segunda-feira, 4 de junho de 2018

EXPOSIÇÃO | Lenise Pinheiro revela bastidores do teatro na mostra 'Fotografia de Palco II', no Sesc Rio Preto

Ícone da fotografia no circuito das artes cênicas brasileira, a paulistana convida o espectador a um passeio por entre centenas de imagens de atores, diretores e dramaturgos famosos  nos poscênios, camarins e palcos teatrais. Exposição permanece aberta à visitação gratuita até 15 de julho, no Sesc Rio Preto. 
➤ Veja o making-of: ASSISTA AO VÍDEO🔻

Fotógrafa, cenógrafa e iluminadora: Lenise Pinheiro é uma das mais importantes documentaristas do teatro brasileiro. (Reprodução: YouTube/SescRioPreto)
🎬 Clóvis Assis / da Redação  
     A t o r e s  &  M í d i a s

REGISTRANDO a história viva e recente do teatro brasileiro, a renomada fotógrafa Lenise Pinheiro apresenta a exposição “Fotografia de Palco II”, que está aberta a exposição gratuita na Área de Convivência do Sesc Rio Preto (SP), até 15 de julho.

Nesta mostra a fotógrafa paulista convida o espectador a passear por um acervo de imagens de atores, diretores e dramaturgos famosos, captadas ao longo dos últimos anos em bastidores, camarins e palcos de teatros. “É um trabalho documental. Considero que a principal característica do meu trabalho seja a documentação”, explica Lenice Pinheiro.

A exposição é um desdobramento do livro homônimo “Fotografia de Palco II”, publicado pelas Edições Sesc em 2016, que apresenta imagens de 602 atores, diretores e outros profissionais, documentando a história e a memória de espetáculos encenados entre 1983 e 2015.

De Antunes Filho a Christiane Torlone: quem são os artistas retratados na Exposição?
Fotografia de Palco II, no Sesc Rio Preto: em destaque a atriz Christiane Torloni. (Reprodução/SescRP)

> Zé Celso Martinez Corrêa, Raul Cortez, Marieta Severo, Beth Goulart, Antônio Abujamra, Matheus Nachtergaele, Mariana Ximenes dentre tantos nomes importantes da dramaturgia brasileira foram fotografados tanto em cena, quanto em backstage além do que os olhos da plateia podem ver. 

E ainda o público poderá ver imagens de artistas como Andréa Beltrão, Antônio Fagundes, Bárbara Paz, Christiane Torloni, Claudia Raia, Eva Wilma, Hector Babenco, José Wilker, Marcelo Antony e por aí vai.
Lenise Pinheiro expõe artistas como Mariana Ximenes. (Reprodução/youtube/Sesc Rio Preto)
CENA RIO PRETO EM EVIDÊNCIA

O TEATRO de Rio Preto (SP) também está registrado na exposição. A Cia. Azul Celeste dirigida pelos rio-pretenses Jorge Vermelho e Wander Ferreira Júnior com o espetáculo Orpheu: o Guardador de Rebanhos, produção de 1998, faz parte do acervo de quatro décadas da retratista considerada um dos maiores ícone da fotografia no circuito das artes cênicas brasileira. 

➤ASSISTA: MAKING-OF DA EXPOSIÇÃO/SESC RIO PRETO 🔻

'Os textos são oásis em meio a um mar de fotografias'

A EXPOSIÇÃO assim como o livro, ainda traz textos e entrevistas de famosos que testemunham a agudeza do olhar da fotógrafa e sua capacidade de composição imagética, firmemente aliada ao espírito gregário do teatro.

De acordo com a autora, os textos “são oásis em meio a um mar de fotografias” e buscam manifestar um olhar a partir do seu. A atriz Denise Fraga escreveu: “Lenise é uma mulher de teatro e, camuflada entre cadeiras, tábuas, cordas e cortinas, nos devolve nossa arte, nos faz ver o que não sabemos que temos.”

Além de Denise, personalidades como Bob Wolfenson, Guilherme Bonfanti, Leopoldo Pacheco, Marcelo Coelho, Marisa Orth, dentre outros, assinam textos que apresentam reflexões e interpretações sobre o trabalho de Lenise Pinheiro e sua importância para o teatro e para suas próprias vidas.

Em seu depoimento a atriz Marisa Otrth declarou: “Impossível não chamá-la voyeur. ‘Voyeuse’, melhor explicando, enquanto penso se o olho tem sexo. Ela nos mostra que o olhar pode ser ativo pra caramba. Então, agora seremos nós a olhá-la. Vamos aproveitar para envolvê-la com nossos olhos. Despudoradamente, como ela faz com a gente.”

SOBRE O LIVRO:
'FOTOGRAFIA DE PALCO II'

DEDICADO ao jornalista Nelson de Sá, inspirado no ator Pascoal da Conceição e na crítica de teatro Christiane Riera, o livro de Lenise Pinheiro expõe imagens de nomes famosos do teatro brasileiro.

As fotografias selecionadas ao longo dos anos são intercaladas com textos assinados por Beatriz Sayad, Bob Wolfenson, Denise Fraga, Francisco Carlos, Guilherme Bonfanti, Leopoldo Pacheco, Luiz Fernando Ramos, Marcelo Coelho, Marisa Orth e Valmir Santos.

Assim como a primeira edição, a obra é organizada em sete capítulos: Camarins, Ensaios Pessoais, Figurinos, Cenários, Iluminação, Cenas e Créditos.

De acordo com Lenise Pinheiro, essa sequência reflete a forma como se dá a evolução de uma produção teatral, sendo muito tênue a linha que separa uma etapa da outra. As imagens escolhidas para iniciar cada capítulo são repletas de significado e contêm uma mensagem da autora.

Os camarins, por exemplo, são ilustrados pelo diretor Antunes Filho, que raramente se deixa fotografar naquele ambiente. Já o capítulo Iluminação é iniciado com Roberto Alvim, diretor do Club Noir e um conhecido provocador nesse quesito.

Os critérios para a seleção das fotografias envolvem desde uma peça que a tenha emocionado, um recorte estético interessante, a força cênica presente numa imagem, até a decisão de valorizar o trabalho de alguém que esteja em início de carreira ou de sacralizar alguém amplamente conhecido.
Lenise Pinheiro durante gravação do VT para divulgação da Exposição (Imagem: Youtube/SescRioPreto)




Lenise Pinheiro começou a dedicar-se à fotografia de teatro em 1983 e, desde então, registra as produções dos mais expressivos diretores brasileiros. É a fotógrafa oficial do Festival de Teatro de Curitiba (PR) em todas as suas edições. Realizou uma série de exposições individuais.

Em 1998, seu relacionamento com a imprensa a levou a publicar regularmente suas fotos no jornal Folha de S. Paulo. É responsável pelo blog de teatro Cacilda em parceria com o jornalista Nelson de Sá. Atualmente, é a principal fotógrafa dos palcos teatrais brasileiros.

 + SERVIÇO 
EXPOSIÇÃO:
FOTOGRAFIA DE PALCO II
De Lenise Pinheiro
> Até 15 de julho.
>De terça a sexta, das 13h30 às 21h30.
>Sáb., dom. e feriados, 10h às 18h30.
Local: SESC Rio Preto (SP)
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
 > Visitação Grátis 

+MAIS: