quinta-feira, 28 de março de 2019

POLÊMICA | Fatos reais dos bastidores de 'O Sétimo Guardião' têm mais audiência que a própria ficção de Aguinaldo Silva

Além da baixa audiência, a novela das nove da Globo parece estar envolta em um furacão. Entre denúncias de plágio, insatisfação e saída de atores, morte de figurante, atrasos e discórdias no elenco e acusações de assédio, o blog ATORES & MÍDIAS listou alguns dos fatos reais, que deram mais ibope que a própria ficção. 
➥VEM VER: FIQUE POR DENTRO!



 ➧CLÓVIS ASSIS, da redação   
     A t o r e s   &   M í d i a s

Com polêmicas, brigas e traições, a atual novela das nove da Globo fracassou. É um fato. Com uma audiência bem abaixo do esperado e uma repercussão nula, a história de Aguinaldo Silva, dirigida por Rogério Gomes, está encarando uma sequência de problemas, que começou logo antes do folhetim estrear na TV.

Entre acusações de plágio, insatisfação de atores, morte de figurante, atrasos e discórdias entre o elenco, o blo
g Atores & Mídias listou algumas polêmicas dos bastidores, que deram mais ibope que a próprio enredo da novela.

A mais recente polêmica é que a escritora Bárbara Rastelly, que lançou o livro As Muralhas da Vida Eterna, está processando a Globo por plágio. 

Segundo o jornalista Alessandro Loubianco, do A Tarde é Sua (RedeTV!), Barbara alega que a novela tem grandes semelhanças com seu livro, desde detalhes até a própria natureza da trama. 

O processo pede que a novela O Sétimo Guardião seja retirada do ar e que haja uma perícia analisando as duas obras, além de verificar os valores de faturamento da novela.

➧CONFIRA AS POLÊMICAS:

Aguinaldo Silva acusado de plágio por ex-aluno de roteiro 


Antes mesmo de a novela ser lançada no horário nobre da TV Globo, um processo judicial já corria nos bastidores. Isso porque um ex-aluno de Aguinaldo Silva, Silvio Cerceau, o acusou de ter roubado a ideia da novela! 

Um grupo de alunos que participaram de uma Master Class com Aguinaldo Silva em 2015 também acusou o autor de utilizar suas ideias na novela, sem dar os devidos créditos. À época, a Globo creditou os alunos como colaboradores, mas alguns entraram com processo, que ainda está rolando.

Em 2015, o escritor ministrou uma aula de roteiro e escrita para uma turma de 26 alunos. Juntos, eles desenvolveram uma sinopse de uma trama, com os personagens e um primeiro capítulo. 


  ►contiue a ler depois da publicidade▼
PARCERIA CULTURAL A&M | ANACAPRI RIO PRETO - informe publicitário
 CLIQUE aqui e confira: Instagram@anacapririopreto 


Foi prometido a eles que, posteriormente, o material desenvolvido poderia ser vendido para a Rede Globo. No entanto, o que eles não esperavam era que seus nomes não fossem creditados na trama.

Também processado por Aguinaldo por quebra de sigilo, Silvio conseguiu finalmente ser creditado na trama, que apareceu como "Sinopse desenvolvida pelo autor Aguinaldo Silva com a colaboração dos alunos da Master Class".

No início deste ano, Aguinaldo Silva ainda conseguiu uma liminar que proibiria o ex-aluno de postar nas redes sociais qualquer coisa sobre a novela ou sobre ele.



DESABAFO Hoje deveria ser o dia mais feliz do dia mais feliz da minha vida e de mais 25 roteiristas. O ideal, o almejo de qualquer um que escreve a sinopse de uma novela, de estrear na @redeglobo, no horário nobre. Porém por ganância e ego caímos numa trama obscura, cheia de inverdades, um senhor que acha acima da lei acobertando por uma emissora que se acha dona de tudo. Quando em 2015, entre final de novembro e começo dezembro, levamos a ideia de O SÉTIMO GUARDIÃO para sala de aula, encantando o professor, tínhamos dele a promessa de nossos direitos, algo que depois de concretizada a aprovação pela emissora, foi tirada de nós sem pudor algum, por alguém que usa a máscara da generosidade. O que me resta é esperar que a justiça seja feita, apesar de tudo ainda acredito na justiça brasileira, ainda acredito que a verdade vence a mentira, ainda acredito que o bem vence o mal, ainda acredito que esse ser pernicioso não dorme tranquilo de consciência limpa, como finge publicamente. A sinopse de O SÉTIMO GUARDIÃO e o primeiro capítulo é de autoria minha e dos 25 colegas, não existe NOVELA sem SINOPSE, na sinopse nascem os personagens, as tramas e toda história que será escrita em CAPÍTULOS pelo autor da sinopse ou por outro ou outros autores designados pela emissora. O DNA da história é nosso, Aguinaldo Silva e sua equipe apenas estão desenvolvendo a história dos personagens que criamos, estão contando as tramas que criamos, mesmo que ele traga para incrementar a história personagens de outras histórias dele, mesmo que tudo se passe em Serro Azul, cidade que sugerimos em homenagem a ele, tendo em vista que essa cidade foi citada muitas vezes, mas nunca apareceu, mesmo que ele minta, de pés juntos, publicamente, a história é nossa, e estamos de consciência limpa. E com muita dignidade eu vou provar isso judicialmente. Uma certeza tenho: O SÉTIMO GUARDIÃO será o maior sucesso dos últimos tempos, é novela inédita, tem sangue novo correndo alí, não é um autoplágio que os os autores vêm praticando sempre, ou seja contam a mesma história de forma diferente. Assistam com carinho. Abraços a todos.
Uma publicação compartilhada por Silvio Cerceau (@silviocerceau) em


