sábado, 9 de junho de 2018

NÚCLEO 2 | Cemitério de Bady Bassitt será palco de 'Aldeia do Tempo', nova intervenção urbana do diretor Jef Telles

A intervenção, que será gravada neste sábado (9), finaliza série de quatro peças laboratoriais encenadas em espaços públicos pelo grupo rio-pretense, como partes da construção do espetáculo multimídia “Galeria para Cemitérios”, que estreia em julho — unindo teatro, dança, artes visuais e audiovisual.

“Vale de Noz”, realizada no Zoológico, foi a terceira intervenção do projeto 'Galeria para Cemitérios", dirigido por Jef Telles. (Foto: Jorge Etecheber)
🎬  Da Redação            
 A t o r e s  &  M í d i a s

PIONEIRO em Rio Preto (SP) na pesquisa das artes integradas envolvendo tecnologia, o Agrupamento Núcleo 2 vai ocupar neste sábado (9) a partir das 15h o Cemitério Municipal de Bady Bassitt, para a encenação da intervenção urbana ‘Aldeia do Tempo’.

Essa apresentação é a última de uma série de quatro ações urbanas do projeto 'Galeria para Cemitérios'. As intervenções com diferentes abordagens começaram em 4 de maio e agora finaliza na cidade vizinha o processo que ocupou diferentes espaços de Rio Preto.

Em 'Aldeia do Tempo', enredo se passa em um futuro não muito distante, quando os únicos locais onde ainda será possível presenciar uma obra de arte serão os cemitérios, grandes campos de concentração da memória.

Com direção de Jef Telles, a intervenção apresenta os atores Ronaldp Celeguini e Cássio Henrique, mais o bailarino Vinícius Francês, que atuam como operadores de uma empresa especializada na criação de exposições para esses espaços, a GPC. Na ação eles concebem e instalam obras de arte no cemitério do 'Vale de Noz'.

“O grupo faz dessa apresentação no cemitério uma vivência, utilizando o espaço santo para produzir, testar, sentir e experimentar as peças que compõem a instalação do espetáculo”, explica o diretor.


➤ASSISTA AO TEASER 1 ⏬



DE ACORDO com Telles, o objetivo desta ação é a captação de imagens a serem utilizadas no espetáculo multimídia Galeria para Cemitérios, que entra em sua fase final de produção, com estreia marcada para o próximo mês.

Ambientado no futuro, o novo espetáculo do Núcleo 2 utiliza como pretexto a “montagem de uma exposição de arte contemporânea voltada aos mortos” para debater questões atuais, como a insensatez e a antropofagia social.

A montagem de Galeria para Cemitérios compreenderá uma instalação visual e sonora, abrindo espaço para as ações cênicas dos artistas. A temporada de estreia, em julho, contará com oito apresentações em Rio Preto, com sessões no Estúdio Fotográfico Jorge Etecheber, Centro Cultural Vasco, Complexo Swift e Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
O diretor Jef Telles (à dir.) dirige os atores naga pela procura de coisas inanimadas, nas proximidades do “Vale de Noz”, nome da terceira intervenção, realizada no Zoológico (Foto: Jorge Etecheber)



AÇÕES SERIADAS

'ALDEIA DO TEMPO' é a quarta intervenção inédita realizada p
elo Agrupamento Núcleo 2 coletivo rio-pretense que reúne artistas de diversas áreas, dentro do projeto e finaliza o processo que construiu parte da história ficcional cujo destino é o espetáculo 'Galeria para Cemitérios' que estreia em julho, unindo teatro, dança, artes visuais e audiovisual

Na primeira intervenção, Operação Mausoléu, os operadores da empresa GPC saíram às ruas a procura de objetos, pedaços esquecidos da humanidade. Em seguida, manusearam e manipularam esses objetos, na segunda intervenção, Laboratório de Memórias


Continuando a saga pela procura de coisas inanimadas, depararam com um ser, ainda vivo, nas proximidades do “Vale de Noz”, nome da terceira intervenção, realizada no Zoológico.

Na ação deste fim de semana, no Cemitério de Bady Bassitt, os operadores continuam seus trabalhos, instalando peças para visitação pública no cemitério de Noz“As intervenções foram muito ricas para o grupo, contribuindo efetivamente com a pesquisa dramatúrgica, espacial e teatral para a montagem do espetáculo”, diz Telles.



➤ASSISTA AO TEASER 2 ⏬


GALERIA para Cemitérios é um dos projetos vencedores do Edital de Artes Integradas do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado.  


Além disso o projeto foi selecionado para integrar a programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, o FIT Rio Preto 2018, que acontece entre 5 e 14 de julho. O Núcleo 2 participa do Módulo B - Obras Abertas à Provocação, da Cena Rio Preto.

+ SERVIÇO 

Aldeia do Tempo | Galeria para Cemitérios
com Agrupamento Núcleo 2
Sábado, dia 9 de junho, às 15h, no Cemitério Municipal de Bady Bassitt (se houver enterro no sábado próximo ao local da intervenção e no mesmo horário, a ação será transferida para o domingo, 10, no mesmo horário). Gratuito


+MAIS 
Núcleo 2 na internet:
Facebook: @núcleo 2 | Instagram: @artenucleo2
-----------------------------------------------