quinta-feira, 14 de março de 2019

ARTES | 'Provocar os sentimentos', diz ceramista Thadeu Guerra sobre as obras de arte da sua nova série 'Renascimento'

A exposição do artista, com telas, esculturas e peças contemporâneas em formato orgânico, faz parte do projeto 'Identidade', parceria do Núcleo de Economia Criativa da Acirp com o Iguatemi São José do Rio Preto (SP). Inaugurada nesta quinta-feira (14) a instalação fica em cartaz até 24 de abril, com visitação gratuita.

Ceramista Thadeu Guerra estreia nova série no Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto, SP (Foto: Divulgação/WGB)
➤ Por CLÓVIS ASSIS     
   A t o r e s  &  M í d i a s

O ARTISTA Thadeu Guerra, que já declarou "paixão à primeira vista pela a cerâmica" desde há quase duas décadas, volta à cena cultural rio-pretense com uma série de obras inéditas.  

Na noite desta quinta-feira, 14 de março, o ceramista estreou sua nova exposição solo, 'Renascimento', no Espaço Cultural do Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP). 

Nesta mostra,o artista expõe uma série de dez telas e dez peças em formato orgânico, queimadas em alta temperatura (1.200 graus), que apresentam sua identidade renovada pela forma, cor, textura e som. 

  ► contiue a ler depois da publicidade▼
PARCERIA CULTURAL do blog A&M | ANACAPRI RIOPRETO | informe publicitário

A exposição de Guerra faz parte do projeto 'Identidade', novo ciclo de exposições artísticas, realizado pelo Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Acirp, em parceria com o shopping Iguatemi Rio Preto

A instalação, com visitação gratuita aberta a todos os públicos, permanece em cartaz até 24 de abril, no Espaço Cultural Iguatemi, que fica no Piso Superior do shopping.
Obra de Thadeu Guerra. (Divulgação/WGB)



Thadeu Guerra, que recentemente participou de uma vernissage no Consulado Brasileiro em Genebra e do lançamento da revista internacional bilíngue Artnatic, utiliza na série uma paleta de cores com marfim, preto e tabaco, transmitindo a sensação de equilíbrio e harmonia.


O artista iniciou seu processo criativo observando a natureza, onde se inspira para criar as peças. A série é formada por duas instalações, 10 telas, 10 vasos para ornamentação e acessórios decorativos para ambientação. Numa das instalações (Ao Vento), o ceramista provoca o público ao toque.

Seu processo de criação é descrito como orgânico. “A natureza é uma inspiração, mas não necessariamente para que a arte final seja um reflexo daquilo que é visto", declara o artista. 
Obra de Thadeu Guerra.
(Divulgação/WGB)

Formado em Odontologia, Thadeu iniciou seus trabalhos artísticos em 2009. 

Desde então, trilhou um longo caminho passando pela pintura em tela, marchetaria etc... 

Em seu primeiro contato com a cerâmica, se apaixonou, percebendo que essa seria a melhor forma de expressar os seus sentimentos. 

“Descobri a cerâmica e, nela, a melhor forma de me expressar, de expressar minha arte”, declarou ele em entrevista ao Diário da Região.

Thadeu Guerra participou de diversas exposições de 2014 a 2019, entre elas: Espaço Cultural Iguatemi, Arte de Garagem, Fundação Romi e Museu da Imigração em Santa Bárbara D'Oeste, Museu Luiz de Queiroz/USP em Piracicaba, Mostra de Cerâmica no Centro Universitário Maria Antônia/USP em São Paulo, Embaixada do Brasil em Genebra e Zurich.

>>continua depois do informe publicitário<<
PARCEIRO CULTURAL do Blog A&M: Informe publicitário/ Boa Vista Supermercado


'As obras dessa série mostram a versatilidade do artista', elogia a curadora da exposição


Curadora Cássia Guerra.
(Divulgação/WGB)
NATURAL de Botucatu e com formação em Odontologia, Cássia Guerra aceitou o desafio do NEC/Acirp em ser a curadora da nova exposição do ciclo 'Identidade', sob o olhar do ceramista, artista plástico e escultor Thadeu Guerra.

Na opinião da curadora a obra em cerâmica é uma atividade primitiva que possibilita uma infinidade de formas, cores e texturas e que mantém seus principais fundamentos inalterados até hoje: moldar, secar e queimar. 

"Para esta exposição Thadeu criou uma série de peças contemporâneas com muita leveza e criatividade", afirma.

"As obras evidenciam toda a versatilidade do artista, que transita na criação de esculturas, peças decorativas e instalações, compondo ambientes de forma harmoniosa”, conceitua.

Sua admiração pela arte foi intensificada no período de 2008 a 2012, quando foi diretora Cultural da Acirp e coordenou o Núcleo da Cultura, onde teve a oportunidade de conhecer vários artistas locais e apoiá-los em seus projetos culturais.

"As obras criadas por Thadeu Guerra para esta nova série buscam estimular o sentimento e o valor da arte entre os espectadores, em especial nas crianças", conclui a curadora.


➥ SERVIÇO :
Exposição 'Identidade'
Artista expositor: Thadeu Guerra
Curadoria: Cassia Guerra

De 14 de março a 24 de abril de 2019
Espaço Cultural Iguatemi – 

Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP)

➥ Horários de visitação: 
➧Seg. a Sáb., das 10h às 22h 
➧Dom. e feriados, das 14h às 20h
Aberta ao público | Visitação gratuita 

A&M com: joao@wgb.digital
 ➧  WGB Comunicação (Rio Preto SP)



-------------------------------------------
➧Editado por: A&M - Clóvis Assis Atores & Mídias | Rio Preto,SP
➧Publicado em: quinta-feira, 14/03/2019 às 21h40min 

#TAGS ➧ >ARTES, >ARTES PLASTICAS, >IGUATEMI RIO PRETO, >NEC/Acirp Rio Preto, >WGB.COMUNICAÇÃO, Exposição