     A t o r e s   &   M í d i a s

RESPEITÁVEL público, hoje é dia do circo? É sim senhor! Nesta quarta-feira 27 de março é comemorado o Dia Nacional do Circo. A escolha da data foi em homenagem ao aniversário do artista Abelardo Pinto (1897-1973), conhecido mundialmente como o Palhaço Piolim

A data, que inspira uma agenda de eventos em todo o país, será celebrada pelo SESC Rio Preto (SP) com o especial "Circo Interior"O festival, que começa na sexta-feira (29) e vai até o domingo (31), oferecerá ao público de todas as idades três dias atrações circenses. 
'Cabaré Efêmero' (Karen Mezza/Divulgação)

Espetáculos, intervenções, oficinas, exibição e bate-papo compõem a programação.

O objetivo é trazer a tona toda a discussão sobre o fazer contemporâneo do circo. E, detalhe: é tudo de graça!

Para abrir a programação, na sexta (29), a trupe Os Profiçççionais apresentará uma intervenção interagindo com o público por meio de números circenses e a tradicional palhaçaria. 

No mesmo dia, o palhaço Teotônio (Ricardo Puccetti) traz o espetáculo “Cabaré Efêmero”, cheio de improvisos, ideias e provocações.

No sábado (30), tem 3 atividades: o documentário "Jonas e o Circo Sem Lona"; a oficina "O Encanto das Técnicas Circenses" (
que vai ensinar técnicas de malabarismo, equilibrismo, portagem e acrobacia); e ainda a oficina "Iniciação ao Dandis" (que propõe exercícios com a utilização da mesa acrobática como deslizamentos, saltos e cambalhotas). Inscrições no local.
'Cabaré do Interior' vai reunir palhaços do interior paulista em um só espetáculo. (Foto: Divulgação/WGB)
Outras três atividades completam a programação do Circo no Interior no domingo (31). A intervenção “Tem Palhaça Sim Senhor!” mostra a arte da palhaçaria feminina, com Gleisa Helena e Fernanda Missiaggia.

Ainda no domingo, rola, também, um bate-papo com Rafael Guerra, coordenador do ‘Eu Riso’, de Fernandópolis(SP), e Lucas Santarosa, do ‘De Lucca Circos’, de Ribeirão Preto (SP). 

  ► contiue a ler depois da publicidade▼
PARCERIA CULTURAL do blog A&M | ANACAPRI RIOPRETO | informe publicitário

O bate-papo, junto aos convidados, vai tratar dos desafios do fazer contemporâneo do circo no interior paulista, sobre o palhaço e sua polivalência na cena circense e sobre as possibilidades formativas para os profissionais envolvidos e demais interessados em iniciar nessa arte.

Para finalizar o especial do Sesc Rio Preto em homenagem ao Dia do Circo, o espetáculo “Cabaré do Interior” vai reunir, no domingo (31) diversos palhaços do interior paulista em um único espetáculo cheio de surpresas, números de malabarismo, equilibrismo e portagem.

Circo do Palhaço Piolim (Imagem: Reprodução/Internet)
DIA DO CIRCO É EM HOMENAGEM AO PIOLIM, O MAIOR PALHAÇO DO BRASIL

O DIA DO CIRCO foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. Nesta quarta-feira (27), seria comemorado o aniversário do artista circense Abelardo Silva, intérprete do personagem. A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.


Abelardo Silva participou de vários espetáculos, mas o que lhe deu o apelido de Piolim foi o contato com artistas espanhóis, que o chamavam de barbante (piolin na língua espanhola), por ser muito magro e ter pernas compridas. 

O palhaço ficou conhecido mundialmente, recebendo homenagens como exemplo de artista popular pelos criadores da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922 pelos intelectuais Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros.
Palhaço Piolim (Revista SP/Reprodução/Internet)
Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.

Um dos maiores sonhos do palhaço Piolim era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

Mas a história do circo iniciou muito antes. Os circos surgiram em Roma, no século III a.C, onde aconteciam espetáculos de corridas, lutas entre gladiadores ou desses contra animais, e jogos de ginástica. 

➥ SERVIÇO            
Programação: Sesc Rio Preto (SP)
'CIRCO INTERIOR'

➤INTERVENÇÃO:
➧BEM-VINDOS AO CIRCO INTERIOR

Com Os Profiçççionais.