ATORES X PRODUÇÃO


Aparentemente o início da novela foi bem conturbado! Logo nas primeiras semanas de gravação e na estreia do primeiro capítulo, houve desentendimentos entre os atores e a produção.

Durante as gravações, algumas pessoas do elenco de "O Sétimo Guardião" começaram a pedir folgas constantemente para poderem cumprir campanhas publicitárias, de acordo com o colunista Leo Dias.

Além disso, segundo a colunista Patrícia Kogut, os cortes excessivos que ocorreram no capítulo inicial da trama deixaram os atores irritados ao se depararem com personagens secundários mais tempo em cena do que deveriam.

O ocorrido fez com que o diretor da novela se desculpasse com todos, afirmando que foi necessário para que a história pudesse se adequar ao tempo estipulado sem comprometer o enredo. Ele ainda declarou que situações como esta nunca mais iriam ocorrer.


Aguinaldo X Globo: 

"Volta José Mayer"

Aguinaldo Silva é muito conhecido por suas declarações polêmicas e suas frases sem papas na língua - principalmente no Twitter. Na fases inicial da novela, quando o elenco estava sendo escalado, o autor de "O Sétimo" demonstrou seu desejo de convocar para a trama José Mayer.


Acusado de assédio sexual contra uma figurinista, José Mayer ganharia uma segunda chance na trama. Aguinaldo Silva inicialmente pretendia escalá-lo para o papel de um mendigo, vivido atualmente por Leopoldo Pacheco, e enfrentou forte oposição. 

>continue lendo depois da publicidade<<

PARCEIRO CULTURAL do Blog A&M: Informe publicitário/ Boa Vista Supermercado

Depois, tentou , mas não conseguiu. Discordando da decisão da emissora, Aguinaldo se manifestou muitas vezes a favor de Mayer, ainda com a esperança de que ele pudesse integrar o elenco da novela e emplacá-lo em um novo papel, no capítulo 107. O ator acabou dispensado pela Globo.

O ocorrido deixou o autor revoltado, que se manifestou pelas redes sociais.

Aguinaldo Silva X Globo: 
O NÃO-RETORNO DE NAZARÉ

Nazaré, personagem de Renata Sorrah, voltaria na novela das nove. Em meio a polêmica e também devido à resistência da atriz, a vilã acabou limada da história da Globo.

Mas esta não foi a única vez que Aguinaldo Silva tentou provocar a Globo. Decidido que queria que Nazaré Tadesco ressurgisse na atual trama, o autor foi boicotado por Renata Sorrah, que pediu que ele deixasse a personagem quieta no passado.



No entanto, Silva não se deu por satisfeito e pensou em outra maneira de ter Renata em seu elenco. O autor, então, designou para ela o papel da transexual Marcos Paulo - papel hoje de Nany People.

Com muitas manifestações contra a escolha de Sorrah para o papel, a Globo acabou vetando a atriz da novela para não gerar ainda mais polêmicas.


Marina Ruy Barbosa X Lilia Cabral

Até na hora das gravações, o tempo fechou entre alguns atores! De acordo com o jornal Extra, Lilia Cabral teria se irritado com a falta de compromisso de Marina. Isso porque quase todo o elenco foi escalado para uma longa gravação à noite, que seria a cena de inauguração do Restaurante do Tobias (Roberto Berindelli).

No entanto, como Flávia Alessandra precisava ir embora antes da meia noite, alguns atores se disponibilizaram a chegar mais cedo para antecipar a gravação. Marina, no entanto, havia avisado a produção de antemão que não poderia chegar antes e cumpriria o horário previsto inicialmente.

