sexta-feira, 29 de junho de 2018

POLÊMICA | Marca Cavalera causa controvérsia nas redes sociais ao satirizar pré-candidato em camisetas: 'Bozonaro 666'

Um vídeo, mostrando a peça que compara Jair Bolsonaro ao palhaço Bozo, exposta na vitrine da loja no Morumbi Shopping (SP), viralizou nas redes sociais. E, claro, o debate na internet esquentou, gerando controvérsias entre apoiadores e críticos do pré-candidato a presidência pelo PSL.

Estampa polêmica da camiseta lançada pela Cavalera nesta semana. (Reprodução)
🎬  da Redação              
A t o r e s  &  M í d i a s

A ELEIÇÃO ainda está distante alguns meses, mas as polêmicas em torno dos pré-candidatos declarados já começaram faz tempo. A mais nova confusão veio da marca de roupas Cavalera, que criou uma camiseta com o político Jair Bolsonaro (PSL).
Deputado Jair Bolsonaro (PSL)
(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A estampa da peça satiriza o pré-candidato a presidência da República como um palhaço (o palhaço Bozo, mais especificamente) destacando a alcunha ‘Bozonaro’, seguido do “número eleitoral” 66.666.

A partir daí, o picadeiro estava armado e o produto disponibilizado nas lojas ao preço de R$ 159,90 se esgotou ao mesmo tempo em que as reações se intensificaram. 

Enquanto algumas pessoas apoiam a ideia, outros, partidários do ex-militar, se revoltam e postam nas redes sua insatisfação.

Para se ter uma ideia, o descontentamento para alguns foi tão grande, que um dos que se sentiram ultrajados chegou até a ir na unidade do 
Morumbi Shopping de São Paulo e gravar um vídeo denunciando a coleção.

O vídeo, mostrando a roupa na vitrine da loja. viralizou nas redes sociais, criando a polêmica na internet. Confira abaixo a postagem no YouTube:



NAS REDES SOCIAIS da marca, claro que o debate ficou quente, e a discussão ficou acalorada entre apoiadores e críticos de Jair Bolsonaro

"A cavalera lançou uma camiseta do BOZONARO e os bolsominions estão de mimimi. (...) lacra mais que tá pouco, cavalera! (sic)" escreveu @cynaramenezes no Twitter.

À REVISTA Marie Claire, a marca Cavalera disse que as peças já tinham se esgotado no estoque, ao preço de R$ 159,90. Em nota divulgada nesta quinta-feira (28), a marca afirmou que “sempre trouxe em suas coleções charges de esquerda, direita, meio, em cima, embaixo”.

A Revista S. Militar protestou em defesa do pré-candidato: "Loja CAVALERA no Morumbi Shopping vende camiseta "BOZONARO 666", mas não tem do LULA e de OUTROS PRÉ-CANDIDATOS (sic)", tuitou na página @SocMilitar.

Cavalera disse, ainda, que a camiseta comparando Bolsonaro ao Bozo “dava início a uma série limitada que traria críticas a pessoas públicas”.





SEGUNDO A MARCA, outras sátiras ainda estavam para sair na coleção, pois as peças faziam parte de uma série limitada com estampas que satirizam pessoas públicas. “Mas o Brasil não está totalmente preparado para essa tal liberdade de expressão”, lamentou em nota.

Conhecida no segmento da moda, a Cavalera foi criada em 1995 por Alberto Hiar, ex-deputado estadual pelo PSDB conhecido como Turco Loco, e Igor Cavalera, ex-baterista da banda de metal Sepultura

Concebida por um político e um músico, que deixam claros seus pontos de vista nos palcos e nos palanques, a marca se notabilizou pelo seu discurso irônico acerca da sociedade.

Famosa também por mesclar temas reais com referências da cultura pop, a companhia manteve seu posicionamento de décadas e, desta vez, lançou a camiseta em que apresenta o presidenciável Jair Bolsonaro caracterizado de palhaço.


'Sempre digo que a política atual é muito cafona', declarou no ano passado o estilista da marca


O ESTILISTA Alberto Hiar, que é diretor criativo da Cavalera, é bastante conhecido em São Paulo como Turco Loco, onde já foi vereador da cidade por duas vezes. No ano passado, em evento do site Glamurama, da jornalista Joyce Pascowitch declarou: 
Alberto Hiar, estilista da Cavalera,
com camiseta em que destaca a então
presidente Dilma Housseff, em polêmica de 2012
(Foto: ©Marcelo Soubhia/Ag.)

“Não digo que jamais voltaria ao mundo da política, mas também não tenho vontade de conviver com aquelas pessoas. Sempre digo que a política atual é muito cafona. A corrupção, a falta de ética e, mais que isso, os políticos que não têm visão de futuro, de economia criativa, de moda… É por isso que o Brasil sofre tanto. Estamos na mão de uma oligarquia ultrapassada, que não enxerga a sociedade como um todo”.

Em 2015, ao Estadão, falou de como a então presidente Dilma Housseff bloqueou sua inspiração:

"Tirou minha criatividade e a única pessoa que eu posso culpar é a Dilma, por causa do desgoverno dela, que não tem nenhuma política estabelecida que ofereça condição de planejar uma coleção e apresentar um desfile nesse País. Foi isso que aconteceu, a Dilma tirou minha criatividade e minha vontade de desfilar
".

>LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO OFICIAL DA CAVALERA SOBRE O EPISÓDIO:
“A Cavalera, em seus mais de 20 anos de história, é reconhecida por trilhar um caminho que propõe discussões e pensamentos à sociedade brasileira.

Desde seus desfiles em espaços públicos — quando isso ainda não era moda —, até caminhar pelas margens do Rio Tietê, a marca sempre trouxe em suas coleções charges de esquerda, direita, meio, em cima, embaixo.

A camiseta que virou notícia nos últimos dias trazia uma sátira de Jair Bolsonaro e dava início a uma série limitada de t-shirts que traria críticas a pessoas públicas. Mas, o Brasil não está totalmente preparado para essa tal liberdade de expressão. Desejamos uma boa sorte ao nosso Brasil.”

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