Os palhaços Tiba, Ching Ling e Manteguinha recebem o público com interação e números circenses que encantam e perpetuam a arte tradicional da palhaçaria e do fazer circense.
Dia 29, sexta, 19h30 às 20h.
Comedoria – Área Externa. Grátis. 14 anos.

➤ESPETÁCULO:
➧CABARÉ EFÊMERO
Com Ricardo Puccetti, palhaço.

Samba de uma nota só: durante 3 mil segundos ininterruptos, em um ambiente cheio de objetos, ideias e provocações, o Palhaço Teotônio improvisa e se coloca em risco. Com seu olhar imprevisível, ele traz o público para o seu mundo caótico e improvável. *Atenção, o Ministério da Bobagem Adverte: isso não é um espetáculo!
Dia 29, sexta, 20h às 21h.
Comedoria – Área Externa. Grátis. Livre.

➤OFICINA:
➧O ENCANTO DAS TÉCNICAS CIRCENSES
Com Lucas Santarosa e Os Profiçççionais.


Passando pelas técnicas do malabarismo, equilibrismo, portagem e acrobacia, a oficina apresenta uma iniciação ao universo das atividades circenses e as possibilidades de criar e evoluir conhecendo o básico de cada modalidade. Inscrições no local.
Dia 30. Sábado, 10h30 às 12h30.
Gramado – Área Externa. 25 vagas. Grátis. 10 anos.

➤OFICINA:
➧INICIAÇÃO AO DANDIS
Com Lucas Santarosa e Os Profiçççionais.


A oficina de iniciação ao Dândis propõe exercícios para aprendizado em diversas técnicas de utilização da mesa acrobática como deslizamentos, saltos e cambalhotas. Inscrições no local.
Dia 30, sábado, 14h às 16h.
Sala de Expressão Corporal 2. 20 vagas. Grátis. 16 anos.

➤EXIBIÇÃO:
➧JONAS E O CIRCO SEM LONA
Dir. Paula Gomes. Documentário. Brasil. 2017, 82 min.

Jonas tem 13 anos e é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta. Retirada de ingressos a partir das 17h30.
Dia 30, sábado, 18h às 20h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. 12 anos.

➤INTERVENÇÃO:
➧TEM PALHAÇA SIM SENHOR!
Com Geisa Helena e Fernanda Missiaggia.


A arte da palhaçaria feminina também tem presença confirmada nos circos do interior e do mundo. Nessa intervenção, Chiquita e Dona Miúda vão aprontar pelos espaços do Sesc e divertir o público, mostrando toda a irreverência das mulheres nessa arte.
Dia 31, domingo, 12h às 13h.
Comedoria. Grátis. Livre.

➤BATE-PAPO:
➧O CIRCO NO INTERIOR PAULISTA
Com Rafael Guerra, coordenador o Eu Riso (Fernandópolis) e Lucas Santarosa, do De Lucca Circos (Ribeirão Preto).


Os convidados conversam com o público sobre os desafios do fazer contemporâneo do circo no interior paulista, sobre o palhaço e sua polivalência na cena circense e sobre as possibilidades formativas para os profissionais envolvidos e demais interessados em iniciar nessa arte.
Dia 31, domingo, 14h30 às 15h30.
Área de Convivência. Grátis. Livre.

➤ESPETÁCULO:
➧CABARÉ DO INTERIOR

Com De Lucca, Rafael Guerra, Geisa Helena, Fernanda Missiaggia, Bruno Cavalcanti e João Ayres Nogueira.

Respeitável público! Nessa apresentação, diversos palhaços do interior paulista se reúnem para um espetáculo cheio de diversão e surpresas. Com diversos números como os de malabarismo, equilibrismo e portagem, esses artistas circenses mostram toda sua versatilidade e a capacidade de envolver o público, produzindo muitas gargalhadas seja no circo tradicional até o circo contemporâneo. A apresentação conta com participação especial do João Ayres Nogueira, o palhaço Pouca Roupa.
Dia 31, domingo, 15h30 às 16h30.
Área de Convivência. Grátis. Livre.
------------------------------------------
➧ por A&M com assessoria:  
BoniPeixe Comunicação / Rio Preto (SP)

----------------------------------------------------
➧Editado por:
➧Publicado em: