quarta-feira, 13 de março de 2019

CULTURA | Gala da Lusofonia premia personas da língua portuguesa em Paris; ator Lima Duarte é um dos brasileiros homenageados

O Instituto do Mundo Lusófono, sediado em Paris,  premiou personalidades dos países de língua portuguesa em áreas ligadas às artes, acadêmicas, científicas, culturais, políticas, do jornalismo e do mundo empresarial.

'Prêmios da Lusofonia', realizado em fevereiro no Salão Ópera do Café de La Paix, em Paris. (Foto: Reprodução/Internet).

➧ Clóvis Assis -da redação  
    A t o r e s   M í  d i a s
Com fonte*: Louisa Monteiro

O INSTITUTO do Mundo Lusófono (IMLus), sediado na França, laureou os vencedores do 'Prêmios da Lusofonia 2018'(em francês "Prix de la Lusophonie") na Gala da Lusofonia realizada no dia 27 de fevereiro de 2019, no Salão Ópera do Café de La Paix, em Paris

Conforme informações de Louisa Monteiro, diretora da plataforma Brasileiros Sem Fronteiras, o prêmio (distribuído por 15 categorias, mais os três de 'Carreira') contemplou 27 personalidades atuantes nos países que falam a língua portuguesa. 

  ► contiue a ler depois da publicidade▼
PARCERIA CULTURAL do blog A&M | ANACAPRI RIOPRETO | informe publicitário

Os premiados foram os que se destacaram nas diversas áreas artísticas, acadêmicas, científicas, culturais, políticas, do jornalismo e do mundo empresarial no ano de 2018. 

"São pessoas engajadas ao movimento da cultura lusófona, comprometidas com a preservação e projeção internacional do idioma português", informou Louisa Monteiro direto do circuito europeu, em matéria traduzida para o português e enviada, por e-mail, ao blog Atores & Mídias.

A portuguesa Isabelle Oliveira, presidente do Instituto do Mundo Lusófono e professora universitária da Sorbonne Paris 3, afirmou que na Gala deste ano o IMLus decidiu dar prioridade ao Brasil, Portugal, AngolaMoçambique e Cabo Verde. “Pois é difícil premiar toda a gente", justificou ela, em declarações à Agência Lusa.

Ator Lima Duarte se destaca entre os brasileiros premiados
O ator brasileiro Lima Duarte recebeu
o 'Prêmio Carreira'.
(Foto: Divulgação/TVGlobo)

OS VENCEDORES do 'Prêmios da Lusofonia' de 2018 são residentes de países lusófonos, que se notabilizaram nos domínios do esporte, cinema, escultura, literatura, pintura, música, fotografia, investigação, ensino superior, meio empresarial, arquitetura, diplomacia, carreira, política e ecologia. 

Segundo comunicado do IMLus, estes galardões caracterizam as "personalidades de língua portuguesa, qualquer que seja o seu país de origem, que se tenham destacado na afirmação e projeção internacional da língua portuguesa e da cultura lusófona".

O mesmo comunicado refere a atribuição do 'Prêmio Carreira', como um 'prêmio especial', que foi conferido ao maestro Álvaro Cassuto (80 anos), e ao arquiteto Álvaro Siza Vieira (85 anos) de Portugal; ao ator Lima Duarte (88 anos) do Brasil; e ao escritor Mia Couto (63 anos) de Moçambique.

>continua depois do informe publicitário<<
PARCEIRO CULTURAL do Blog A&M: Informe publicitário/ Boa Vista Supermercado


No entanto, de acordo com o Diário de Notícias de Portugal, apenas o maestro português esteve presente no encontro. 

O artista brasileiro Lima Duarte enviou um vídeo de agradecimento a partir do Estado de Minas Gerais (Brasil), destacando a importância da iniciativa. 

Na área da Sustentabilidade e Preservação Ambiental, o prêmio foi entregue ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, de 74 anos, que fundou em 1994 a sua própria agência. Já a Fundação Roberto Marinho (Rede Globo) foi homenageada com o Prêmio Projeção Cultural & Patrimônio.

 ⏬ ASSISTA AO VÍDEO ⏬  
➥Isabelle Oliveira em entrevista à Louisa Monteiro 
(crédito/vídeo: YouTube/Brasileiros Sem Fronteiras)


NA NOITE da Gala da Lusofonia também estiveram presentes os “Convidados Benfeitores”, os quais, de acordo com o Diário de Notícias, são "os empresários e grupos empresariais que, darão o primeiro impulso à construção de uma escola na Guiné-Bissau". O projeto desta escola, considerado prioridade do Instituto Lusófono Mundial (IMLus), foi apresentado, na ocasião, aos presentes durante a noite de premiação em Paris.


Diogo Lacerda Machado, presidente do Conselho de Administração do BAO — Banco da África Ocidental, está à frente da iniciativa da criação da escola na Guiné-Bissau, liderando a angariação de fundos. 

“Foi um desafio do Instituto do Mundo Lusófono e a ideia foi aproveitar a reunião destas pessoas notáveis e lançar o desafio de se procurar juntar esforços para construir uma escola na Guiné-Bissau, onde com pouco faz-se muito. Sobretudo se se apostar nas crianças, podem-se mudar muitas vidas”, declarou Diogo, que é também advogado e conselheiro do primeiro-ministro português.


INSTITUTO DO MUNDO LUSÓFONO 

O INSTITUTO do Mundo Lusófono (IMLus) é um organismo independente idealizado e presidido pela portuguesa Isabelle de Oliveira, professora universitária da Sorbonne Paris 3

Foi inaugurado em dezembro de 2017 em Paris, com o objetivo de impulsionar, dinamizar e apoiar as ações que promovam a afirmação da língua portuguesa, bem como das comunidades lusófonas, em cooperação com as outras línguas e áreas linguísticas.

De acordo com o site da instituição, "o IMLus representa uma comunidade de falantes do Português, e que são apaixonados pelo idioma e culturas de língua portuguesa".

➧CONFIRA:

LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES DO 'PRÊMIOS DA LUSOFONIA 2018'  
(Nomes em ordem alfabética):
Prêmio Carreira:
Álvaro Cassuto (Portugal)
Prêmio Carreira:
Álvaro Siza Vieira (Portugal)
Prêmio Revelação:
Carlo Porto (Portugal/Brasil)
Prêmio Música Clássica:
Carlos Alves (Portugal)
Prêmio Diáspora:
Carlos Matos (França/Portugal)
Prêmio Prestígio Internacional:
Cristiano Ronaldo (Portugal)
Prêmio Imprensa Escrita:
Domingos de Andrade (Portugal)
Prêmio Educação:
Egídio dos Santos (Angola)
Prêmio Especial Lusofonia & Francofonia:
Eugénio Anacoreta (Portugal)
Prêmio Moda:
Fátima Lopes (Portugal)
Prêmio Escultura:
Francisco Simões (Portugal)
Prêmio Projeção Cultural & Patrimônio:
Fundação Roberto Marinho (Brasil)
Prêmio Investigação:
Guido Palomba (Brasil)
Prêmio Gestão:
Jacyr Costa Filho (Brasil)
Prêmio Televisão/Lusofonia:
José Arantes – RTP África (Portugal)
Prêmio Juventude & Esporte:
José Gonçalves (Cabo Verde)
Prêmio Defesa dos Direitos de Autor/Lusofonia:
José Jorge Letria – SPA (Portugal)
Prêmio Personalidade do Ano:
José Maria Costa (Portugal)
Prêmio Literatura:
José Rodrigues dos Santos (Portugal)
Prêmio Jornalismo:
Judite Sousa (Portugal)
Prêmio Carreira:
Lima Duarte (Brasil)
Prêmio Carreira:
Mia Couto (Moçambique)
Prêmio Empreendedorismo:
Nuno Rebelo de Sousa (Brasil/Portugal)
Prêmio Projeção Língua Portuguesa:
Porto Editora (Portugal)
Prêmio Projeção Internacional:
Salvador Sobral (Portugal)
Prêmio Sustentabilidade e Preservação Ambiental:
Sebastião Salgado & Lélia Wanick Salgado (Brasil)
Prêmio Arquitetura:
Teresa Simões (Brasil)


* Texto:  A
daptado ao português do Brasil 
➧por Louisa Monteiro
com informações dos organizadores do evento. 

*Fontes:  
Brasileiros Sem Fronteiras
Diário de Notícias/Portugal | www.dn.pt/lusa

➦MAIS+
www.institut-monde-lusophone.com
Facebook/IMLUS-Instituto-do-Mundo-Lus


----------------------------------------------------------------------
➧Editado por: Clóvis Assis Atores & Mídias | Rio Preto (SP)