quarta-feira, 6 de junho de 2018

POLÊMICA | Acusado de censurar peça com Jesus transexual, prefeito do Rio Marcelo Crivella declara: 'não vou permitir ofensa aos cristãos'

Em vídeo nas redes sociais Crivella (PRB) afirma que enquanto for prefeito não vai tolerar "nenhum espetáculo que ofenda a religião das pessoas", se referindo a peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, em que uma atriz transexual faz a representação de Jesus Cristo.

O prefeito Marcelo Crivella (PRB), em vídeo divulgado nas redes sociais (Foto: Reprodução / Facebook)
🎬  Da Redação            
 A t o r e s  &  M í d i a s

O PREFEITO do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), está sendo acusado de censurar uma manifestação artística sobre diversidade sexual na capital fluminense, em especial o espetáculo teatral “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”.

O bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus publicou em suas redes sociais um vídeo em que afirma que não vai tolerar em sua gestão "nenhuma exposição que vai ofender a religião das pessoas", se referindo ao monólogo em que a atriz transexual Renata Carvalho faz a representação de Jesus Cristo.

“O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” seria encenada no Rio na sexta-feira (8), na Arena Fernando Torres, no Parque Madureira, Zona Norte da cidade, que abrigaria a mostra Corpos Visíveis, com atividades para discutir identidade transgênero, feminismo e diversidade sexual na periferia.

Segundo os idealizadores da mostra, a proposta —que inclui debates, shows, performances e exibição de curtas-metragens— é usar "a arte como ferramenta para falar sobre os índices assustadores de violência de gênero e sexual do nosso país, levantando o debate e buscando soluções".
A atriz transexual Renata Carvalho em cena da peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" (Imagem: Reprodução/Facebook)
EM NOTA, os organizadores afirmaram se tratar de um “ato de censura” do prefeito Marcelo Crivella e se recusaram a cancelar a programação. Eles se reuniram na manhã desta terça-feira (6) com a prefeitura para definir os rumos do evento.

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio informou em nota que toda a programação na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, está suspensa e que não houve apenas o cancelamento da mostra Corpos Visíveis, nem do espetáculo em si.

A pasta afirma ainda que houve uma licitação e o perdedor do pregão conseguiu na Justiça o direito de impedir a realização de qualquer atividade até a solução do imbróglio. “A ordem judicial é anterior à fala do prefeito e que o motivo para o impedimento é outro”.

Nas redes sociais, o prefeito negou a proibição da mostra e defendeu que o evento foi cancelado devido ao fechamento prévio da arena, por conta de uma ordem judicial. No entanto, Crivella deixa claro ser contrário a realização da peça. “O espetáculo ofende a consciência dos cristãos”, disse, em vídeo publicado no Facebook e no Twitter.

➤ASSISTA AO VÍDEO publicado por Crivella no Facebook:


RENATA Carvalho, a atriz transexual que interpreta Jesus, questionou em nota: “Mas afinal, o que este espetáculo têm de ofensivo? É que ele equipara/ compara/ apresenta/ materializa/ assemelha Jesus de Nazaré em um corpo travesti. Jesus é a imagem e semelhança de todes (sic), menos de nós pessoas trans – é inapropriado (...)”, diz. “Chega de censura ao corpo travesti. Chega de censura na arte”.

A atriz também publicou em redes sociais o repúdio à declaração do prefeito. "Hoje o Rio de Janeiro junta-se a Jundiaí e Salvador, cidades que censuraram o espetáculo 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu' - no qual eu, Renata Carvalho, interpreto “Jesus de Nazaré", escreveu.


---------------------------------------------------

------------------------------------------------


 CONHEÇA O FACEBOOK/DOCERIAADONNA > CLIQUE NO ANÚNCIO
VISITE O FACEBOOK / DOCERIA A DONNA | CLIQUE NO ANÚNCIO

MILLER TAPEÇARIA | Av. Danilo Galeazzi, 1798 - Rio Preto, SP |  (17) 3225-8456


https://www.facebook.com/zipapelaria/
Clica aqui e visite o Facebook/Zipapelaria