sábado, 2 de março de 2019

ESPECIAL | Cia. Livre de Teatro leva às escolas peças sobre a dengue e o meio ambiente, inspiradas em 'Chapeuzinho Vermelho'

➤Os espetáculos 'Chapeuzinho Vermelho no Combate ao Mosquito Dengoso’ e 'O Lobo Consciente com o Meio Ambiente', dirigido a empresas e escolas, conscientizam crianças sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti e a importância da preservação ambiental. Para a temporada 2019 do projeto, a Cia. Livre Produções Artísticas de Rio Preto (SP) planeja novas parcerias em cidades do interior paulista e de outros estados brasileiros.

Espetáculos da Cia. Livre Produções Artísticas abordam a preservação ambiental e o combate ao mosquito da dengue. (Foto: Divulgação/Cia.Livre)

➤ Por CLÓVIS ASSIS     
   A t o r e s  &  M í d i a s

AS ARTES CÊNICAS, ao longo da história da humanidade, sempre foram importantes ferramentas ligadas às transformações sociais, importantes para a educação e a formação humana de crianças e adultos.

“E nós, como artistas, temos a missão de fomentar pensamentos e reflexões por meio de nossas produções teatrais”, justifica o ator e diretor Leandro Aveiro, ao falar da ideologia que fundamenta os novos projetos socioambientais da Cia. Livre Produções Artísticas, de São José do Rio Preto (SP).

Ciente de que o teatro atua como fenômeno social de grande abrangência, a trupe rio-pretense realiza há três anos um importante projeto de arte-educação, com foco nas temáticas da saúde e do meio ambiente.

As ações desta proposta de 
transformação social consistem em uma série de apresentações dos espetáculos 'Chapeuzinho Vermelho no Combate ao Mosquito Dengoso’ e 'O Lobo Consciente Com o Meio Ambiente'. 

De maneira divertida e bem humorada os espetáculos, adaptados do clássico infantil 'Chapeuzinho Vermelho', tratam de dois dos principais temas que estão na pauta do dia, como grandes desafios para a saúde pública em todo o país.

Direcionado às instituições de ensino da rede pública e privada, empresas, ONGs e programas sociais, etc, a finalidade do projeto é ensinar ao público infantojuvenil sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, e sobre a importância da preservação ambiental. 


Para dar continuidade ao projeto em 2019 a Cia. Livre planeja ampliar parcerias e apresentar os espetáculos em todo o País.  A meta é levar o projeto teatral de cunho social, educativo e ambiental às instituições de municípios paulistas e de outras cidades brasileiras.

“Nossa proposta tende a contribuir na batalha contra a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya, com lições sobre prevenção e o que não se deve fazer de errado no caso do meio ambiente”, explica o diretor Leandro Aveiro.


ASSISTA AO TEASER | CIA. LIVRE 
(crédito/vídeo: Facebook/CiaLivreProduçõesArtísticas)


'Levamos a arte onde for preciso', diz Leandro Aveiro

DESDE QUE o projeto Ambiental da Cia. Livre de Teatro foi lançado em 2016, os espetáculos já foram encenados em dezenas de instituições de ensino da rede pública e privada, e eventos culturais da região de São José do Rio Preto e cidades do interior do Estado de São Paulo

No próximo dia 15 de março já estão agendadas duas sessões no colégio Michel Pedro Sawaya, em Rio Preto (SP) das peças 'Chapeuzinho Vermelho no Combate ao Mosquito Dengoso' e 'O Lobo Consciente Com o Meio Ambiente'.

Durante três anos as duas produções teatrais somaram aproximadamente 60 sessões, vistas e aplaudidas por um público infantojuvenil estimado em quase dez mil espectadores,  em
 universidades, escolas particulares, festivais de teatro, projetos socioeducativos, etc.

Dentre as ações da companhia rio-pretense realizadas nas últimas temporadas também se destaca a participação em campanhas político-sociais, a exemplo dos programas SIPAT Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho e CRAS Centro de referência a Assistência Social

Segundo Leandro Aveiro ao longo das apresentações entre 2016 e 2018 o projeto alcançou resultados satisfatórios, atingindo assim o objetivo na prestação de serviços sociais em combate à dengue e à preservação do meio ambiente.   

Sentimo-nos realizados em saber que teremos uma geração mais preocupada com o futuro ambiental do planeta. Por meio do teatro é muito mais fácil desenvolver a sensibilidade e o amor pela natureza em uma criança”, comemora o diretor.

Ele conta que as crianças se encantaram com os espetáculo e que se mostraram bastante preocupadas com a questão ambiental, sentindo-se motivadas a atuarem como "pequenos agentes multiplicadores" da causa. 

“Com isso sentimos que estamos no caminho certo que é o de atuar com responsabilidade e pesquisa para contribuir com a produtividade das escolas e empresas”, completa.

>continua depois do informe publicitário<
PARCEIRO CULTURAL do Blog A&M: Informe publicitário/ Boa Vista Supermercado

SEJA PARCEIRO DA CIA. LIVRE

Para a temporada 2019 de apresentações teatrais do Projeto Ambiental a Cia. Livre Produções Artísticas está convidando gestores de secretarias da Educação, Ação Social e Cultura nas esferas municipal, estadual e federal além de educadores e produtores culturais para o engajamento na parceria do projeto. 


A expectativa da companhia é que tanto as mídias e a imprensa, quanto os órgãos governamentais de competência e os setores da sociedade (que tenham lideranças informais), se mobilizem na adesão e envolvimento ao projeto.


A proposta concebida pela Cia. Livre mostra-se uma alternativa capaz de entreter, comunicar e educar de forma lúdica e prazerosa a respeito dos temas abordados. 

Para um combate eficaz à doença é necessário que toda a sociedade se mobilize e una forças em prol à causa, criando novos hábitos domésticos de prevenção, inseridos no cotidiano, e que isso seja incorporado como parte da rotina diária.

(Crédito/post: Facebook/LeandroAveiro)


INTERESSADOS em engajar-se neste projeto para levar às escolas, programas sociais e instituições as apresentações das peças 'Chapeuzinho Vermelho no Combate ao Mosquito Dengoso' e 'O Lobo Consciente Com o Meio Ambiente', já podem entrar em contato com a Cia. livre Produções Artísticas.  

Para aderir à parceria na temporada de 2019, o
 contato com os produtores da companhia pode ser feito pelos telefones (17) 98803-7662 (Leandro Aveiro) e 98815-6360 (Anderson Niels),  ou pelo e-mail cialivredeteatro@yahoo.com.br 

“Pelo teatro é muito mais fácil desenvolver a sensibilidade e o amor pela natureza em uma criança. Se fizermos isso, sabemos que teremos uma geração mais preocupada com o futuro do nosso planeta”, explica 
o diretor. 



CIA. LIVRE COMEMORA TREZE ANOS EM 2019

Leandro Aveiro: ator e diretor da
Cia. Livre Produções Artísticas
de Rio Preto, SP. (Foto: Anderson Niels)
A CIA. LIVRE Produções Artísticas foi fundada em 2006 por Leandro Aveiro (ator, diretor e dramaturgo) em parceria com Anderson Niels (ator e produtor cultural), com sede na cidade de São José do Rio Preto (SP).

A companhia se destaca no ranking dos mais ativos grupos teatrais rio-pretenses, pela qualidade  na produção de espetáculos infantis e adultos.

As ações da companhia incluem atividades de intervenções, performances, recepções empresariais e a participação em eventos corporativos e educacionais, e ainda cursos, palestras e workshops na formação de atores. 

Ao longo de treze anos de trajetória a Cia. Livre conta dez montagens no repertório de produções teatrais, além de  performances e esquetes especiais. 
VELUDINHO: um dos sucessos da Cia. Livre de Teatro, aclamado pela crítica e o público. (Imagem: Divulgação/Cia. Livre) 
Dentre os espetáculos se destacam produções como ‘As Noivas’ (2006), A Cartomante (2009), Auto de Natal - O Nascimento do Salvador (2013), Branca de Neve (2008), Veludinho (2011) Uma Rapunzel Muito Diferente! (2012), Às Travessuras de Chapeuzinho Vermelho (2013), Cantarolar (2015), além de O Lobo Consciente com o Meio Ambiente e Chapeuzinho Vermelho no combate ao Mosquito Dengoso (ambas de 2016). 

“Nosso compromisso é fazer um bom teatro, com muita responsabilidade, pesquisa e estudo, como ferramenta fundamental para realizar nossos projetos, e assim criar uma formação de público constante, para todas as idades”, conceitua o diretor Leandro Aveiro
O diretor Leandro Aveiro com o elenco da Cia. Livre Produções Artísticas, de Rio Preto, SP. (Foto: Divulgação)
➧ OS ESPETÁCULOS :  
Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau se unem contra o Mosquito Dengoso 


COM direção de Leandro Aveiro e realização da Cia. Livre Produções Artísticas, os dois espetáculos do Projeto foram adaptados pela atriz e dramaturga Maria Padilla, com foco no combate à epidemia de doenças e na preservação do meio ambiente. 

As duas versões, adaptadas por Padilla, foram livremente inspiradas no clássico conto de fadas "Chapeuzinho Vermelho"traduzido pelos Irmãos Grimmdo texto europeu original do século XIV.