Ao ver a ruiva chegando mais tarde do que os outros atores, Lília Cabral teria perdido a paciência e criticado a atriz. “Você está pensando que é quem? Você é muito nova para achar que pode fazer isso. Garota mimada!”, teria dito a intérprete de Valentina.

Após a publicação da matéria, Marina Ruy Barbosa se defendeu e explicou que não houve briga ou desentendimento com ninguém do elenco, já que não teve atraso, uma vez que ela chegou no horário combinado com a produção.

Marina Ruy Barbosa X José Loreto X Débora Nascimento


Protagonista da trama, Marina Ruy Barbosa se viu envolvida em conflitos com três companheiros do trabalho ao ser apontada como suposto motivo da separação de José Loreto e Débora Nascimento. 

A notícia que se espalhou pela internet era de que o motivo da separação teria sido uma traição da parte do ator, "com uma atriz da novela"

A história fez com que o triângulo amoroso em que sua personagem se encontrava ganhasse subtexto tenso. Marina discutiu com Loreto e também com Bruno Gagliasso, já que Giovanna Ewbank, mulher do ator, parou de segui-la nas redes sociais. Foi, então, que Marina - que vive um par romântico com Loreto atualmente na novela - foi acusada de ser o pivô do término. 

Casada com o piloto Xandinho Negrão, a atriz logo se manifestou e negou as especulações. Em suas redes sociais, Marina Ruy Barbosa compartilhou seu posicionamento: "Eu amo meu marido e sou muito feliz no meu casamento e nunca teria, nem tive nada além de uma parceria profissional e amizade no trabalho consequência da novela".
.



SAÚDE DE BRUNO GAGLIASSO

Dias depois da confusão envolvendo a vida pessoal dos protagonista, Bruno Gagliasso teve de ser internado às pressas para uma cirurgia nos rins. Capítulos tiveram de ser reescritos por Aguinaldo Silva. Na semana passada, o ator passou por mais um procedimento de saúde e se afastou por uma semana do trabalho.

AGUINALDO SILVA SURTA: "ATAQUE DE SOM E FÚRIA"

O autor da novela 'O Sétimo Guardião' deu um ataque após receber a notícia de que o protagonista, Bruno Gagliasso, teria sido internado e passaria por uma cirurgia devido a um cálculo renal. 

Ao receber a notícia, o autor da trama das nove, Aguinaldo Silva, que incluiu cenas com a personagem de Marina Ruy Barbosa criticando as fofocas geradas na web, surtou. 

Aguinaldo postou em seu Facebook uma explicação sobre sua reação e como fez as mudanças necessárias nas cenas em que Gabriel (Bruno Gagliasso) aparecia.


"O que acontece quando um autor se vê diante de uma situação como a descrita abaixo e tem não mais do que duas horas para resolvê-la? Ele tem que mudar todas as cenas que o ator - no caso o protagonista - ia gravar no período em que ficará afastado. Neste caso específico foram cerca de trinta cenas e mais as que resultaram destas.".



MORTE DE FIGURANTE

No final de fevereiro, o figurante Joseph Lima dos Santos, de 23 anos, morreu durante as gravações da novela. O rapaz chegou a ser socorrido, mas não resistiu.


AUDIÊNCIA EM CRISE


Desde a estreia, os números de “O Sétimo Guardião” ficaram abaixo de suas antecessoras, sempre em volta dos 30 pontos. As mexidas no roteiro, na fotografia e mudanças nos perfis de personagens pareceram não surtir muito efeito.


ACUSAÇÃO DE PLÁGIO


“O Sétimo Guardião” deve enfrentar mais um processo na justiça. Segundo o colunista Ricardo Feltrin, a escritora Barbara da Cunha Coelho Rastelli, autora do livro espiritualista “As Muralhas da Vida Eterna” acusa a emissora e os autores da trama de terem plagiado vários trechos de seu livro na novela. Ela quer R$ 150 mil de danos morais e a suspensão da trama.

E, de fato, o livro de Barbara tem grandes semelhanças com O Sétimo Guardião: os protagonistas são feitos de prisioneiros e chamados de forasteiros , assim como Gabriel (Bruno Gagliasso) no início da trama. Há guardiões como peça central de ambas as obras. Há uma gruta protegida por um animal fantástico e que se comunica telepaticamente no livro e na novela. A ação lista mais de 20 detalhes como estes.

O processo pede que a exibição de O Sétimo Guardião seja suspensa e que haja uma perícia analisando as duas obras, além de verificar os valores de faturamento da novela. Inicialmente, também foram pedidos R$ 150 mil por danos morais. Se o processo for acatado é que a justiça vai decidir.

----------------------------------


➧Editado por:

➧Publicado em: