sábado, 16 de março de 2019

LIVROS | 'A Arte de Criar Leitores': obra de Goimar Dantas lançada pela Editora Senac SP contribui para incentivar a leitura

Escrito pela jornalista e roteirista Goimar Dantas, 'A Arte de Criar Leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz', voltado para pais, educadores, bibliotecários, contadores de histórias, é recomendado para a formação de novos leitores.



➤ Da Redação            
  A t o r e s  &  M í d i a s

COM as novas tecnologias, instigar as crianças a desenvolverem o hábito de ler é um grande desafio para pais e educadores. O consumo de vídeos e áudios compete diretamente com o grau de concentração que a leitura exige. 

Mas é importante destacar que a internet, games, filmes e séries cada vez mais disponíveis em plataformas variadas podem se transformar em aliados e incentivadores da leitura.

  ► contiue a ler depois da publicidade▼
PARCERIA CULTURAL do blog A&M | ANACAPRI RIOPRETO | informe publicitário

Essas e outras ideias sobre o universo que gira em torno das histórias estão em 'A Arte de Criar Leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz', escrito pela jornalista, roteirista e escritora Goimar Dantas, lançado pela Editora Senac São Paulo.

As experiências que tornaram a autora uma leitora voraz, associadas ao trabalho nas áreas de Comunicação e Letras – que desenvolve há mais de 20 anos – deram à obra um panorama abrangente. 

Escritora Goimar Dantas (Foto: Reprodução/Internet)
NOS DEZ capítulos do livro, Goimar Dantas desvenda a influência dos contadores de histórias; os diversos tipos de mediadores (familiares, educadores, bibliotecários, entre outros) e seus modos de atuação; a importância da poesia e as ferramentas para trazê-la para o dia a dia das crianças, jovens e adultos; o diálogo entre literatura, cinema e televisão e o modo como os contos de fadas e fábulas nos preparam para enfrentar os desafios da vida.

A PARTIR de sua própria experiência de como tornou-se leitora voraz, Goimar desenvolve neste trabalho não apenas reflexões teóricas sobre o universo dos livros e da leitura, mas também traz dicas importantes e práticas para todos os que buscam despertar no outro o gosto pela leitura e o amor pelos livros. 


>continua depois do informe publicitário<<
PARCEIRO CULTURAL do Blog A&M: Informe publicitário/ Boa Vista Supermercado


E quem pode estimular o prazer pela leitura? Qualquer pessoa que tenha essa paixão: de pais e professores a bibliotecários... “O exercício da mediação de leitura pode ser acessível a toda pessoa que tenha prazer em falar de livros, autores e boas histórias”, destaca a autora.


A obra traz, ainda, informações sobre a história da literatura infantil e juvenil no Brasil e no mundo; o mercado editorial brasileiro, a contribuição dos booktubers para o aumento de leitores e, por fim, dicas práticas para incentivar o hábito de ler em casa, na biblioteca ou na escola. 

No entanto, tem lá suas exigências: é preciso preparar-se, fazer pesquisas, debruçar-se sobre livros, temas, críticas e estar atento às novidades do mundo que pretende apresentar ao leitor/ouvinte, buscando ultrapassar limitações sem que se perca a poesia e a imaginação. 

Lançamento do Senac São Paulo, A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz mergulha no mundo da narrativa dos livros sagrados e relatos mitológicos aos contos de fadas, às fábulas e à produção literária infantojuvenil. "O amor pelos livros contribui para uma experiência cultural mais rica e um ser social mais crítico e, portanto, mais livre".

Goimar ressalta que a leitura é uma construção social. "A criança ou o jovem precisam ter acesso aos livros, quadrinhos, livrarias, contações, sebos, bienais, bate-papo com escritores, clubes de leitura. Só assim irão crescer/amadurecer apreciando os livros como algo que é parte de suas vidas, desde sempre”, conclui a escritora. 

➥ FICHA TÉCNICA :
"A Arte de Criar Leitores: 
reflexões e dicas para uma mediação eficaz"

Autora: Goimar Dantas
Editora: Editora Senac São Paulo
Páginas: 280 / Preço: R$ 50


➥ MAIS +