O enredo da peça 'Chapeuzinho Vermelho no Combate ao Mosquito Dengoso', tem o intuito de auxiliar crianças e adultos em principais questões sobre o mosquito Aedes Aegypti

Já a versão de 'O Lobo Consciente Com o Meio Ambiente' aborda a importância da conscientização da economia de água e energia, a necessidade do reflorestamento e a importância do descarte do lixo nos lugares corretos.


Com cenários, figurinos, adereços e músicas especiais, os espetáculos protagonizados pelos atores rio-pretenses Anderson Niels, Patrícia Padilla, Claudia Maria, Carla Moraes, Clarice Papani e Nilza Yara, prenunciam um desfecho surpreendente, que encantam adultos e crianças. 
Elenco de "O Lobo Consciente...", da Cia. Livre.  (Foto: Anderson Niels)
'O LOBO CONSCIENTE COM O MEIO AMBIENTE'

NA DRAMATURGIA do espetáculo 'O Lobo Consciente Com o Meio Ambiente' a Chapeuzinho Vermelho é uma garota de hábitos não muito saudáveis, que adora comer guloseimas e tem o péssimo costume de jogar lixo pela floresta.

Assim como na historia original, a pedido de sua mãe a menina atravessa a floresta para levar uma cesta com doces para a Vovozinha, uma senhora moderna que mora numa casinha no meio do bosque e que adora cantar e dançar, consciente sobre a economia de água e energia.

No caminho Chapeuzinho é seguida pelo Lobo, que a despeito da fama de mau (como na fábula original) se revela um defensor do meio ambiente e protetor da natureza e que, apesar de muito atrapalhado, tem hábitos naturalistas e mania de limpeza. 

E é o felino selvagem quem acaba conscientizando a menina da importância da preservação da natureza, convencendo-a a fazer uma boa limpeza na floresta, e ensinando como descartar cada tipo de lixo em suas devidas caixas de coletas.

A conscientização em relação aos cuidados com a saúde, com a própria higiene e com a alimentação deve acontecer desde a infância. 
“Neste espetáculo a Chapeuzinho aprende também dos cuidados que toda a família deve ter com a limpeza de sua escola, sua casa, seu bairro e sua cidade, para evitar a propagação de insetos como o mosquito da dengue”.
Foto: Divulgação/Cia. Livre Produções Artísticas)
'Chapeuzinho Vermelho no Combate ao Mosquito Dengoso' 


NO ENREDO da peça 'Chapeuzinho Vermelho no Combate ao Mosquito Dengoso', a menina do capuz vermelho é alertada dos sintomas e da prevenção das doenças consequentes da proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Apesar de sentir-se amedrontada ao ser abordada na floresta pelo Lobo Mau, enquanto caminha para a casa da Vovozinha, ela então se dá conta que é o mosquito Dengoso quem oferece riscos à vida de todos os moradores do bosque. 

E é o próprio Lobo quem oferece ajuda à menina ao orienta-la dos perigos do inseto, alertando-a das doenças que ele pode transmitir, como a dengue por exemplo.

No decorrer do espetáculo são esclarecidas as diferenças entre as várias doenças transmitidas pelo mosquito Dengoso, bem como os sintomas, além de ensinamentos sobre como prevenir-se contra a procriação do mosquito. 



ASSISTA AO TEASER  
(crédito/vídeo: YouTube/CiaLivre)


As graves enfermidades, consequentes da picada do inseto, são contextualizadas no espetáculo por meio do núcleo da “família do mosquito”, a exemplo da prima Chica e da irmã Zizi (febre Chikungunya e Zika vírus respectivamente, os nomes científico da doenças)

Segundo Leandro Aveiro, a dramaturgia da peça é rica em detalhes com informações curiosas ainda desconhecidas da maioria das pessoas. 

Um exemplo, é o fato de o repelente industrial ser mais eficaz do que os caseiros e a tendência da chikungunya em afetar idosos e gestantes. “Muita gente também não sabe que o mosquito tem atração por roupas escuras e pessoas que estejam suadas", conclui Aveiro

➥ SERVIÇO : 
Cia. Livre Produções Artísticas
São José do Rio Preto (SP)


➦ MAIS+  
➦📱Info.: 
(17) 98803-7662 (Leandro Aveiro)
(17) 98815-6360 (Anderson Niels)


➧E-mail:

 cialivredeteatro@yahoo.com.br  
Facebook/cialivredeteatroriopreto
Instagram/@cialivreteatroriopreto
Instagram/@leandroaveirooo


----------------------------------------
➧Editado por: Clóvis Assis -Atores & Mídias | Rio Preto (SP)

➧Publicado em: Sábado, 02/03/2019 às 22h30min

#TAGS | >CULTURA, >EDUCAÇÃO, >TEATRO, >TEATRO INFANTIL, Cia Livre de Teatro